Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICADO

CBF prepara Plano B para jogadores já convocados para as Eliminatórias, e que não foram liberados pelos clubes

CBF acredita que a não liberação de jogadores para as Eliminatórias pela Itália e Espanha pode ser contornada

Redação Publicado em 26/08/2021, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CBF prepara plano para Eliminatórias - GettyImages
CBF prepara plano para Eliminatórias - GettyImages

A CBF se deparou com um problemão para resolver nessa semana, depois que a grande maioria dos clubes da Europa se recusou a liberar seus jogadores brasileiros para a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

A justificativa dada por eles é por conta do coronavírus. Os clubes alegam que se liberarem os atletas sul-americanos para atuar nas Eliminatórias, existe um grande risco de contaminação pelo coronavírus, que está voltando a subir nos países.

Diante disso, a CBF tenta resolver o problema dessa série de desfalques da lista original dos convocados por Tite para a Seleção Brasileira no período das Eliminatórias. Se ficar da forma que está, o Brasil vai perder 13 jogadores para a competição.

Segundo informações do site "Globo Esporte", ao longo dia, manifestações e reuniões aconteceram, e ao final, a CBF já se mostrava mais otimista em relação a dois problemas a menos. Isso porque houve sinal verde para a liberação de jogadores da Espanha e Itália.

A publicação destaca que a comissão técnica de Tite, e o coordenador da seleção JuninhoPaulista se reuniram no fim do dia tendo a informação de que atletas das ligas espanholas e italianas poderiam viajar.

No entanto, a comissão já tem um Plano B, caso se confirme a necessidade de chamar novos atletas, o que poderia ser anunciado até o fim da semana, se não tiver nenhum sinal de flexibilização do governo inglês ainda nesta quinta-feira, 26.

Somente da Inglaterra são nove jogadores convocados para as Eliminatórias: os goleiros Alisson e Ederson, o zagueiro ThiagoSilva, o meio-campistas Fred e Fabinho e os atacantes RobertoFirmino, Richarlison, Raphinha, GabrielJesus.

Na quarta-feira, 25, o presidente da Fifa fez um novo apelo, e entrou em contato com o primeiro-ministro inglês. Essa está sendo a parte mais difícil, já que a situação é complicada para os jogadores da liga inglesa, a primeira a anunciar que apoiaria os clubes em não liberar atletas.

Vale lembrar que essa decisão foi motivada pelo fato de o Reino Unido exigir quarentena de isolamento de 10 dias de todos que retornam de países na chamada "zona vermelha", que inclui 60 países, todos da América do Sul.

Com essa questão resolvida ou não, a apresentação da Seleção Brasileira está marcada para acontecer neste domingo, 29, em São Paulo, quando a comissão técnica chega ao hotel que vai servir de concentração da equipe. 

Após a realização da rodada do fim de semana, os jogadores que atuam na Europa, e no futebol brasileiro vão chegando ao longo do início da próxima semana.