Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

Após polêmicas de arbitragem, Coritiba aciona o STJD e pede a impugnação da partida contra o Botafogo

Partida entre Coritiba e Botafogo, pelo Brasileirão, foi marcada pelos erros cometidos pelo árbitro

Redação Publicado em 08/06/2021, às 06h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores na partida polêmica entre Botafogo e Coritiba pelo Brasileirão - Transmissão Premiere
Jogadores na partida polêmica entre Botafogo e Coritiba pelo Brasileirão - Transmissão Premiere

A partida entre Botafogo e Coritiba, realizada no último sábado, 5, pelo Brasileirão, terminou em 2 a 0 para a equipe carioca, mas foi marcada pelos erros de arbitragem de DewsonFernandoFreitasdaSilva. Esses erros agora serão analisados, já que o Coxa acionou o STJD no caso.

Nesta segunda-feira, 7, o Coritiba entrou com um pedido de impugnação junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da partida realizada contra o Botafogo. A equipe reclama de um gol anulado, e vale lembrar que a Série B não tem VAR, por isso a confusão.

O lance que está sendo reclamado pelo clube aconteceu aos 31 minutos do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava no 0 a 0. Igor bateu a falta e marcou um golaço, mas o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva alegou não ter autorizado a cobrança.

A partir daí que tudo saiu dos trilhos. Os jogadores do Coxa reclamaram que ele havia sim, permitido a cobrança. Como o árbitro insistiu no erro, ao cobrar a falta novamente, o jogador do Coritiba chutou para fora.

Além disso, o Coritiba ainda fez uma reclamação ao presidente da Comissão de Arbitragem (CA), da CBF, LeonardoGaciba, pelo pênalti marcado a favor do Botafogo.

O segundo lance polêmico aconteceu aos 14 minutos do segundo tempo. Depois da cobrança de escanteio, a bola bateu na mão direita de Igor, vinda de Val, volante Alviverde. MarcoAntônio cobrou e no rebote de Wilson, marcou o gol do Botafogo.

Agora, de acordo com informações do site "Globo Esporte", o presidente do STJD, OtávioNoronha vai analisar o pedido do Coritiba e pode receber ou indeferir. Se entender que houve um erro de direito, o caso irá para pauta de julgamento do Pleno do STJD.

No entanto, caso entenda que não houve erro de direito e sim, um erro de fato, ele vai indeferir e arquivar o caso.

A publicação ainda destaca que não há um prazo definido para que saia a decisão da entidade, mas casos semelhantes costumam ter uma resposta em até uma semana. Caso a ação seja levada adiante, a CBF tem que voltar atrás e não homologar o resultado da partida e os três pontos do Botafogo serão retirados até que uma decisão final seja tomada.

Confira a nota divulgada pelo Coritiba informando que o processo foi enviado ao STJD:

"O Coritiba Foot Ball Club realizou, nesta segunda-feira (07), o pedido de impugnação da partida contra o Botafogo junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), realizada no último sábado, no estádio Nilton Santos, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, o clube também realizou a apresentação de reclamação formal à Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por outros erros cometidos pela equipe de arbitragem na partida.

O pedido de impugnação de partida se dá pelo fato de ter se caracterizado erro de direito quando da anulação do gol de falta, marcado pelo lateral Igor, aos 31 minutos do primeiro tempo.

Quanto à reclamação formal à Comissão de Arbitragem da CBF, destaca-se também o erro de fato com relação ao pênalti que gerou o gol adversário".