Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA AMÉRICA FEMININA

Brasil vence a Colômbia e fatura o 8° título da Copa América Feminina

Brasil mostrou que sua superioridade desde o início desta edição da Copa América Feminina tinha como destino certo a conquista do tão esperado troféu

Redação Publicado em 30/07/2022, às 22h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadoras do Brasil comemorando o gol diante da Colômbia na Copa América Feminina - GettyImages
Jogadoras do Brasil comemorando o gol diante da Colômbia na Copa América Feminina - GettyImages

Brasil x Colômbia fizeram na noite deste sábado, 30, a grande final da Copa América Feminina, no estádio Alfonso López, em Bucaramanga. As brasileiras chegaram buscando o oitavo título da competição em nove edições já disputadas, e conseguiram! Vencendo o confronto por 1 a 0, a seleção canarinha fez festa na casa das adversárias.

Vale lembrar, no entanto, que o Brasil já chegou para o confronto tendo o melhor ataque da competição, com 19 gols marcados. No caso da Colômbia, as adversárias das brasileiras estavam em busca do primeiro título da Copa América Feminina de toda a sua história, apesar de terem chegado até a final em três oportunidades.

O jogo

Primeiro tempo

O primeiro ataque da decisão foi do Brasil pela esquerda. Nele, Kerolin tocou para Debinha, que caiu pedindo falta, mas a árbitra mandou o jogo seguir. Na sequência, Carabalí falhou ao tentar interceptar o lançamento e deu a bola livre para Adriana, que rolou para trás. Kerolin tentou abrir encontrar o espaço para finalizar, mas foi desarmada.

A Colômbia foi chegar somente aos 13 minutos de partida, e em um novo contra-ataque, mas dessa vez, Caicedo foi lançada na esquerda, invadiu a área, cortou para o meio e chutou por cima do gol. Logo depois, Mayra Ramírez também entrou na área pela direita, foi para cima de Tamires e tentou a finalização, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Brasil vence a Colômbia e fatura a Copa América Feminina
Brasil vence a Colômbia e fatura a Copa América Feminina (Crédito: GettyImages)

Com 20 minutos, Usme cobrou a falta diretamente para o gol e buscou o ângulo direito. Lorena espalmou para cima e jogou para escanteio. No minuto seguinte, Antônia desceu pela direita, invadiu a área e chutou rasteiro, mas a bola bateu na rede, novamente pelo lado de fora. Ainda, Adriana girou pelo meio e chutou da entrada da área, mas a bola passou à direita do gol.

Aos 36 minutos, Debinha tabelou pelo meio, invadiu a área, passou por Carabalí e acabou sendo derrubada por Vanegas. A árbitra marcou a penalidade brasileira. Na cobrança, a própria Debinha bateu com categoria, deslocando Pérez e jogando a bola no canto direito da goleira para colocar o Brasil na frente e com as mãos no troféu.

Fim do primeiro tempo!

Segundo tempo

Na volta do intervalo, com três minutos de jogo, depois da cobrança de escanteio, Rafaelle tentou marcar de cabeça. Ela ainda pegou o rebote e chutou de canhota, mas a bola desviou na zaga colombiana e foi para fora. Após nova cobrança de escanteio, a bola sobrou na entrada da área para Ary Borges, que chutou à esquerda do gol. 

Com oito minutos, Bia Zaneratto bateu a falta, chutou colocado buscando o canto esquerdo, mas a bola foi para fora. Na sequência, Debinha foi lançada nas costas da defesa colombiana, invadiu a área e tocou na saída de Pérez, que saiu bem do gol e salvou sua equipe. Depois, após um nova cobrança de escanteio da Colômbia, Lorena saiu bem do gol e ficou com a bola.

Aos 25, o Brasil saiu jogando errado, e a Colômbia quase aproveitou. Usme arriscou o chute de fora da área e mandou à direita do gol de Lorena. Ainda, Caicedo tentou fazer a jogada individual pelo meio, mas foi desarmada. Usme pegou a sobra e finalizou de longe, mas a bola acabou passando à direita do gol.

Dois minutos depois, Leicy Santos foi lançada em velocidade, cortou para trás e ajeitou para Caicedo, que bateu colocado. A bola passou por cima do gol, com muito perigo e quase entrando para marcar o gol de empate da Colômbia. Na sequência, Leicy Santos novamente recebeu na entrada da área e chutou de primeira, mas a bola passou de novo por cima do gol.

Já aos 43, Geyse foi lançada na área e tentou ajeitar para Debinha. A bola acabou indo forte demais, e Pérez saiu do gol para fazer a defesa. No lance seguinte, Usme finalizou de fora da área, e Lorena caiu muito bem no canto esquerdo para espalmar e evitar o gol de empate da Colômbia nos minutos finais da partida.

Fim de jogo!