Sportbuzz
Testeira
Futebol / EUROCOPA!

Análise dos confrontos das semifinais da Eurocopa

Restam apenas quatro seleções na disputa do torneio continental; Veja quem tem mais chances de se classificar, e a data dos jogos

Lucas Cesare Publicado em 05/07/2021, às 19h42 - Atualizado às 19h56

Itália, Espanha, Inglaterra e Dinamarca estão nas semifinais da Eurocopa - Getty Images
Itália, Espanha, Inglaterra e Dinamarca estão nas semifinais da Eurocopa - Getty Images

Itália x Espanha - 06/07 - 16h

O primeiro confronto das semifinais envolverá duas seleções campeãs do mundo e que também já foram campeãs da Eurocopa. A Itália, tetracampeã mundial, possui apenas um título do torneio continental, conquistado em 1968. A Espanha, por sua vez, possui apenas um título de Copa do Mundo, mas é bicampeã da Eurocopa, tendo conquistado todos os seus títulos internacionais entre 2008 e 2012.

As equipes reeditarão a final da Euro de 2012, em que a Espanha derrotou a seleção italiana por 4 a 0, com uma exibição impecável. De lá para cá, muita coisa mudou em ambas equipes, restando apenas quatro jogadores que entraram em campo naquela ocasião: Bonucci e Chiellini pelo lado italiano; Jordi Alba e Sergio Busquets pelo lado espanhol.

Atualmente, a seleção italiana tem se mostrado um coletivo mais preparado. Viveu momentos difíceis nos últimos anos, chegando, inclusive, a ficar fora da Copa do Mundo de 2018. Mas hoje, com um elenco que mescla jogadores experientes e jovens, a Azzurra não perde uma partida oficial há 32 jogos e, após eliminar a forte seleção da Bélgica nas quartas, chega como favorita na disputa.

 

 

A Espanha tem passado por um processo de reformulação de seu elenco, em que os experientes jogadores da vitoriosa geração espanhola, campeã da Copa do Mundo de 2010 e bi da Europa (2008 e 2012) estão saindo de cena e dando espaço para jovens, como Pedri, Ferrán Torres e Dani Olmo.

A Fúria teve muita dificuldade para chegar até a semifinal, sendo quase eliminada na fase de grupos e nas quartas passando da Suíça nos pênaltis de forma dramática. Mas mesmo não sendo a favorita, fez por merecer estar entre os quatro melhores do torneio e não dará mole para os italianos.

Inglaterra x Dinamarca - 07/07 - 16h

Do outro lado, também buscando uma vaga na final temos a Inglaterra, uma vez campeã do mundo, a seleção inglesa é a única das quatro que nunca venceu uma Eurocopa e não chegava a uma semifinal do torneio desde 1996. Sua adversária será a Dinamarca, campeã da Euro de 1992 e que fará de tudo para levar o título ao seu capitão Christian Eriksen.

Invicta na competição e sem levar nenhum gol até aqui, a Inglaterra é a grande favorita para se classificar neste confronto. A equipe do técnico Gareth Southgate deixou para trás a Alemanha nas oitavas de final e agora voltou a contar com o faro de gol de seu artilheiro Harry Kane. Depois de passar em branco nos três primeiros jogos, o centroavante já marcou três vezes nas últimas duas partidas e pretende ir em busca da artilharia da competição.

 

 

Já a seleção dinamarquesa está escrevendo uma linda história nesta Eurocopa. Depois de perder o seu principal jogador em seu primeiro jogo na competição, e sair derrotada nas duas primeiras partidas, a equipe conseguiu se classificar na última rodada da fase de grupos.

Nas oitavas e nas quartas despachou País de Gales e República Tcheca, respectivamente. Agora pretende fazer frente à seleção inglesa, mesmo sabendo de todas as dificuldades que enfrentará, para continuar fazendo história nesta Eurocopa.

 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!