Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO BRASILEIRO

Após polêmica, Sport pede retirada do VAR de seus jogos e quer anulação da partida contra o Palmeiras

Em nota oficial, clube se manifesta por conta da decisão da arbitragem de vídeo no jogo na Ilha do Retiro; Presidente faz pronunciamento e cita "tentativa de tornar o campeonato desigual"

Redação Publicado em 11/01/2021, às 13h27 - Atualizado às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Após polêmica, Sport pede retirada do VAR de seus jogos e anulação da partida contra o Palmeiras - Reprodução/ YouTube
Após polêmica, Sport pede retirada do VAR de seus jogos e anulação da partida contra o Palmeiras - Reprodução/ YouTube

O presidente do Sport, Carlos Frederico, se pronunciou após a polêmica do VAR na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em vídeo publicado nesta segunda-feira, 11, o presidente fez um pronunciamento sobre a partida.

“Desde o ano passado, final de dezembro, foi feito um ofício. A CBF foi citada, em nome do presidente Rogério Caboclo, e a Comissão de Arbitragem, em nome do Sr. Gaciba. À ouvidoria de arbitragem da CBF também foi oficiada. Listamos oito jogos em que a gente viu um flagrante erro ou a não utilização do VAR em lances decisivos e capitais contra o Sport. A gente acreditava que as providências tomadas tinham surtido efeito. Para nossa surpresa, vem mais um episódio de má utilização do VAR”, disse.

Por fim, Carlos Frederico declarou: “O trabalho nosso está acontecendo no extra campo para tentar diminuir essa tentativa, talvez, de tornar o campeonato desigual”.

O Sport ainda divulgou o comunicado. O lance citado é o pênalti não marcado para o rubro-negro a partir de um toque na mão do jogador do Palmeiras.

No comunicado, o Sport solicitou a não utilização do VAR em seus jogos como mandante e pediu a anulação da partida disputada na Ilha do Retiro. No posicionamento divulgado, o clube ainda “ofereceu denúncia ao quadro de árbitros e do VAR, de acordo com o artigo 259 do CBJD” e pediu “perícia técnica de vídeo dos lances em questão e áudio da comunicação entre árbitros”.

Confira a nota oficial do Sport na íntegra

O Sport Club do Recife vem por meio desta nota, esclarecer os procedimentos tomados em relação aos fatos ocorridos em relação as arbitragens dos jogos do Sport, disputados no Campeonato Brasileiro de 2020/2021, em especial, no último jogo, diante do Palmeiras, no último sábado (09), na Ilha do Retiro.

Abaixo, listamos os pedidos feitos em ofício protocolado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF):

Oferecer denúncia ao quadro de árbitros e do VAR, de acordo com o artigo 259 do CBJD;

Requer a anulação da partida em razão do descumprimento das Regras e Disposições do IFAB, conforme fundamentação anexada ao pedido;

Requer a não utilização de arbitragem de vídeo (VAR) nos jogos a serem disputados pelo Sport na Série A 2020;

Requer perícia técnica de vídeo dos lances em questão, e áudio da comunicação entre árbitros de campo de do VAR, dando ciência ao clube de todo o conteúdo;

Que fique claro que, em momento algum, o Sport solicitou e/ou mencionou a retirada ou veto de qualquer nome da Comissão Nacional de Arbitragem, como também nunca cogitou ou cogitará, qualquer ato de desobediência às regras do futebol, que deve ser jogado em campo, com honra e altivez, características natas aos que fizeram e fazem o Sport Club do Recife.

Recife, 11 de janeiro de 2021

Carlos Frederico Fernandes de Melo