Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EXPLICANDO

Após polêmica com gol do Brasil na Copa América, Conmebol explica motivo da validação; confira!

Gol marcado por Firmino no jogo entre Brasil e Colômbia pela Copa América rendeu discussões antes do posicionamento da Conmebol

Redação Publicado em 24/06/2021, às 09h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conmebol explica gol feito pelo Brasil na Copa América - GettyImages
Conmebol explica gol feito pelo Brasil na Copa América - GettyImages

Depois de render muita discussão, e polêmica, a Conmebol se pronunciou sobre o gol marcado por RobertoFirmino na partida entre Brasil e Colômbia, pela Copa América. A entidade contou os motivos pelos quais validou o gol, depois da análise do VAR.

Acontece que na jogada, Neymar tentou um passe em profundidade, mas a bola acabou batendo em Nestor Pitana, árbitro da partida. Sobrando nos pés de Paquetá, o jogador abriu para RenanLodi, que cruzou para Firmino marcar.

Instantaneamente, os jogadores da Colômbia pediram que fosse dada bola ao chão por conta de uma possível interferência do juiz. Porém, esta situação só acontece quando se está em um ataque promissor, e a bola entra diretamente no gol, ou quando há uma inversão na posse.

Segundo o VAR do duelo, que foi chamado para analisar o lance, nenhuma dessas situações foi observada, e por conta disso, o gol foi validado.

Dessa forma, a Conmebol disponibilizou um vídeo em que há trechos da conversa entre Pitana e os companheiros que estavam na cabine de vídeo do VAR. Nele é possível perceber que o principal aspecto observado foi o impacto que o desvio teve para a continuidade do lance.

Por conta dessa polêmica toda, a partida ficou muito tempo paralisada, e teve 10 minutos de acréscimo. Com o resultado positivo de 2 a 1, o time de Tite também garantiu a primeira colocação no Grupo B e enfrenta o Equador no próximo domingo, 27.

Jornal argentino reclamou

Com gols de Firmino, e Casemiro no fim, a Seleção Brasileira saiu vitoriosa na noite desta quarta-feira, 23, na Copa América. No entanto, segundo o jornal argentino "Olé", essa alegria toda foi "patrocinada" pelo árbitro da partida, que teria dado uma "mãozinha" aos brasileiros.

Depois da partida, o jornal provocou os brasileiros, e disse que eles foram ajudados pelo Nestor Pitana, árbitro que inclusive, é argentino. "Voltou o VAR-sil" foi a manchete do veículo site minutos depois da vitória de virada do Brasil sobre a Colômbia.

Acontece que o gol de empate do Brasil causou uma certa polêmica, porque no início da jogada a bola bateu no árbitro. O lance foi revisado pelo VAR, e depois de uns bons minutos de pausa, o gol foi validado.

A partir daí o jogo permaneceu o mesmo, e quando parecia que o empate seria o placar final da partida, Casemiro marcou o gol da virada nos minutos finais depois da cobrança de escanteio de Neymar na área.

Dessa forma, o lance do gol de Firmino foi destaque em uma matéria do jornal argentino "Olé", assim como na postagem nas redes sociais da publicação. 

Com isso, o Brasil chegou a 10 vitórias seguidas sob o comando Tite e apenas um gol sofrido nos últimos sete jogos, que foi, inclusive, o gol de LuisDíaz, da Colômbia, feito no primeiro tempo do jogo no estádio Nilton Santos.