Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / POLÊMICA!

CBF divulga áudio do VAR no lance que anulou o gol do Palmeiras diante do Santos

No conteúdo da conversa entre o VAR e Raphael Claus, o árbitro indica que Dudu deu vantagem para o Palmeiras no gol anulado diante do Santos

Redação Publicado em 09/11/2021, às 07h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores do Palmeiras comemorando o gol diante do Santos - Cesar Greco/Palmeiras/Fotos Públicas
Jogadores do Palmeiras comemorando o gol diante do Santos - Cesar Greco/Palmeiras/Fotos Públicas

Nesta segunda-feira, 8, a CBF divulgou os áudios da conversa entre o árbitro Raphael Claus e o VAR no momento em que o gol feito por Rony, para o Palmeiras, foi anulado diante do Santos na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. O lance que foi analisado pelos auxiliares foi o gol Alviverde, marcado no primeiro tempo, mas que foi anulado por um toque de mão de Dudu no início da jogada.

No instante em que o gol foi marcado, o árbitro Rodrigo Guarizo do Amaral, que é o responsável pelo VAR, enxergou a possibilidade de toque de mão de Dudu, e fez a revisão da jogada. Na sequência, ele diz que o jogador Alviverde pode ter levado vantagem com a possível infração, e recomendou que Claus fosse até o monitor para tomar sua decisão.

Dessa forma, depois de revisar o lance, Raphael Claus constatou que realmente houve o toque, e explicou sua visão da jogada ao companheiro do VAR.

"O braço é aberto, ele domina com o braço. Ele fica com a bola por estar com o braço aberto. Vou sair com falta a favor da defesa", disse o árbitro.

Por essa decisão, Claus foi elogiado por Rodrigo Guarizo do Amaral. Na publicação no site da CBF, a entidade ainda divulgou a regra na íntegra que foi aplicada na jogada e os princípios do VAR que foram usados para a revisão.

O jogo

Como em todo o clássico, a partida começou tensa, muito estudada e sem muitas chances para os dois lados. Com o tempo, as equipes foram se soltando, mas tinham dificuldade na criação de jogada já que as duas defesas estavam bem postadas.

A principal chance do Santos foi em uma falta próxima à entrada da área. Marinho partiu para a cobrança, finalizou com perigo e viu a bola passar muito perto do ângulo esquerdo de Weverton antes de sair.

Por outro lado, o Palmeiras chegou às redes no minuto seguinte, aos 39, quando Dudu recebeu lançamento de Weverton, partiu em velocidade, tocou para Rony que dominou, girou e bateu no canto. Contudo, após análise do VAR, o Raphael Klaus anulou o gol.

Quatro minutos depois, em grande jogada Alviverde, Rony foi às redes novamente. Recebendo na intermediária, Dudu tocou de letra para Raphael Veiga, que achou um passe perfeito para deixar o camisa 7 na cara do gol só para finalizar.

No segundo tempo, o Santos chegou bem e finalizou de fora da área, mas parou em grande defesa do goleiro palmeirense. Apesar do susto, aos quatro minutos, o Palmeiras marcou mais uma vez.

Em contra-ataque, Rony trocou passes com Scarpa e recebeu na cara do gol, só se preocupando em tirar de João Paulo. Contudo, as comemorações cessaram rapidamente, após a marcação de um impedimento do camisa 7.

O atacante palmeirense teve outra chance de marcar. Aproveitando sua velocidade no contra-ataque, Rony chegou bem no ataque, mas finalizou por cima do gol. Sete minutos depois, o Santos assustou. Lucas Braga recebeu na esquerda e finalizou forte, mas viu Weverton triscar na bola antes dela explodir na trave.

Menos de 10 minutos depois, o Verdão aproveitou o erro do time da casa em construção de sua jogada e partiu para o ataque. Depois de ótima troca de passes, Rony recebeu a bola na entrada da área, rolou para Veiga e o camisa 23 finalizou no ângulo. 2 a 0.

Após abrir vantagem no placar, os visitantes aproveitaram que o Santos sentiu o baque e só administrou a vantagem. Com a vitória, o Palmeiras chega aos 55 pontos e assume, temporariamente, a segunda colocação, já que o Flamengo tem 53 pontos com dois jogos a menos.