Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DOPING

Atacante senegalês pode perder Copa do Mundo por violação antidoping

O senegalês Keita Baldé Diao, do Spartak Moscou, está afastado dos gramados até o dia 5 de dezembro; ratificação da Fifa pode deixá-lo fora da Copa do mundo

Redação Publicado em 19/09/2022, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Keita Baldé em uma passagem pelo Cagliari, da Itália - Gabriele Maltinti / Getty Images
Keita Baldé em uma passagem pelo Cagliari, da Itália - Gabriele Maltinti / Getty Images

O atacante senegalês Keita Baldé Diao, atualmente no Spartak Moscou, foi afastado e suspenso por quebra do protocolo antidoping. A Federação Senegalesa de futebol e o clube do jogador informaram que o jogador já foi punido, podendo desfalcar seu país para a Copa do Mundo do Catar, caso a decisão seja ratificada pela Fifa.

“De acordo com o código disciplinar atual, qualquer sanção relacionada a doping aplicada por outra associação esportiva nacional ou confederação de futebol é automaticamente aceita pela FIFA e deve ser reconhecida por todas as associações membros", informa a Federação Senegalesa.

O jogador de 27 anos atua principalmente como centroavante, mas também joga pelas duas pontas do campo. Camisa sete do Senegal, Keita estava na equipe que foi campeã pela primeira vez na história da Copa das Nações Africanas, representando o país, em janeiro deste ano.

Keita estreou pela Seleção Senegalesa em 2016. Desde então, foi convocado para a Copa do Mundo de 2018, além de ter participado das Eliminatórias para a Copa de 2022 e da Copa Africana. Na nota publicada, foi divulgado que nenhuma substância proibida foi encontrada na amostra. Portanto, a decisão ainda cabe à investigação do caso pela Fifa.

Seleção Senegalesa celebrando gol na Copa do Mundo de 2018
Seleção Senegalesa celebrando gol na Copa do Mundo de 2018 (Créditos: Catherine Ivill / Getty Images)

O atacante tem 40 aparições pela Seleção Senegalesa, com seis gols marcados. A estreia do Senegal na Copa do Mundo é contra a Holanda, no dia 21 de novembro. Em seguida, eles enfrentarão Catar e Equador, as demais equipes do grupo A. O jogador deveria disputar a Copa do Mundo de 2022, em novembro, mas a suspensão prevista pela conduta antidesportiva é até o dia 5 de dezembro.