Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NOVIDADE!

Campeonato Carioca tem novo formato aprovado pelos clubes; veja como será!

Torneio contará com a temática dos pontos corridos!

Redação Publicado em 29/12/2020, às 08h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taça do Campeonato Carioca - GettyImages
Taça do Campeonato Carioca - GettyImages

Na última segunda-feira, 28, ficou definido, após uma reunião entre os representantes dos clubes cariocas, que o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro terá um novo formato a partir de sua próxima edição, que tem data marcada para começar no dia 16 de janeiro.

De acordo com as informações veiculadas pela FERJ, os 12 participantes farão uma fase inicial no sistema de pontos corridos, onde todos se enfrentarão em 11 rodadas. Logo, os quatro primeiros colocados farão as semifinais e, consequentemente, a finalíssima. Ambas terão ida e volta.

Nas semifinais, o primeiro, que enfrenta o quarto colocado, e o segundo, que pega o terceiro, levam vantagem em dois empates, em pontos ganhos e saldo de gols. Nas finais, porém, não há vantagem.

Com isso, o Campeão da Taça Guanabara será o time que somar mais pontos nas 11 rodadas, a Taça Rio ficará em uma disputa entre o quinto e o oitavo colocado e o campeão carioca será o vencedor do quadrangular final, com base na tabela dos pontos corridos.

O formato teve aceitação unanime de todos os representantes presentes.

Veja a nota oficial da FERJ:

"O Campeonato Carioca de 2021 está de cara nova. No Conselho Arbitral, realizado na tarde desta segunda-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os clubes decidiram por uma nova fórmula de disputa.

Com início em 27 de fevereiro, a Taça Guanabara terá 11 rodadas e os quatro primeiros colocados decidirão o Campeonato Carioca. Os melhores classificados terão vantagem do empate na semifinal. Na final, não haverá vantagem. O primeiro clássico será o Fla-Flu, na terceira rodada.

A Taça Rio será disputada entre o 5° e 8° colocados.

Em 2021, será a última edição da Primeira Fase. Com a criação da Série A2, as competições terão 12 participantes."