Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / BELA ATITUDE!

Bahia usará camisa com mancha de óleo para protestar contra os problemas nas praias do Nordeste

Clube baiano lançou um manifesto para cobrar os responsáveis pela tragédia ambiental

Guilherme Assumpção Publicado em 20/10/2019, às 19h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bahia usará camisa especial contra o Ceará - GettyImages
Bahia usará camisa especial contra o Ceará - GettyImages

Neste domingo, 20, o Bahia lançou um manifesto em defesa das praias do Nordeste, que estão sofrendo com as manchas de petróleo que invadiram o mar. O clube irá atuar com uma camisa manchada de óleo na partida contra o Ceará, nesta segunda-feira, 21, às 19h30 (horário de Brasília).

Bahia divulga manifesto e mostra camisa especial (Instagram)

Este problema ambiental teve início na Paraíba e se expandiu para os nove estados nordestinos. A substância encontrada nas praias é chamada de petróleo cru. A situação se alastrou e tem complicado a vida dos animais marinhos e prejudicado o turismo nas cidades do litoral. Ao todo, 150 praias já foram atingidas.

Devido ao caos, o Governo do Estado decretou estado de emergência na Bahia. Esta atitude levantará fundos para ajudar as cidades mais prejudicadas e tem auxiliado no custo da limpeza das praias.

O Bahia divulgou um manifesto para despertar a atenção das pessoas e cobrar que os responsáveis por este problema sejam responsabilizados. Confira o comunicado na íntegra:

“O problema é seu. O problema é nosso. Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?

O Bahia é você, somos nós, cada ser humano.

É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.

Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo.

Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?

A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural”.