Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FELIZ ANIVERSÁRIO!

126 anos de Flamengo: relembre as principais conquistas do Rubro-Negro em seu aniversário

Se somarmos de 2001 até aqui, o Flamengo soma, pelo menos 20 títulos expressivos conquistados em toda a sua história, e no dia do aniversário do clube, nada melhor que exaltar esses feitos

Redação Publicado em 17/11/2021, às 08h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torcida do Flamengo na arquibancada - GettyImages
Torcida do Flamengo na arquibancada - GettyImages

O Flamengo completa mais um ano de fundação nesta semana, com uma história recheada de conquistas e títulos que fizeram o torcedor sorrir. Se pararmos para analisar a trajetória do Rubro-Negro até aqui, a equipe se tornou uma das que mais venceu competições expressivas nos últimos anos.

Por conta disso, e para comemorar os 126 anos de história, o SportBuzz preparou alguns dos títulos mais importantes levantados pelo Flamengo até aqui. Para se ter uma ideia, se contarmos de 2001 para cá, somente com torneios oficiais, o time carioca soma 20 títulos entre competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Confira:

Libertadores - 2019

Com apenas dois anos atrás, o time comandado por JorgeJesus novamente conquistou o título da Libertadores. Com um elenco revolucionário, que inovava na forma de jogar, baseado nas ideias do português, o Flamengo chegou até a final da Libertadores pela segunda vez, e na oportunidade, era claro que era o principal time do Brasil.

No entanto, ainda que tivesse apresentado um jeito novo de jogar na final contra o River Plate, o time carioca conquistou o título de forma antiga. Começando atrás do placar, mas faltando cinco minutos para o apito final da partida, Gabigol anotou duas vezes garantindo o título ao Rubro-Negro em uma temporada que a equipe também levou a Tríplice Coroa.

Copa do Brasil - 2006

Na época, o Flamengo estava vivendo uma grave crise no seu futebol, tendo escapado do rebaixamento por dois anos consecutivos. Por conta dos perrengues enfrentados pelo clube, a Copa do Brasil de 2006 foi um alívio para o time, além de um sinal de que as coisas poderiam melhorar.

O título do torneio nacional já tinha escapado por duas vezes, em 2003 e 2004, sem falar que em 2006 foi contra seu maior rival, o Vasco. Dessa forma, esse título teria um sabor diferente, ainda não seja o mais importante de todos da lista, mas foi fundamental para que o time se reerguesse e conquistasse tudo que tem hoje.

Campeonato Carioca - 2001

O jogo de ida tinha terminado em 2 a 1 para o Vasco, que precisava somente do empate, ou até mesmo poderia perder pelo mesmo resultado por conta de ser o dono da melhor campanha no campeonato.

A finalíssima foi dramática, e o Flamengo vencia por 2 a 1, com gols marcados por Edílson para o Rubro-Negro, e Juninho Paulista para o Vasco. Porém, aos 43 minutos do segundo tempo, Petkovic chega com sua cobrança genial que garantiu não só a vitória, mas o título e o tricampeonato sob o rival.

Campeonato Brasileiro - 1992

Ainda que tivesse chegado para a competição com um time promissor, o Flamengo não era o favorito para erguer a taça do Brasileirão de 92. Muito disso se dava porque tínhamos o São Paulo, então atual campeão da Libertadores e Mundial, com um grande time montado, e em busca do bicampeonato Brasileiro.

Enquanto Corinthians e Vasco tinham um elenco mais maduro, o Flamengo tinha Júnior já em final de carreira, e uma boa quantidade de jogadores vindos da base, mas que foram campeões da Copa São Paulo de futebol júnior de 1990.

No entanto, apesar do que indicava no papel, essa geração foi responsável por fazer o Flamengo ser campeão em um dos seus primeiros títulos conquistados com foco na raça do que totalmente no talento. Mesmo que tivesse seus méritos, a equipe não fez a melhor campanha, conseguindo se classificar na primeira fase em quarto lugar.

Já na finalíssima, contra o Botafogo, o jogo de ida ficou em 3 a 0, levando uma imensa vantagem para o jogo de volta. Por lá, o Rubro Negro ainda que tenha aberto 2 a 0 levou o empate, mas mesmo assim acabou se consagrando campeão Brasileiro.

Mundial - 1981

Naquela época, desde o Santos, em 1963, o Brasil não tinha um campeão mundial, porém, essa história mudou os rumos da competição em 1981. Já tendo uma geração mais madura, a conquista foi uma espécie de coroação a uma das temporadas mais vitoriosas da história do Flamengo.

Depois de ter sido campeão do Brasileirão de 1980, o time viajou em 1981 também levando nos braços o título de campeão da Libertadores, Carioca e do Mundial de clubes, fazendo assim a primeira Tríplice Coroa da sua história.

Com os gols anotados por Adilio, e dois de Nunes, o Flamengo bateu o Liverpool e se tornou campeão do Mundo no que é até hoje uma das maiores conquistas da história do Rubro Negro.