Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SELEÇÃO BRASILEIRA

25 anos de Tetra: Brasil e Itália reeditam final da Copa do Mundo de 94

Tudo o que você precisa saber sobre o duelo entre as Seleções de Lendas

Gabriela Santos Publicado em 07/01/2020, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasil e Itália farão a reedição da final da Copa do Mundo de 94 - GettyImages
Brasil e Itália farão a reedição da final da Copa do Mundo de 94 - GettyImages

A próxima quinta-feira, 9, será marcada por um reencontro lendário que promete muitas emoções. No retorno das atividades da Seleção Brasileira de Masters, Brasil e Itália farão a reedição da final da Copa do Mundo de 1994, quando os brasileiros conquistaram o tetracampeonato. Romário e Bebeto, a dupla que encantou no mundial dos Estados Unidos, estarão em campo no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, às 21h30 (de Brasília), para o embate entre as Seleções de Lendas.

O duelo lendário já tem presenças de destaque garantidas. A seleção campeã estará praticamente completa na partida. Taffarel, Gilmar, Cafu, Jorginho, Márcio Santos, Aldair, Ricardo Rocha, Ronaldão, Branco, Mauro Silva, Mazinho, Bebeto, Zinho, Romário, Paulo Sérgio e Viola, comandados por Carlos Alberto Parreira – treinador na vitória que garantiu o tetracampeonato ao Brasil. Também estarão no time outros três jogadores da Seleção: Mauro Galvão, Palhinha e Careca.

Representarão a Itália: Tassotti, Mussi, Benarrivo, Baresi, Costacurta, Apolloni, Eranio, Albertini, Berti, Casiraghi, Zola, Evani e Massaro e será comandada por Arrigo Sacchi. A estrela italiana, Roberto Baggio alegou “compromissos profissionais” e será ausência. A Seleção Italiana também terá a presença de jogadores que defenderam o país em outros mundiais, como Braglia, Rossi, Vierchowod, Panucci e Toto Schillaci.

Na véspera do duelo de lendas, na quarta-feira, 8, será realizado um treino de reconhecimento do gramado no Estádio Presidente Vargas e, em seguida, haverá uma coletiva com a participação dos técnicos e capitães de Brasil e Itália.

Final da Copa do Mundo de 94

Na 15ª edição da Copa do Mundo, Brasil e Itália protagonizaram a final do mundial. No dia 17 de julho de 1994, no estádio Rose Bowl, nos Estados Unidos, as duas seleções – que já haviam conquistado três títulos da Copa - entraram em campo para decidir quem seria o primeiro tetracampeão do mundo. E deu Brasil.

A Itália passou pela primeira fase com os mesmos quatro pontos que as demais seleções do Grupo E, mas os critérios de desempate permitiram que a Azzurra, México e Irlanda avançassem na competição, ao passo que a Noruega foi eliminada. Os italianos chegaram até a final com vitórias de mínimas.

O Brasil avançou até a final com as vitórias na primeira fase contra Rússia (2 a 0) e Camarões (3 a 0) e o empate com a Suécia (1 a 1); nas quartas contra Holanda (3 a 2); e nas semifinais contra Suécia (1 a 0). 

A decisão ficou empatada em 0 a 0 no tempo regulamentar, mas nos pênaltis, a Seleção Brasileira venceu a Itália por 3 a 2, depois de Baggio mandar sua cobrança por cima do travessão de Taffarel. E pela quarta vez em sua história levantou o troféu da Copa do Mundo, 24 anos depois da conquista do tri.

Com um time consistente na marcação e a dupla de ataque formada por Bebeto e Romário, a Seleção Brasileira superou a ‘desconfiança’ que a cercava e ganhou força para brigar pelo título. A campanha teve grandes momentos, como a vitória de 3 a 2 sobre a Holanda nas quartas, além da final definida nos pênaltis contra a Itália.

Além do título do campeonato, o Brasil também revelou o craque da Copa. Romário ‘destruiu’ no mundial e comprovou sua genialidade no futebol. O ‘Baixinho’ foi um talento necessário na equipe e anotou cinco gols: um em cada jogo da primeira fase (contra Rússia, Camarões e Suécia); um nas quartas de final (contra a Holanda); e um nas semifinais (contra a Suécia). Na decisão passou em branco no tempo normal, mas converteu uma penalidade para ficar marcado como um dos maiores craques da história dos Mundiais.

Após anos de atrito, Romário aceita convite da CBF para participar de amistoso

Romário e CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tiveram uma trégua. Em conflito que dura anos, o senador do Rio de Janeiro e ex-jogador de futebol, aceitou um convite da direção entidade máxima do futebol brasileiro para participar do amistoso máster entre Brasil e Itália.

A grande surpresa é a presença do ex-jogador Romário, que há anos rompeu a relação com a CBF. O atrito se deu após Romário se tornar um dos grandes críticos da entidade, principalmente depois da prisão de José Maria Marin, em 2015, quando o ex-presidente foi condenado nos EUA por receber propina na venda de direitos comerciais de campeonatos. O caso ficou conhecido como Fifagate.

Além de Marin, outros dois ex-presidentes, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero, foram acusados de corrupção, aumentando as críticas de Romário. Todos negam culpa nas acusações.

O atrito ficou mais tenso após Romário declinar participar da comemoração dos 25 anos da conquista do tetra. A Confederação homenageou os jogadores na Granja Comary e Romário não foi. Na época, o ex-jogador revelou que decidiu não participar depois que a CBF entrou na organização do evento, que era combinado com outros atletas.

Serviço

Venda de Ingressos

Os ingressos já estão à venda pelo valor de R$ 20, sendo a meia-entrada a R$ 10. As entradas poderão ser adquiridas nos seguintes pontos físicos abaixo. Também é possível adquirir entradas pela internet no site da CBF (www.cbf.com.br).

Loja Siriguella
Avenida Dom Luís 505, Aldeota – Fortaleza. Aberto de segunda a sexta-feira, de 9h às 19h.

Loja Social Tickets
Shopping Rio Mar Fortaleza – Rua Des. Lauro Nogueira 1500 – De Lourdes – Fortaleza. Aberto de segunda a domingo, das 10h às 22h.

Estádio Presidente Vargas
Bilheteria do estádio – Rua Marechal Deodoro 1187 – Fortaleza. Aberto todos os dias das 10h às 18h.

Lojas Ceará Sporting Clube
Shopping Aldeota – Lojas 149, 150 e 151 – Avenida Dom Luís, 500 – Aldeota – Fortaleza. Aberto todos os dias das 10h às 18h.

Shopping Camelo 2, Loja 09 – Rua Senador Pompeu, 1099 – Centro – Fortaleza. Aberto todos os dias das 10h às 18h.

Lojas Fortaleza Esporte Clube
Loja Conceito – Avenida Santos Dumont, 3000 – Aldeota – Fortaleza. Aberto todos os dias das 10h às 20h.

Estádio Alcides Santos – Avenida Senador Fernandes Távora, 200 – Pici – Fortaleza. Aberto todos os dias das 10h às 18h.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.