Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / ADEUS?

Fórmula 1: Vettel surpreende e anuncia aposentadoria ao fim de 2022

Fórmula 1 terá uma vaga no grid de 2023 da Aston Martin sendo aberta com a aposentadoria do piloto, que conquistou os títulos de 2010 e 2013

Redação Publicado em 28/07/2022, às 08h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Piloto da Fórmula 1, Vettel - GettyImages
Piloto da Fórmula 1, Vettel - GettyImages

A Fórmula 1 terá que lidar com a perda de mais um grande campeão ao final da temporada de 2022. Isso porque o tetracampeão Sebastian Vettel anunciou nesta quinta-feira, 28, através do seu recém-criado perfil no Instagram, que vai se aposentar do esporte. A notícia, que chocou os fãs do automobilismo, chegou somente alguns dias antes do GP da Hungria.

"A decisão de aposentar foi difícil para mim, e eu passei muito tempo pensando sobre isso. No fim do ano, quero tirar um tempo para refletir sobre no que eu focarei no próximo ano; é muito claro para mim que, como pai, quero passar mais tempo com minha família", iniciou o piloto no comunicado divulgado na Aston Martin.

"Mas hoje não é sobre adeus. Na verdade, é sobre dizer obrigado, a todos, não somente os fãs, que, sem sua paixão, a F1 não existiria", finalizou Vettel, que com essa notícia mexeu consideravelmente com o mercado de pilotos da categoria para o próximo ano, deixando uma vaga aberta na Aston Martin ao lado de Lance Stroll.

Sebastian Vettel deu início a sua carreira de sucesso na Fórmula 1 em 2007, sendo que teve um pico na sua passagem nos anos em que estava com a Red Bull, tendo vencido consecutivamente seus títulos entre 2010 e 2013. Já em 2015, ele decidiu mudar de rumo e foi para a Ferrari antes de mudar de novo e se juntar à Aston Martin, sua equipe atual, em 2021.

Fórmula 1 perderá Vettel no fim do ano
Fórmula 1 perderá Vettel no fim do ano (Crédito: GettyImages)

A despedida

"Eu amo esse esporte. É uma parte central da minha vida desde que me lembro, mas apesar de haver muita vida na pista, há minha vida fora dela também. Ser um piloto nunca foi minha única identidade. Eu acredito muito em identidade: quem somos e como tratamos os outros, e não o que fazemos", disse o piloto.

"Quem sou eu? Sou Sebastian. Pai de três crianças, marido de uma linda mulher. Sou curioso e facilmente fascinado por pessoas apaixonadas ou habilidosas. Sou obcecado com perfeição, sou tolerante e sinto que todos temos os mesmos direitos à vida, independente de como somos, de onde viemos e quem amamos", seguiu.

"Amo estar do lado de fora. Amo a natureza e suas maravilhas. Sou teimoso e impaciente. Posso ser realmente irritante. Gosto de fazer as pessoas rirem, gosto de chocolate e o cheiro de pão fresco. Azul é minha cor favorita. Acredito em mudanças, e progresso, e que um pouco faz diferença. Sou otimista e acredito que as pessoas são boas", contou.

"Ao lado das corridas, minha família cresceu e amo estar com eles. Arrumei outros interesses fora da F1. Minha paixão pelas corridas e a F1 vêm com muito tempo longe deles, e isso demanda muita energia. Me comprometer à minha paixão como fiz e pelo modo que achei certo não anda mais lado a lado com meu desejo de ser um bom pai e marido", seguiu.

"A energia que depende para estar em uníssono com o carro e a equipe em busca de perfeição demanda foco e compromisso. Meus objetivos mudaram de vencer corridas e lutar por títulos para ver meus filhos crescerem, passar a eles meus valores, ajudando-os em suas quedas, ouvi-los quando eles precisam de mim, não ter que dizer adeus e, mais importante, poder aprender com eles e deixá-los me inspirar", continuou.

"As crianças são nosso futuro. Além disso, sinto que há muito para explorar e aprender sobre a vida, sobre mim mesmo. Falando do futuro, sinto que estamos em um momento decisivo, e como moldaremos os próximos anos determinarão nossas vidas. Minha paixão vem com certos aspectos que aprendi a desgostar, e que podem ser resolvidos no futuro, mas minha vontade de ir atrás cresceu muito, muito forte, e precisa virar ações hoje", disse.

"Falar não é suficiente e não podemos nos dar ao luxo de esperar. Não há alternativas. A corrida já começou. Minha melhor corrida? Ainda está por vir. Acredito que vou seguir em frente. O tempo é uma via de mão única, e quero ir com o tempo. Olhar para trás apenas te desacelera. Mal posso esperar para correr nessas pistas desconhecidas e encontrar novos desafios", projetou.

"As marcas que eu deixei na pista ficarão até que o tempo e a chuva os apague. Nos serão colocados. O amanhã pertence aos que o moldam hoje. A próxima curva está em boas mãos, com a nova geração já aqui. Acredito que ainda há uma corrida a ser vencida. Adeus, e obrigado por me permitirem dividir a pista com vocês. Amei cada parte disso", finalizou.