Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ATÉ QUANDO?

Athletico-PR x São Paulo: paulistas revelam caso de racismo na partida

Athletico-PR x São Paulo entraram em campo neste domingo, 31, pela primeira rodada do returno do Brasileirão, e o Tricolor alegou ter visto dois casos lamentáveis

Redação Publicado em 01/08/2022, às 06h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores de São Paulo e Athletico-PR em campo pelo Brasileirão - Rubens Chiri/SaoPauloFC/Flickr
Jogadores de São Paulo e Athletico-PR em campo pelo Brasileirão - Rubens Chiri/SaoPauloFC/Flickr

O São Paulo acabou saindo derrotado da Arena da Baixada neste domingo, 31, depois de perder por 1 a 0 para o Athletico-PR. No entanto, a preocupação da equipe paulista se tornou outra depois do apito final. Acontece que o Tricolor registrou um boletim de ocorrência alegando que um funcionário do clube foi vítima de racismo durante a partida do Brasileirão.

Através das suas redes sociais oficial, após o apito final do confronto, o São Paulo se manifestou de forma oficial sobre o assunto por meio de uma nota e fez novas acusações, relatando outras agressões raciais, mas desta vez contra os torcedores que estavam presentes na arquibancada do estádio em Curitiba.

"Lamentavelmente, episódios de racismo foram presenciados neste domingo, na Arena da Baixada. Um profissional do São Paulo FC, que estava trabalhando no campo, foi vítima de ataques racistas logo em seguida ao pênalti defendido pelo goleiro Felipe Alves. Ele vem recebendo o suporte do clube e já registrou Boletim de Ocorrência. Nas arquibancadas, torcedores também relataram ataques nojentos, vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco. É nosso dever denunciar. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista", escreveu.

Para dar embasamento ao relato do São Paulo, existe um vídeo que está circulando nas redes sociais, que mostra uma torcedora do Athletico-PR fazendo gestos na direção da área destinada aos Tricolores. No Boletim de Ocorrência, que foi registrado poucos minutos depois do fim da partida, o clube paulista relata o que viu.

São Paulo x Athletico-PR em campo na partida do Brasileirão
São Paulo x Athletico-PR em campo na partida do Brasileirão (Crédito: Rubens Chiri/SaoPauloFC/Flickr)

Nele, a equipe conta que um torcedor do Athletico-PR fez uma série de ofensas, sendo que algumas foram até mesmo em um tom homofóbico, contra um funcionário do clube. Depois de disparar as frases lamentáveis, o agressor chamou a vítima de "macaco de merd*". Além disso, um representante do Furacão procurou imagens no sistema de câmeras do estádio e encontrou os xingamentos, mas não de cunho racial.