Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VAR

CBF planeja mudanças no VAR para competições de 2020

Tecnologia de arbitragem de vídeo pode sofrer alterações no próximo ano

Gabriela Santos Publicado em 10/12/2019, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CBF planeja alterações no VAR na temporada 2020 - GettyImages
CBF planeja alterações no VAR na temporada 2020 - GettyImages

Após a temporada de estreia do VAR, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê alterações no recurso de arbitragem de vídeo para 2020. A tecnologia que deu o que falar este ano, passa por testes para possíveis alterações para as próximas competições do futebol brasileiro.

Em entrevista ao GloboEsporte.com, Leonardo Gaciba, presidente da comissão de arbitragem da CBF, revelou que as mudanças podem ser na capacitação de uma equipe específica de arbitragem de vídeo e “copiar” o recurso da Copa do Mundo, criando uma Central de Vídeo no Rio de Janeiro.

Portanto, a projeção é tirar as cabines de VAR dos estádios, assim como a FIFA fez na Copa da Rússia, que foi inspirada na revisão de lances nos playoffs da NBA.

“Com a equipe do árbitro de vídeo offline aqui no Rio de Janeiro e o sinal vindo diretamente de Salvador por fibra ótica, fizemos o primeiro teste no jogo entre Bahia x Vasco. Foi um sucesso. Dessa maneira, poderíamos trazer todas as cabines de vídeo para o Rio, não mais em cada estádio, aí teríamos um ganho técnico grande de comunicação com os árbitros de vídeo”, afirmou Gaciba.

''Quero ter confiabilidade em todos os estádios, testar todos, conseguir ter a garantia que teremos precisão no processo. Até agora, os testes que realizamos nos deixam empolgados'', completou.

Outra novidade é que a CBF tem interesse em mostrar as revisões da arbitragem de vídeo ao vivo e nos telões dos estádios a partir do ano que vem, com alguns testes já realizados nas últimas rodadas do Brasileirão 2019. Para isso acontecer, os telões precisam ter resolução necessária. Gaciba falou em transparência.

“Isso vai ser interessante, vai dar transparência pra quem está assistindo in loco. Mostrar também pra televisão algumas checagens (...) se nós tivermos alguma imagem diferente do que foi ao ar, (...) estamos pensando em disponibilizar essas imagens também pro telespectador”, afirmou ao GloboEsporte.com.

Leonardo Gaciba também comentou sobre a redução de erros neste Campeonato Brasileiro com o auxílio do VAR.

“Eu não tenho dúvida que o Campeonato Brasileiro de 2019 será lembrado, além de ser o primeiro da era do VAR, como o Campeonato Brasileiro com o menor número de erros capitais da arbitragem. Temos computados pela escola de arbitragem 36 erros. Quantos ano passado? 188 erros'', declarou o presidente e depois completou sobre “mais justiça” no futebol.

“Futebol investe muito dinheiro pra que a gente possa ter um gol de mão (...) um erro grave de arbitragem. Então, quanto mais a gente diminuir esses erros, mais justiça, time que jogar melhor ou que fizer mais gols vai vencer a partida”.

Segundo Gaciba, a ideia da CBF é criar um quadro com apenas árbitros de vídeo, alegando que um árbitro da tecnologia e um de campo são funções diferentes.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.