Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CHAMPIONS LEAGUE

Barcelona bate o Dínamo de Kiev e chega à primeira vitória na Champions League

Catalães pressionam, atacantes não conseguem ser efetivos e o zagueiro Gerard Piqué, decisivo, marca o gol da vitória do Barça

Redação Publicado em 20/10/2021, às 13h57 - Atualizado às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Barcelona bate o Dínamo de Kiev e chega à primeira vitória na Champions League - Getty Images
Barcelona bate o Dínamo de Kiev e chega à primeira vitória na Champions League - Getty Images

Nesta quarta-feira, 20, o Barcelona recebeu o Dínamo de Kiev pela terceira rodada da UEFA Champions League, em busca de marcar seus primeiros pontos na competição. E com amplo domínio da posse de bola na primeira etapa, após muitas chances desperdiçadas por Luuk de Jong, o time da casa finalmente conseguiu marcar seu primeiro gol nesta edição da Liga dos Campeões, aos 36 minutos, com Gerard Piqué.

Após o intervalo o técnico Ronald Koeman fez algumas alterações e colocou bons jogadores de ataque em campo, mas as mudanças não surtiram efeito e os atacantes não conseguiram furar a boa defesa do Dínamo. Assim, com a vitória por 1 a 0, o Barcelona chegou aos seus primeiros pontos na Champions League e assumiu a terceira posição do Grupo E, mantendo vivo o sonho de uma classificação.

ESCALAÇÕES

BARCELONA: Ter Stegen; Mingueza, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Busquets, Gavi e Frenkie de Jong; Dest, Depay e Luuk de Jong.

DÍNAMO DE KIEV: Bushchan; Kedziora, Zabarnyi, Syrota e Mykolenko; Sydorchuk e Buyalskyi; Tsygankov, Shaparenko e De Pena; Supriaha.

1º TEMPO

O Barça partiu ao ataque desde o início do jogo, e com dois minutos de bola rolando, Jordi Alba cruzou da ponta esquerda, Dest se antecipou a Mykolenko na pequena área e cabeceou para fora. A primeira chance do Dínamo saiu aos 11, em um contra-ataque, quando Buyalskyi recebeu na grande área, e ajeitou para trás, onde Tsygankov chegou chutando de primeira, mas a bola explodiu em Piqué e Mingueza recuou de cabeça para Ter Stegen.

Aos 17 minutos, em uma cobrança de falta da meia direita, Depay cruzou para a marca do pênalti, onde Luuk de Jong chegou cabeceando completamente livre, mas mandou para fora. Na sequência, novamente Luuk de Jong recebeu de Depay, desta vez na entrada da área, ajeitou e chutou colocado, mas parou em grande defesa de Bushchan.

Já aos 35, Jordi Alba, de novo, chega cruzando da esquerda, Luuk de Jong desviou de cabeça, Frenkie de Jong fez um belo corta-luz, e Sergiño Dest, livre na segunda trave, chutou de primeira, mas acabou mandando a bola em cima de Bushchan, que espalmou e mandou para escanteio.

No lance seguinte, o Barcelona conseguiu marcar seu primeiro gol nesta edição de Liga dos Campeões! Após a cobrança do escanteio, Busquets ficou com a sobra e ajeitou para Jordi Alba. O lateral cruzou da intermediária, Piqué recebeu nas costas da zaga e, mesmo desequilibrado, chutou forte da entrada da pequena área para estufar a rede!

Por fim, aos 42 minutos, Memphis Depay cobrou escanteio da direita, Luuk de Jong se livrou da marcação na entrada da pequena área, mas cabeceou mal mais uma vez e mandou por cima do gol! O Barcelona dominou amplamente a posse de bola na primeira etapa, mas só conseguiu ir para o intervalo com um gol de vantagem, graças ao zagueiro Piqué.

2º TEMPO

O Barcelona voltou do intervalo com duas alterações. Ansu Fati e Coutinho entraram no lugar de Mingueza e Luuk de Jong. E aos oito minutos, o novo camisa 10 catalão perdeu grande chance de ampliar! O atacante bloqueou o chutão do goleiro, a bola sobrou com Depay, que fez a devolução e, de costas para o gol, o jovem foi fominha, preferiu tentar uma meia bicicleta ao invés de ajeitar para Coutinho ou Busquets e acabou mandando para fora.

Aos 25 minutos, após cruzamento da direita, Philippe Coutinho chutou de primeira, com a canhota, no meio da área, e acabou mandando por cima do gol, com muito perigo.

Com 29 minutos, Ronald Koeman faz mais uma alteração e coloca Kun Agüero em campo, que fez sua estreia com a camisa do Barça na Champions League. O Barcelona passou a valorizar a posse de bola no campo de ataque e trocar passes curtos.

O tempo foi passando e o ataque catalão não conseguiu furar a boa defesa do Dínamo. Por sua vez, a equipe ucraniana tentou chegar com perigo em algus contra-ataques, mas também não obteve sucesso. Assim, o 1 a 0 permaneceu no placar ao final dos 90 minutos e o Barcelona conseguiu somar seus primeiros três pontos nesta edição da Liga dos Campeões, assumindo a terceira posição do Grupo E.