Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LIBERTADORES!

Atlético-MG supera o Emelec e garante vaga nas quartas da Libertadores

Atlético-MG carimbou a sua vaga para as quartas de final da Libertadores depois de superar o Emelec dentro de casa com um gol de pênalti de Hulk

Redação Publicado em 05/07/2022, às 21h06 - Atualizado às 22h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores do Atlético-MG comemorando o gol pela Libertadores - GettyImages
Jogadores do Atlético-MG comemorando o gol pela Libertadores - GettyImages

O Atlético-MG recebeu o Emelec na noite desta terça-feira, 5, em Belo Horizonte para o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. Diante da sua torcida, o Galo precisava de uma vitória simples para garantir a sua vaga para as quartas de final da competição, e conseguiu! A equipe mineira marcou com Hulk, de pênalti, e levou o placar de 1 a 0 para casa.

Vale lembrar que caso não tivesse anotado o gol da classificação, o Atlético-MG teria a possibilidade de conseguir a vaga por meio das penalidades máximas. O Emelec só iria ficar com a classificação se também vencesse. Apesar do 1 a 1 no Equador, o critério do gol fora de casa não é mais considerado pela Conmebol para seus torneios.

Canal - SportBuzz

O jogo

Primeiro tempo

Logo no primeiro minuto de bola rolando, Rubens recebeu na ponta esquerda, avançou para a área e tocou para trás. A zaga interceptou antes que a bola conseguisse chegar bem nos pés de Hulk. A resposta do Emelec aconteceu logo em seguida, quando Zapata disputou pelo alto no ataque, mas Mariano foi mais esperto que ele e retomou a posse de bola.

Aos quatro minutos, Otávio virou bem o jogo para Mariano, ele dominou sozinho na direita e esticou para o meio da área. Rubens apareceu de novo para bater cruzado de esquerda, mas a bola foi mais fraca do que ele queria e ficou tranquila com o goleiro Ortíz. Depois, Rubens derrubou o adversário no campo de ataque e o juiz marcou a falta. 

Atlético-MG x Emelec em campo pelas oitavas de final da Libertadores
Atlético-MG x Emelec em campo pelas oitavas de final da Libertadores (Crédito: Pedro Souza/Atlético/Flickr)

Na sequência, Hulk recebeu na ponta direita, ficou no mano a mano com Mejía, esticou a bola em direção à área e ganhou na força. O jogador deu uma cavadinha para o meio da área buscando Rubens, que cometeu a falta na tentativa de finalização. Ainda, o Galo chegou pela direita com Vargas, ele encontrou Hulk dentro da área, que dominou e bateu colocado de canhota. 

No minuto seguinte, a bola foi mandada na área depois do escanteio, Rubens desviou e ela sobrou quase que em cima da linha, sem goleiro. Nisso, Caleb quase chegou nela, mas a defesa cortou antes do volante empurrar para as redes. Depois, o Atlético-MG chegou com perigo no contra-ataque, com Hulk encontrando Nacho em ótimo passe na área, pela esquerda, mas o juiz marcou o impedimento do meia.

Aos 42, Mariano cruzou de longe, pela direita, e a bola chegou em Hulk, dentro da área, mas o jogador do Galo mandou a bola para fora. Ainda, Nacho chegou pela direita, tentou o cruzamento rasteiro, mas a bola desviou e saiu para escanteio. Por fim, o Atlético-MG chegou novamente pela ponta e conseguiu mais um escanteio para Nacho cobrar.

Fim do primeiro tempo!

Segundo tempo

Na volta do intervalo, logo com dois minutos, Calebe recebeu pela direita, cortou para o meio e bateu de canhota de fora da área. A bola foi rasante e passou à esquerda do goleiro. Dois minutos depois, Pedro Ortíz errou asaída de bola e jogou nos pés de Calebe. Ele avançou e tocou para Hulk dentro da área, pela direita, mas o juiz marcou o impedimento do artilheiro.

Com 21, Hulk desceu pela ponta direta, deixou o marcador no chão e cruzou rasteiro. A bola pegou no braço d zagueiro do Emelec e foi afastada. Os jogadores do Atlético-MG pediram o toque de mão, mas na sequência o árbitro analisou como um lance normal e não considerou a marcação da penalidade para o clube mineiro.

Cinco minutos depois, o Atlético-MG seguiu trocando passes com bastante pressa dentro de campo, e os jogadores correram contra o tempo para buscar o gol. Na sequência, Hulk recebeu na esquerda e cruzou na área. A bola passou por todo mundo e foi parar com Mariano lá do outro lado do campo.

Aos 32, Vargas desceu pela direita, tentou o cruzamento para a área, mas a bola desviou no braço aberto de Guevara, e o juiz marcou o pênalti. Na cobrança, gol de Hulk! O atacante cobrou o pênalti no lado direito. O goleiro até conseguiu acertar o canto que a bola foi, mas não conseguiu alcançar a cobrança rasteira.

Após o gol, o Emelec cruzou a bola em direção à área, mas Everson deixou o gol e foi buscar ela com as mãos lá no alto. Na sequência, Hulk ainda lançou pela direita na segunda trave, e Nacho já chegou batendo. Porém, a bola foi completamente sem direção e para fora. Ainda, a bola foi esticada para o ataque do Emelec, Ortíz saiu do gol e mandou para fora, sem inventar.

Fim de jogo!

Próximos compromissos

Agora já tendo confirmado os próximos compromissos pela Libertadores em seu calendário, o Atlético-MG ainda tem outros duelos a fazer. O primeiro deles acontece já neste domingo, 10, em casa, contra o São Paulo, às 18h (horário de Brasília). Depois, tem pela frente o Flamengo na Copa do Brasil, na quarta-feira, 13, às 21h30 (horário de Brasília).