Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO BRASILEIRO

Brasileirão 2008: Relembre o último Campeonato Brasileiro conquistado pelo São Paulo

Tricolor conquistou três títulos consecutivos, e hoje vive expectativa de encerrar jejum de 12 anos

Redação Publicado em 15/01/2021, às 09h07 - Atualizado às 09h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estádio do Morumbi, casa do São PAulo - Getty Images
Estádio do Morumbi, casa do São PAulo - Getty Images

O São Paulo é o líder da atual edição do Campeonato Brasileiro, com 56 pontos, em 29 rodadas disputadas até aqui. São três pontos de vantagem para o segundo colocado Internacional. A equipe comandada por Fernando Diniz tem o melhor ataque e uma das defesas menos vazadas do Brasileirão: 49 gols marcados e 27 sofridos.

A nove jogos para o fim da competição, o Tricolor só depende dos próprios resultados para faturar o título de 2020/21 e encerrar o jejum de 12 anos sem a conquista do Campeonato Brasileiro.

Uma das equipes mais vitoriosas do cenário nacional, o São Paulo levantou a taça da competição nacional pela última vez em 2008, quando conquistou o terceiro título consecutivo do Brasileirão - foi o hexacampeonato do Tricolor.

O rendimento do São Paulo é similar com o da campanha de 2008, quando faturou o tricampeonato. Hoje, o Tricolor tem 64,4% de aproveitamos dos pontos conquistados. Em 2008, o time encerrou a competição com 65,7%.

Os comparativos com a última conquista aumentam ainda mais a expectativa da conquista do hepta do Campeonato Brasileiro. Relembre a última conquista do São Paulo.

A CAMPANHA DE 2008

Em 07 de dezembro de 2008, o São Paulo confirmou o título do Campeonato Brasileiro ao vencer o Goiás por 1 a 0, fora de casa, com gol de Borges, na última rodada. Pela terceira vez consecutiva, o Tricolor levantava a taça da competição nacional e conquistava o hexacampeonato do Brasileirão. A campanha histórica naquele ano seria o início de um jejum de 12 anos, até então, de um dos times mais vitoriosos do país. Nesse período, o time foi campeão apenas da Copa Sul-Americana de 2012.

Em 2008, o time comandado por Muricy Ramalho fez 75 pontos na competição, seguido pelo Grêmio, que encerrou o campeonato com 72 pontos. Foram 21 vitórias, 12 empates e apenas cinco derrotas. Além disso, a equipe marcou 66 gols e sofreu 36, em 38 partidas disputadas. O Tricolor venceu o campeonato com 66% de aproveitamento dos pontos conquistados.

A equipe que contava com Rogério Ceni, Miranda, Jorge Wagner, Dagoberto, Borges, entre tantos outros, começou o Brasileirão de 2008 devagar e a primeira vitória do título veio apenas na quinta rodada, nos 5 a 1 contra o Atlético-MG, no Morumbi – gols de Hernanes, Joílson, André Dias e Hugo (2).

A partir daí, o time emplacou grandes vitórias, como: o 4 a 2 sobre o Flamengo, no Maracanã; 2 a 1 contra o Palmeiras, no Morumbi; 3 a 1 contra o Vitória, no Brarradão. No entanto, alternou tropeços amargos, como: 1 a 1 contra o Ipatinga, no Morumbi; 2 a 1 para o Náutico, em Recife; e 2 a 0 para o Inter, em Porto Alegre.

O time encerrou o primeiro turno apenas em 5º, com 33 pontos, oito a menos que o então líder Grêmio. Na primeira rodada do returno, o Tricolor foi derrotado por 1 a 0 justamente pelo time gaúcho, no antigo Olímpico. A derrota estabeleceu uma distância de 11 pontos para os adversários do título. No entanto, seria a penúltima derrota são-paulina no Brasileirão.

O time conseguiu uma histórica arrancada e assumiu a ponta na 33ª rodada, ao vencer o Inter, no Morumbi, por 3 a 0, e contou com o empate em 1 a 1 entre Grêmio e Figueirense, em Porto Alegre. O título veio na última rodada, na vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, fora de casa.

ROGÉRIO CENI

Um dos líderes do São Paulo, o vitorioso goleiro teve papel importante na conquista do tri. Além de ser importante ao ser pouco vazado, ele marcou 19 gols nos 99 jogos do tri.

TIME

Rogério Ceni; Rodrigo, André Dias e Miranda; Joilson (Jancarlos), Richarlyson, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Bruno) e Borges (André Lima). Técnico: Muricy Ramalho.