Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL!

A base salva! Saiba quais clubes brasileiros estão apostando nos jovens na temporada

Por diversos motivos, os garotos têm ganhado cada vez mais espaço no futebol brasileiro

Guilherme Assumpção Publicado em 18/03/2021, às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Futebol brasileiro é o berço das jovens revelações - GettyImages
Futebol brasileiro é o berço das jovens revelações - GettyImages

Apesar de ser muitas vezes esquecida, a categoria de base é o principal ativo de um clube de futebol. Com o desejo de se tornarem grandes jogadores, os garotos apenas aguardam a primeira chance na equipe profissional.

Porém, diversos clubes não se atentam à necessidade de lapidar os jovens e dar oportunidades para que o talento apareça dentro de campo. Em muitas situações, as categorias de base sequer oferecem as mínimas condições de trabalho para os garotos.

Mesmo com tudo isso, o futebol brasileiro segue sendo um dos maiores reveladores de jovens promessas para o mundo esportivo. Muito disso passa pela cultura adotada em alguns clubes, que apostam nos jovens e dão espaço na equipe profissional.

Diante dessa discussão, o SportBuzz decidiu analisar quais clubes brasileiros estão apostando na categoria de base para a temporada de 2021, além de avaliar quais fatores levam as equipes a utilizar e confiar nos garotos. Confira!

Futebol brasileiro sempre olhou com carinho para as categorias de base (Crédito: GettyImages)

SANTOS

Como não poderia ser diferente, o Santos abre a lista dos clubes que pretendem utilizar a base no ano de 2021. Com grande tradição na revelação de jogadores, a equipe não parece usar os jovens por uma questão de ‘DNA’ neste momento.

Proibido de contratar novos jogadores e vivendo grave crise financeira, o Peixe decidiu dar espaço para muitos jogadores oriundos da base. Até o momento, Kaiky, de apenas 17 anos, e Ângelo, de 16, são os destaques.

Porém, a utilização precoce desses garotos também pode ser prejudicial para a carreira de ambos. Por conta da forte pressão por resultados, os jogadores podem pular etapas que poderiam ser vividas ainda nas categorias de base.

Mesmo assim, o talento dos jovens costuma aparecer em qualquer momento. Com grande paciência da torcida, os ‘Meninos da Vila’ têm dado conta do recado neste início de temporada do futebol brasileiro.

Santos é outro destaque no assunto categorias de base (Crédito: GettyImages)

PALMEIRAS

Com as últimas conquistas de título, o Palmeiras se tornou o principal exemplo de utilização, com sucesso, dos garotos revelados nas categorias de base. Após um período de grandes contratações e investimentos, a equipe passou a dar mais atenção aos jovens.

E o resultado apareceu dentro de campo. Após a chegada de Vanderlei Luxemburgo, o Verdão deu chances para diversos garotos. Gabriel Menino, Patrick de Paula e Gabriel Veron são alguns dos jogadores que ganharam espaço na equipe.

Com a mescla de jogadores experientes, os mais jovens logo se tornaram peças importantes do Palmeiras. Mesmo com a chegada de Abel Ferreira, os atletas seguiram no time titular e foram fundamentais nas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores.

Para o ano de 2021, o Palmeiras deve manter a fórmula de sucesso obtida na última temporada. Além disso, a equipe também deve promover novas entradas de jovens jogadores ao longo do ano.

Palmeiras é outro destaque no assunto categorias de base (Crédito: GettyImages)

GRÊMIO

Apesar do amplo investimento na contratação de jogadores, o Grêmio sempre dá chance para os mais jovens. Nesta temporada, o destaque deve ficar por conta de Ferreirinha, que promete ser o substituto de Pepê, vendido ao Porto.

Além dele, o Tricolor também tem utilizado muitos garotos da base neste início de temporada. Por conta do intenso desgaste dos titulares, Renato Gaúcho tem dado oportunidade para os jovens e um deles já desponta como futuro titular.

Desde a última temporada, o lateral Vanderson vem sendo escalado no Grêmio. Apesar da forte concorrência com Victor Ferraz, o garoto foi escalado na final da Copa do Brasil e espera manter a regularidade para seguir entre os onze no ano de 2021.

Grêmio é outro destaque no assunto categorias de base (Crédito: GettyImages)

SÃO PAULO

Apesar das inúmeras contratações para a temporada, o São Paulo é outra equipe que costuma dar muitas chances aos garotos da base. Desde a última temporada, a equipe tem apostado nos jovens atletas.

Já com mais experiência, Gabriel Sara, Luan e Diego Costa são alguns dos nomes que se destacam no Tricolor há algum tempo. Porém, o técnico Hernán Crespo já vem indicando um novo nome para o futuro.

Com minutos recebidos neste início de temporada, Rodrigo Nestor surge como futuro destaque oriundo das categorias de base do São Paulo. Com muito talento, o meia já era um pedido insistente dos torcedores.

São Paulo é outro destaque no assunto categorias de base (Crédito: GettyImages)

FLUMINENSE

Também com grande tradição na lapidação de jovens jogadores, o Fluminense aposta na mescla com os mais experientes para repetir o sucesso da última temporada. Sem tirar os espaços dos jovens, o clube carioca espera observar a consolidação de alguns jogadores.

Vale destacar o nome do atacante John Kennedy, que já vem sendo utilizado desde o último anos. Com apenas 18 anos, a ‘Cria de Xerém’ espera conquistar seu espaço entre os mais velhos para seguir sua carreira no Fluminense.

Crias de Xerém são os destaques do Fluminense (Crédito: Lucas Merçon / Fluminense / Fotos Públicas)

Além dos cinco clubes citados, outras equipes merecem destaque quando o assusto é relacionado às categorias de base. Corinthians, Cruzeiro, Vasco, Flamengo e Internacional são alguns dos times que costumam dar chance aos garotos.

Apesar de toda a empolgação criada com a chegada de jovens atletas, os clubes precisam tratar o tema com seriedade e não voltar as atenções para as categorias de base apenas quando o momento for desesperador.