Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FC BARCELONA

Candidato à presidência quer transformar Xavi no “Sir Alex Ferguson do Barcelona”

Victor Font acredita que a volta do ex-jogador para o clube daria início à outra época de ouro

Redação Publicado em 18/11/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Victor Font quer transformar Xavi no maior técnico da história do Barcelona - Getty Images
Victor Font quer transformar Xavi no maior técnico da história do Barcelona - Getty Images

Xavi é um dos maiores ídolos do Barcelona, onde já conquistou 25 títulos nos 17 anos em que jogou no clube. Além disso, é o jogador que mais entrou em campo pelos Culés, vestindo a camisa por 505 vezes, marcando 58 vezes.

Hoje, aos 40 anos, é o treinador do Al Sadd, time em que encerrou sua carreira após seu tempo no Barcelona. Depois da demissão de Ernesto Valverde, o nome de Xavi foi o mais forte para assumir o comando do clube, mas Josep Maria Bartomeu decidiu contratar Quique Setién, que também não durou muito no cargo.

As eleições para a presidência do Barcelona acontecem no dia 24 de janeiro, e Victor Font, um dos candidatos, já está cheio de planos para o clube caso vença. Uma de suas prioridades é levar Xavi de volta para a Espanha.

Segundo Font, Xavi era um dos arquitetos da década de ouro do Barcelona e espera que, como treinador, possa repetir os dias de glória do clube.

Decidimos há alguns anos que a melhor pessoa para nos ajudar a construir nossa organização é Xavi", disse Font à Reuters em entrevista.

Idealmente, podemos ter Xavi como gerente geral por muitos anos, como Alex Ferguson foi no Manchester United. Mas se ele precisar desempenhar uma função diferente, ele pode ser flexível. Poucas pessoas têm as qualidades de liderança que ele possui”, continuou.

Sir Alex Ferguson é o maior técnico da história do futebol britânico e do Manchester United. Foram 49 troféus conquistados nos 39 anos de carreira, sendo 38 nos Red Devils

Eu disse a Xavi que não podemos permitir outro caso como o de Pep Guardiola. Pep treinou o primeiro time com muito sucesso por alguns anos, depois mudou e foi para a competição [Bayern de Munique e depois Manchester City]. Precisamos ter Xavi no clube pelos próximos 10 anos”, afirmou VictorFont.

Quem está no comando do Barcelona no momento é Ronald Koeman, que também tem um histórico vencedor com o clube como treinador. Mas o plano de Victor Font de trazer Xavi de volta não significa a demissão imediata do técnico holandês.

Essa é uma decisão que os diretores esportivos terão que tomar, mas estamos gratos a Ronald por aceitar este desafio em um momento difícil. Estamos felizes em vê-lo tomar decisões ousadas e capacitar os jovens jogadores com potencial”, disse ele.

Xavi tem uma perspectiva de muito longo prazo. Ele tem apenas 40 anos, ele me disse outro dia que sua carreira profissional como treinador tem muitos anos pela frente. Portanto, não haverá tensão ou conflito”, concluiu.