Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SERÁ?

Como Mbappé e Haaland poderiam contribuir caso fossem contratados pelo Barcelona?

Toni Freixa, candidato à presidência do time, prometeu três grandes reforços caso seja eleito

Gabriel Soria Publicado em 24/02/2021, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mbappé e Haaland - Reprodução/Instagram
Mbappé e Haaland - Reprodução/Instagram

O título da Champions League de 2015 conquistado pelo Barcelona foi, provavelmente, um dos últimos momentos de alegria eufórica e máxima comemoração, tanto da parte do clube quanto da torcida. Desde então, as temporadas que se seguiram foram marcadas por eliminações vexatórias, dispensa e negociação de atletas que antes era inimaginável vê-los deixando a equipe e, como se não bastasse, contratações muito questionáveis. Mesmo tendo em seu plantel um dos melhores jogadores da história do futebol, os Culés já não enchem os olhos daqueles que assistem aos jogos.

Sabendo disso, Toni Freixa, um dos candidatos à presidência, fez questão de se pronunciar e prometeu contratar dois craques para o ataque e um para defesa, caso seja eleito. O candidato revelou que tem um pré-acordo fechado com um investidor e que planeja injetar 250 milhões de euros (1,6 bilhões de reais) no clube. Tamanho investimento possibilitaria grandes contratações já para a próxima temporada.

Como se já não bastasse o pronunciamento, para deixar a torcida com boas expectativas sobre sua possível gestão, o espanhol ainda afirmou que é possível ter Haaland e Mbappé na equipe.

“Temos uma máxima e nunca falaremos de jogadores até apresentá-los. É uma estratégia ruim, pois pode ser de bandeja para outros clubes pisarem na negociação. (Contratar Mbappé e Haaland) É absolutamente possível. É o que se deve fazer, trazer jogadores diferenciados.”

Como Haaland e Mbappé podem contribuir para o Barcelona?

Ambos os atacantes são unanimidade no cenário internacional. Com as atuações inconstantes de Griezmann e o baixo nível de rendimento de Dembélé, tais reforços poderiam cair como uma luva.

Mesmo com pouca idade, eles vêm mostrando nas últimas temporadas que podem brigar pela titularidade em qualquer time do mundo. Cada um tem o que o clube catalão mais procura: Mbappé contribui com velocidade e agilidade pelos lados do campo, podendo até atuar mais centralizado, e Haaland é um centroavante nato, que só precisa de uma bola para castigar o adversário.

Hoje com apenas 20 anos de idade, Haaland é classificado como um dos mais promissores da atualidade. Ele entrou em evidência e começou a chamar a atenção quando ainda atuava no Red Bull Salzburg, da Áustria, e logo foi contratado pelo Borussia Dortmund, por 20 milhões de euros. Somando a passagem pelas duas equipes, em dois anos o atacante tem números impressionantes: são 70 jogos, 72 gols e 17 assistências.

Já Mbappé, 22, começou a ser visto com bons olhos quando atuava no Mônaco, entre 2016 e 2017, e, ao final da temporada, foi enviado por empréstimo ao PSG, que um ano depois comprou o jogador pela quantia de 145 milhões de euros. Hoje, o atacante soma 154 jogos pela equipe parisiense, nos quais marcou 111 gols e deu 59 assistências. Além de apresentar ótimas atuações em jogos decisivos. 

Outro fato que seria determinante é que o argentino Lionel Messi, ídolo do clube, pode estar de saída, o que complicaria ainda mais a situação da equipe. E mesmo que fique, já não tem mais a vitalidade de 6 anos atrás, então seria crucial ter atacantes de qualidade para ajudá-lo. 

O Barcelona enfrenta o Elche nesta quarta-feira, 24, às 15h, com transmissão dos canais ESPN.