Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / LAMENTÁVEL!

RBR suspende piloto estoniano após comentários racistas na internet

RBR se pronunciou sobre as falas do piloto de 21 anos nas redes sociais e disse que vai abrir uma investigação maior para apurar melhor o caso

Redação Publicado em 21/06/2022, às 21h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Piloto da RBR, Jüri Vips - GettyImages
Piloto da RBR, Jüri Vips - GettyImages

A RBR informou nesta terça-feira, 21, que suspendeu o piloto estoniano Jüri Vips por conta de comentários racistas e homofóbicos que foram feitos por ele durante uma transmissão nas redes sociais. A equipe ainda comunicou que vai abrir uma investigação maior para conseguir apurar o caso como um todo.

Atualmente, Jüri Vips compete pela equipe Hitech da Fórmula 2 e é piloto da academia de jovens da RBR. Acontece que durante uma transmissão na plataforma de vídeo da "Twitch" no canal do neozelandês Liam Lawson, também piloto e membro da academia da RBR, o estoniano disse uma expressão que geralmente é utilizada para se referir de forma ofensiva aos negros.

Canal - SportBuzz

Depois disso, Vips ainda fala que "rosa é uma cor gay", no momento em que Liam joga um boné rosa na sua direção. Logo depois da nota divulgada pela equipe austríaca nas redes sociais, o piloto também fez uma postagem nas redes sociais pedindo desculpas pelas palavras ditas por ele durante a transmissão.

"A RBR suspendeu o piloto júnior Juri Vips de todas as funções da equipe com efeito imediato, aguardando uma investigação completa do acidente. Como organização, condenamos qualquer tipo de abuso e temos uma política de tolerância zero a linguagem ou comportamento racista dentro de nossas organizações", disse a RBR através das redes sociais.

RBR suspende piloto após comentários racistas e homofóbicos
RBR suspende piloto após comentários racistas e homofóbicos (Crédito: GettyImages)

"Eu desejo, sem restrições, pedir desculpa pela linguagem ofensiva utilizada durante uma transmissão hoje. Esta linguagem é inaceitável não traduz os valores e princípios que eu carrego. Arrependo-me profundamente das minhas ações e não é o exemplo que quero deixar. Vou cooperar com a investigação", escreveu o piloto estoniano na sequência.

Vale lembrar que na atual temporada, o piloto conseguiu ter a sua primeira experiência na Fórmula 1. Em maio, pelo GP da Espanha, ele fez parte da primeira sessão de treinos livres, substituindo o mexicano Sergio Pérez. Já pela Fórmula 2, hoje está ocupando a 7ª colocação, com três pódios, correndo pela Hitech.