Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LIBERTADORES!

América-MG elimina o Barcelona e garante vaga na fase de grupos

América-MG conseguiu segurar bem a pressão diante do Barcelona de Guayaquil, fora de casa para carimbar sua vaga na fase de grupos da Libertadores

Redação Publicado em 16/03/2022, às 07h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
América-MG antes da partida contra o Barcelona pela Libertadores - Mourão Panda/América/Flickr
América-MG antes da partida contra o Barcelona pela Libertadores - Mourão Panda/América/Flickr

O América-MG chegou na fase de grupos da Libertadores! A equipe mineira se classificou depois de superar o Barcelona de Guayaquil por 5 a 4 nas penalidades. Apesar de o jogo decisivo ter sido bem equilibrado para ambos os lados, o Coelho se destacou por conta da brilhante atuação do goleiro Jailson, que fez duas grandes defesas com a bola ainda rolando.

O arqueiro também pegou o pênalti de Quiñónez, garantindo que o América-MG carimbasse sua vaga na fase de grupos da competição. Além de avançar, a equipe ainda embolsou US$ 3 milhões, mais de R$ 15 milhões. Agora, só resta esperar para saber seu próximo adversário e as datas, que serão conhecidos no sorteio da próxima fase, que acontece no próximo dia 25.

Canal - SportBuzz

O jogo

Primeiro tempo

O América-MG começou a partida diante de uma forte pressão do Barcelona. O sufoco, que veio principalmente pelo lado direito, durou cerca de 20 minutos, e foi aí que Jailson passou a se destacar, sendo obrigado a fazer uma grande defesa depois da cobrança de falta de Maestrini, sendo um dos mais acionados do primeiro tempo, e salvando a vida dos mineiros.

Na primeira etapa a melhor chegada do Coelho foi depois de um lançamento longo de Éder para Wellington Paulista. O atacante escorou para Everaldo, mas o jogador mandou bem em cima do goleiro Burrai. O Barcelona foi quem teve mais volume de jogo e continuou fazendo com que o goleiro brasileiro tivesse que se esforçar nas defesas. 

América-MG garante vaga na Libertadores
América-MG garante vaga na Libertadores (Crédito: Mourão Panda/América/Flickr)

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o América-MG chegou com uma postura bem diferente da apresentada nos 45 minutos iniciais, construindo jogadas desde a defesa e explorando mais as bolas pelo meio de campo. O Barcelona foi ficando cada vez mais nervoso com a pressão feita no campo de ataque, e passou a errar alguns passes.

Os donos da casa tiveram uma grande oportunidade com Martínez, depois de uma falha de Maidana. O jogador bateu de primeira em direção ao gol, e Jailson foi obrigado a fazer uma brilhante defesa. Alê, de cabeça, por muito pouco não mandou a bola para o fundo das redes, já que ela passou do lado direito do gol de Burrai.

Já nos minutos finais do segundo tempo, com a partida indo para os pênaltis, o Barcelona começou a fazer mais pressão sobre o América-MG. Zé Ricardo ainda contou com uma boa oportunidade de abrir o placar e deixar a decisão por ali mesmo, na jogada de fora da área, obrigando Burrai a fazer uma bonita defesa.

Penalidades

Depois do zero a zero no tempo normal, não tinha outra a não ser as penalidades máximas como critério para definir quem iria avançar. O Barcelona começou colocando a bola na rede com Piñatares. Wellington Paulista foi o primeiro a bater e converter para o América-MG. Byron fez para o time da casa e Iago Maidana empatou.

Jailson, craque do jogo com a bola rolando, selou sua partida perfeita ao pegar a cobrança de Quiñónez. A equipe do América-MG chegou muito mais do que concentrada para os pênaltis, e mostrou que estava bem concentrada ao não errar nenhuma de suas cobranças e carimbar a vaga para a próxima fase da Libertadores.