Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CINCO ANOS!

5 anos de Tite na Seleção Brasileira: Confira a trajetória do técnico à frente da canarinho

Tite completa cinco anos à frente da Seleção Brasileira nesta quarta-feira, 16

Redação Publicado em 16/06/2021, às 07h00 - Atualizado às 07h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tite completa cinco anos no comando da Seleção Brasileira nesta quarta-feira, 16 - Getty Images
Tite completa cinco anos no comando da Seleção Brasileira nesta quarta-feira, 16 - Getty Images

Nesta quarta-feira, 16, Tite completa cinco anos no comando da Seleção Brasileira. Em meio à disputa da Copa América, o treinador tem feito seu trabalho com excelência e acumula números impressionantes. 

A estreia do Brasil na Copa América ocorreu sem surpresas. A partida contra a Venezuela, na última sexta-feira, 13, foi dominada pelos brasileiros, que ainda perderam grandes chances de aplicar uma verdadeira goleada. Com gols de Marquinhos, Neymar e Gabriel Barbosa, a Seleção Brasileira venceu por 3x0 e largou na frente no Grupo B da competição. 

Agora o Brasil se prepara para a partida contra o Peru, que acontece na próxima quinta-feira, um dia após Tite atingir a marca de cinco anos na seleção. 

Confira como tem sido a trajetória de Tite na Seleção Brasileira

Chegando ao comando oficialmente no dia 16 de junho de 2016, Tite saiu do Corinthians e foi contratado pela CBF dois anos antes da Copa do Mundo da Rússia para poder preparar a Seleção Brasileira a seu gosto.

Estreia

Dois meses e meio após assumir o comando, estava na hora de estrear à beira do campo. Em partida válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, o Brasil enfrentou o Equador e venceu por 3x0, com dois gols de Gabriel Jesus e um de Neymar.

Até o final de 2016, o Brasil teve mais cinco compromissos pelas Eliminatórias e o aproveitamento foi impressionante. Cinco vitórias e apenas um gol sofrido. As vitórias foram de extrema importância para que Tite tivesse tranquilidade para trabalhar e também para dar confiança para os jogadores. Confira os resultados:

  • Brasil 2x1 Colômbia 
  • Brasil 5x0 Bolívia 
  • Venezuela 0x3 Brasil 
  • Brasil 3x0 Argentina 
  • Peru 0x2 Brasil

A continuidade das Eliminatórias se deu no ano seguinte e o Brasil atropelou o Uruguai, vencendo por 4x1 e também bateu o Paraguai, por 3x0. No dia 9 de junho de 2017, a uma semana de completar um ano no comando da seleção, Tite amargou sua primeira derrota. 1x0, em um amistoso marcado contra a Argentina.

Nadando de braçada nas Eliminatórias, o Brasil já pensava na Copa do Mundo e, ao final das competições oficiais da FIFA, passou a marcar amistosos para manter o ritmo de jogo do dia 10 de novembro de 2017, até o dia 10 de junho de 2018, a Seleção Brasileira disputou seis amistosos. Confira os resultados.

  • Japão 1x3 Brasil
  • Inglaterra 0x0 Brasil
  • Rússia 0x3 Brasil
  • Alemanha 0x1 Brasil
  • Brasil 2x0 Croácia
  • Áustria 0x3 Brasil

Copa do Mundo

No dia 17 de junho de 2018 foi o dia da grande estreia na Copa do Mundo da Rússia. As expectativas altas e o nervosismo de disputar uma competição tão importante acabaram comprometendo o desempenho dos jogadores nos primeiros jogos da fase de grupos.

A fase de grupos foi muito complicada para o Brasil, que enfrentou seleções propostas a se defenderem e dificultaram o jogo rápido que os jogadores brasileiros tinham costume de fazer. Contudo, com o empate contra a Suíça na primeira rodada e as vitórias contra Costa Rica e Sérvia, a seleção se classificou em primeiro lugar.

A partida válida pelas oitavas de final foi contra o México, que fez todos os brasileiros lembrarem de 2014, quando o Brasil enfrentou os mexicanos na fase de grupos e a partida terminou em 0x0 com grande atuação do goleiro Ochoa. Porém, desta vez, as coisas foram diferentes e o Brasil venceu por 2x0, com gols de Neymare Roberto Firmino.

E então chegou a fatídica partida das quartas de finais contra a Bélgica. O Brasil de Tite, que até então não sabia o que era perder uma partida oficial, foi derrotado por 2x1 e os lances decisivos passam pela cabeça dos brasileiros cada vez que essa partida é citada. Com a derrota, o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo.

A Seleção Brasileira não teve muito tempo para lamentar e, em pouco menos de um ano, marcou 10 amistosos para se preparar para a Copa América de 2019. Os dez jogos contaram com nove vitórias e um empate, e a seleção foi embalada para a Copa América.

Copa América

A estreia na Copa América foi no dia 15 de junho de 2019, um dia antes de Tite comemorar três anos à frente da Seleção Brasileira. A fase de grupos foi bem tranquila para o Brasil, que venceu Bolívia e Peru e empatou com a Venezuela.

As complicações começaram nas quartas de final, contra a seleção do Paraguai. Em jogo extremamente equilibrado, nenhuma das equipes conseguiu abrir o placar e a classificação foi definida nos pênaltis. O Brasil venceu a disputa por 4x3 e se classificou para as semifinais, onde enfrentou a Argentina.

O confronto contra a Argentina não foi diferente dos últimos jogos oficiais e o Brasil venceu por 2x0 e passou para as finais. Na partida valendo o título, a Seleção Brasileira venceu o Peru por 3x1 e conquistou o título da Copa América.

Após o título, a Seleção Brasileira teve 13 compromissos. Foram oito vitórias, três empates e duas derrotas.

Ao que tudo indica, nos últimos meses o treinador chegou a ter seu cargo ameaçado, mas seguiu firme e forte e continua apresentando números impressionantes em resultados com a Seleção Brasileira.