Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICADO

Botafogo: Após críticas à Ferj, Paulo Autuori é suspenso por 15 dias pelo TJD-RJ

Penalizado, o treinador não pode ir para o banco na próxima partida; clube vai recorrer

Izabella Macedo Publicado em 26/06/2020, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Após críticas à Ferj, Paulo Autuori, do Botafogo, é suspenso por 15 dias pelo TJD-RJ - GettyImages
Após críticas à Ferj, Paulo Autuori, do Botafogo, é suspenso por 15 dias pelo TJD-RJ - GettyImages

Em entrevista ao jornal O Globo, o treinador do Botafogo, Paulo Autuori criticou a Ferj e e presidente da entidade, Rubens Lopes.

Por conta disso, de acordo com o site Globo Esporte, o técnico foi suspenso por 15 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro. A decisão liminar saiu na tarde desta sexta-feira, 26.

A medida cautelar inominada é do procurador-geral do TJD, André Valentim. A decisão do TJD-RJ foi assinada pelo vice-presidente em exercício do TJD-RJ, José Jayme Santoro.

Com a punição ainda em caráter liminar, ele não pode trabalhar no jogo do Botafogo neste domingo, 28, às 11h, contra a Cabofriense, nem mesmo permanecer no banco de reservas. A decisão ainda cabe recurso ao departamento jurídico Alvinegro, que já está se preparando.

Em sua entrevista ao jornal O Globo, Autuori se referiu à Ferj como sendo a "Federação dos espertos" e afirmou que "o campeonato é carta marcada". Ele também criticou a forma como a entidade vem se portando na retomada do Campeonato Carioca.

Desde quando o retorno da competição passou a ser especulado, o Botafogo se mostrou contrário à volta dos jogos. Autuori até chegou a pedir demissão por conta da situação, mas mudou de ideia.

"No caso presente, como já asseverado acima, o ora Suplicado acusou a Federação de Futebol deste Estado e seu Presidente de manterem competições desonestas, para favorecimento de alguns usando pejorativamente termos como “mamata” e “espertos” entre outros. Os fatos são graves e não significam mera verbalização sem consequências, mas condutas que tangenciam o liame das normas penais e civis", diz um trecho da decisão assinada por José Jayme Santoro, vice-presidente em exercício do TJD.

No texto publicado pelo site esportivo feito pelo procurador-geral do TJD-RJ, André Valentim, o artigo 35 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) é citado. Ele trata da suspensão preventiva "quando a gravidade do ato ou fato infracional a justifique, ou em hipóteses de excepcional e fundada necessidade, desde que requerida pela Procuradoria, mediante despacho fundamentado do Presidente do Tribunal (STJD ou TJD)".

De acordo com Valentim, Autuori "ofendeu e denegriu a imagem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e do Presidente da entidade, Dr. Rubens Lopes da Costa Filho... sem qualquer fundamento plausível."

Autuori ainda está sendo intimado seja por e-mail, WhatsApp, ou telefone para comentar sobre a decisão liminar.
Autuori não é o primeiro treinador a ser punido na história recente do futebol carioca. Em 2015, também por fazer críticas à Ferj, ao presidente Rubens Lopes e em relação entre clube e federação, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi suspenso preventivamente. No STJD, o Flamengo conseguiu liberar o treinador.

5 itens que vão conquistar o coração dos torcedores do Botafogo

1- Copo Com Tampa Botafogo - https://amzn.to/32AqLAe

2- Relógio Technos Botafogo - https://amzn.to/32BPx2T

3- Almofada Shape Botafogo Uatt? - https://amzn.to/2W25GML

4- Boné New Era Botafogo - https://amzn.to/2BxT9XH

5- Caneco com Tirante Botafogo Uatt? - https://amzn.to/2W0ujt3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.