Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICADO

Após Ansu Fati ser alvo de racismo de jornal espanhol, Griezmann sai em defesa: "Merece respeito"

Veículo comparou a velocidade do atacante com a de vendedores ambulantes negros fugindo da polícia

Redação Publicado em 21/10/2020, às 19h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ansu Fati é alvo de racismo de jornal espanhol e Griezmann sai em defesa - GettyImages
Ansu Fati é alvo de racismo de jornal espanhol e Griezmann sai em defesa - GettyImages

Após o jogo do Barcelona contra o Ferencváros, pela Liga dos Campeões, o jornal ABC, da Espanha, publicou uma crônica fazendo comparações racistas ligadas ao jovem jogador do clube catalão, Ansu Fati.

O texto publicado pelo jornalista Salvador Sostres compara a velocidade do atleta a de vendedores ambulantes negros fugindo da polícia.

O caso só veio à tona depois que Antoine Griezmann, companheiro de clube de Fati, saiu em defesa do jogador nas redes sociais.

Na publicação, o francês destaca a parte do jornal que faz as menções de cunho racista e comenta sobre o ocorrido.

"Ansu é um garoto excepcional que merece respeito como qualquer ser humano. Não ao racismo e não à falta de educação", disse.

O autor do texto do jornal espanhol descreve a cena na Paseo de Gracia, uma das avenidas mais movimentadas de Barcelona.

Em um parágrafo, o jornalista chega a comparar as arrancadas do jogador de futebol com a situação em que vendedores ambulantes, enfatizando que estes são negros, têm que correr para fugir da guarda local da cidade por conta do trabalho informal. 

Confira o trecho:

"Ansu correndo tem algo de gazela, de mantero (vendedor ambulante) jovem e negro que, de repente, seria visto correndo no Paseo de Gracia quando alguém grita: "Água, água!", anunciando que a Guarda Urbana teria chegado", descreve o artigo.

"Estampas selvagens no coração da cidade. Agora isso não acontece, porque para Ada Colau (prefeita de Barcelona), os delinquentes são os policiais e não os ambulantes, que já não têm que sair correndo mais. Também é certo que sem turistas, o negócio enfraquece bastante", publicou Sostres.

 Até o momento da publicação desta matéria, nem o jogador e nem o Barcelona se pronunciou sobre o ocorrido.