Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EXCLUSIVO SPORTBUZZ

Bruno Lamas fala sobre "onda portuguesa" de treinadores, futebol Árabe e possível futuro no Brasil

O jogador desembacou no Emirados Árabes Unidos em janeiro após passar cinco anos no futebol português

Marcello Sapio Publicado em 15/12/2020, às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruno Lamas conversou com exclusividade ao Sportbuzz - Divulgação
Bruno Lamas conversou com exclusividade ao Sportbuzz - Divulgação

Faz muito tempo que a liga Árabe deixou de ser um "oásis" em meio ao futebol asiático, com muito dinheiro, mas que deixava a desejar no quesito técnico.

Com times competitivos e torneios desenvolvidos, os países que fazem parte dessa região receberam um holofote especial, principalmente depois da confirmação da Copa de 2022, que será no Catar.

O meio-campista Bruno Lamas é um dos jogadores que estão vendo essa evolução do esporte local. Após cinco anos em Portugal, por onde defendeu o Leixões e o Santa Clara, ele está no Khor Fakkan desde janeiro de 2020.

Ele conversou com exclusividade ao SportBuzz sobre a "onda portuguesa" no Brasil, o futebol na Arábia e o sonho de jogar em seu país natal.

Bruno Lamas em ação no treinamento (Divulgação)

Com cinco anos jogando na "terrinha", ele tentou explicar o porquê dessa ascenção dos profissionais portugueses no Brasil, como Jorge Jesus, Abel Ferreira, Jesualdo, etc: "Hoje a gente vê a grande valorização, principalmente dos técnicos que chegaram no Brasil, tendo grande sucesso. Eu acho que é pela cobrança que eles têm, pela característica de serem exigentes, taticamente, e com a qualidade dos jogadores brasileiros, acaba dando certo".

Ele também falou sobre a grande abertura que os brasileiros possuem no futebol árabe (recentemente, Odair Hellman se transferira para um clube de lá) e como o povo local enxerga os atletas produzidos por aqui: "Eles gostam muito dos brasileiros, tendo um em pelo menos todos os times. Técnicos vem para cá e são sempre muito bem-vindos. Aqui os brasileiros são vistos como quem podem resolver problemas e é isso que eles querem, alguém que dê resultado, ganhando campeonatos, livrando de rebaixamentos...".

O craque também falou sobre a fama que o futebol árabe carrega, de ser um jogo mais lento. O meio-campista desmentiu e cita a evolução na região: "Essa fama pode ser mais de antigamente. Hoje em dia a liga tá muito mais competitiva, com jogadores de qualidade e locais que estão evoluindo, ficando mais profissionais. Você tem que estar muito bem preparado para jogar por aqui e até os clubes grandes passam dificuldades na liga. Cada dia está ficando cada vez mais profissional e ficando mais difícil de se jogar".

Bruno Lamas contou como o mercado árabe tem se preparado para a Copa do Catar, em 2022, e como tem sido os holofotes no futebol local: "O Catar é perto daqui e é muito interessante essa visibilidade. É muito bom ter esses holofotes, continuar trabalhando que sempre aparece para outros lados. É tentar fazer o máximo e ver o que pode acontecer no futuro".

Por falar em oportunidades, o jogador nem chegou a estrear profissionalmente pelo Brasil, partindo logo para a Europa. Ele comentou sobre isso e falou se tem o desejo de atuar pelo país natal: "Infelizmente não tive chances de mostrar o meu futebol profissionalmente. Tive bons resultados na base, mas não consegui engrenar no profissional. Tive a chance de dar um salto e ir para Portugal, estrear lá e fui muito feliz. Assim que tinha que ser. Quem sabe no futuro eu volte a atuar por aí. Tem muitos times que todo mundo sonha em jogar, é continuar trabalhando para, talvez, aparecer um time aí que seja interessante".