Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SUSPENSO!

Atleta tricampeão olímpico quebra amostras de sangue com martelo e é suspenso por anos!

O nadador não participará da Olimpíada de Tóquio e ficará afastado das competições por quase uma década

Isabelly Cristaldo Publicado em 28/02/2020, às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sun Yang foi suspenso por quase uma década - Instagram
Sun Yang foi suspenso por quase uma década - Instagram

Sun Yang, nadador chinês, foi suspenso por oito anos!

O atleta perderá a Olimpíadas de Tóquio de 2020, segundo o TAS, Tribunal de Arbitragem do Esporte. Sun violou as regras antidoping ao quebrar com um martela as amostras de sangue coletadas.

O TAS considerou o tricampeão olímpico culpado por se recusar a cooperar com os coletores de amostras durante uma visita a sua casa em setembro de 2018.

Yang foi campeão olímpico por três vezes, nos Jogos de Londres, em 2012 e no Rio 2016, além de vencer onze títulos mundiais entre 2011 e 2019. Sun chegou a ser considerado uma das grandes estrelas do esporte chinês.

Um relatório do comitê antidoping da Federação Internacional de Natação, Fina, feita em janeiro de 2019, confirmou que o nadador havia destruído em setembro de 2018 sua própria amostra de sangue com um martelo durante um controle surpresa.

A Agência Mundial Antidoping, Wada, apelou ao TAS depois que a própria Fina decidou absolver Sun Yang por um erro de processo,o que deu permissão para o nadador, participar do Mundial de natação de Gwangju, na Coreia do Sul, em julho de 2019.

Hoje, em um veredicto unânime chegou a uma conclusão diferente e afirmou que o atleta não conseguiu justificar seu próprio ato:

"O atleta não conseguiu estabelecer que tinha uma justificativa convincente para destruir seus contêineres de coleta de amostras e renunciar ao controle de doping quando, em sua opinião, o protocolo de coleta não estava em conformidade",disse o comunicado.