Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SÉRIE D

CBF anuncia mudanças na Série D e amplia calendário de 2020

Com 10 datas a mais, a competição terá jogos de maio até novembro e fase preliminar com oito clubes

Gabriela Santos Publicado em 03/10/2019, às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brusque comemora o título da Quarta Divisão do Brasileirão - CBF TV
Brusque comemora o título da Quarta Divisão do Brasileirão - CBF TV

Nesta quinta-feira, 3, a CBF divulgou o calendário do futebol brasileiro de 2020. A partir do ano que vem, a Série D do Brasileirão terá mudanças: será disputada por 64 equipes na fase de grupos e terá fase preliminar com oito clubes.

Para ampliar as datas, a fase de grupos passará de 68 para 64 times, divididos em oito chaves, com oito times cada. Cada equipe fará o jogo de ida e volta e os quatro melhores de cada grupo avançam para as oitavas.

Além disso, oito equipes disputam vagas na fase preliminar, mas a CBF ainda não divulgou como será estruturada a classificação.

A partir da segunda fase, os 32 classificados se enfrenta, de maneira eliminatória (passando pelas oitavas, quartas, semifinais e final, até o final da competição.

“O calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição”, anunciou o site da Confederação.

Ampliada a busca pelo acesso à Terceira Divisão, a Série D do Brasileirão agora passa de 16 para 26 datas. O calendário se inicia em 3 de maio e termina 22 de novembro, na disputa do título. Neste ano, a Quarta Divisão começou em 9 de junho e coroou o campeão Brusque em 18 de agosto.

“Assumimos o compromisso de aperfeiçoar cada vez mais o calendário do futebol brasileiro e estamos fazendo isso com diálogo e com firmeza de objetivos. Com isso, ganham todos: clubes, federações e a Seleção Brasileira”, afirmou o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

A novidade para a Série A será a pausa em Datas Fifa.