Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / GP DO CANADÁ

Fórmula 1: Verstappen revela tática para segurar Sainz e vencer

Fórmula 1 teve a vitória de Verstappen no GP do Canadá depois de ele ter dominado boa parte da corrida, até ver Sainz no retrovisor após pit stop

Redação Publicado em 20/06/2022, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fórmula 1 tem segredo de Verstappen revelado após vitória - GettyImages
Fórmula 1 tem segredo de Verstappen revelado após vitória - GettyImages

A Fórmula 1 viu neste domingo, 19, Max Verstappen voltando a vencer na competição e conquistando o seu sexto triunfo na temporada 2022 no GP do Canadá. Porém, quem pensa que o holandês não teve trabalho para levar a vitória para casa está bem enganado, já que viu Carlos Sainz se aproximando no retrovisor após uma parada no pit stop.

Quem revelou essa dificuldade foi o próprio Verstappen, que disse que precisou ir até o seu limite para conseguir evitar a aproximação e de repente a ultrapassagem do rival durante a disputa. Sendo o segundo colocado, Sainz, de acordo com o campeão da Fórmula 1, estava com mais ritmo para brigar pela liderança.

Canal - SportBuzz

"Eu esperava ter um pouco mais de ritmo, parece que faltou um pouco mais em relação a Carlos… Foi um pouco mais difícil do que eu esperava", disse o piloto da RBR, que largou com os pneus médios e deixou a sua troca antecipada na volta 9, após a bandeira amarela que foi acionada pelo colega Sergio Pérez.

Com isso, Carlos Sainz acabou parando bem mais na frente que o holandês, sendo que perto da metade da corrida já tinha pneus duros mais novos e com um desempenho melhor, enquanto Verstappen estava perdendo aderência. Essa confortável vantagem, que chegou aos 9s acabou caindo conforme as voltas iam acontecendo.

Fórmula 1 tem Verstappen voltando a vencer
Fórmula 1 tem Verstappen voltando a vencer (Crédito: GettyImages)

Nela, o piloto espanhol da Ferrari conseguiu descontar 3s em pelo menos 15 giros. Já no caso de Verstappen, ele conseguiu se antecipar em sua segunda parada e foi para os boxes somente na parte final da prova, seis giros antes do rival. Nisso, Sainz só foi trocar os pneus na volta 49, se utilizando do safety car convocado por Yuki Tsunoda, e perdeu a liderança provisória.

"Você precisa se certificar de que consegue sair bem nas curvas anteriores aos lugares em que ele podia abrir a asa traseira. Mas era sobre ir ao limite mesmo e não cometer erros em geral, porque eu sabia ainda no setor 1 que, se cometesse o menor erro, Carlos (Sainz) ganharia um décimo sobre mim e isso poderia ter sido suficiente pra estar mais perto na primeira zona de ativação da asa móvel, e depois na segunda", revelou Verstappen.

Apesar de ter perdido a liderança provisória, Sainz voltou para a pista estando mais perto de Verstappen do que em outros momentos da corrida, já que a bandeira amarela aproximou todos os carros. Porém, mesmo com o impulso da asa traseira, ele não conseguiu passar o rival e cruzou a linha de chegada em segundo lugar.

"Fizemos nossa estratégia e para nós funcionou, foi o certo a fazer. Eu tinha os pneus mais novos no segundo pit stop e estava me aproximando de Carlos, só que não tinha certeza se cobriria totalmente essa diferença até o final da corrida. Mas aí veio o safety car, e não fiquei muito feliz com isso, porque eu sabia que ele estava atrás de mim com pneus novos e mais ritmo. Eu sabia que não poderia cometer um erro. Mas foi uma boa corrida. É sempre mais agradável poder de fato levar um carro de Fórmula 1 ao limite em vez de apenas economizar pneus", contou o holandês.