Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / GP DE MÔNACO

Fórmula 1: Alonso se isenta de ter atrasado Hamilton em Mônaco

Fórmula 1 teve uma fila criada por Alonso na metade da prova; Lewis Hamilton ficou "preso" atrás do espanhol e se sentiu prejudicado na corrida

Redação Publicado em 30/05/2022, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fórmula 1 tem pronunciamento de Alonso sobre lentidão - GettyImages
Fórmula 1 tem pronunciamento de Alonso sobre lentidão - GettyImages

A Fórmula 1 contou neste domingo, 29, com a realização do GP de Mônaco, famoso por suas curvas lentas e ruas estreitas. Justamente por conta desse motivo que ultrapassar nessa corrida não é tarefa assim tão fácil. Porém, essa possibilidade fica ainda menor quando um piloto está em velocidade baixa impedindo que os demais ultrapassem.

Isso foi o que aconteceu com Lewis Hamilton e Fernando Alonso. O espanhol deixou o britânico 'preso' atrás de um trem formado por ele já na metade da prova. No entanto, apesar de ter sido apontado como o responsável por atrasar o companheiro, ele se isentou de qualquer culpa pela frustração do rival, e ainda explicou o motivo pelo qual estava 5s mais lento.

Canal - SportBuzz

"Isso não é problema meu. Não tínhamos pneus nem vida útil para terminar a corrida quando ainda faltavam 33 voltas. Tínhamos duas opções: reutilizar os pneus duros ou colocar o pneu médio. Colocamos os médios, mas nossa estimativa de vida era menor que 33 voltas. Gerenciei os pneus por 15 voltas e depois forcei quando me disseram que Esteban (Ocon) tinha uma punição", explicou o piloto.

Esse cálculo equivocado dos pneus foi feito pela Alpine, que acabou pedindo para Fernando Alonso poupar os compostos na prova, que inclusive começou com atraso de uma hora e foi encerrada com 13 voltas a menos por conta das paralisações. Em uma delas, na última, na volta 30 que o bicampeão trocou seus pneus duros pelos compostos médios.

Fórmula 1 tem pronunciamento de Fernando Alonso
Fórmula 1 tem pronunciamento de Fernando Alonso (Crédito: GettyImages)

Na volta para as pistas, a diferença entre Hamilton e Alonso ficou por conta de 1s até que o espanhol começou a ficar mais lento. Nisso, sua vantagem para o heptacampeão aumentou em 5s, em um momento em que ele estava a quase meio minuto de distância dos líderes e com grande desvantagem com relação a Lando Norris, sexto colocado.

Inclusive, durante a transmissão, os gráficos mostraram a trilha que foi feita pelos pilotos ao longo da prova no Circuito de Monte Carlo da Fórmula 1. Através deles era possível ver a grande diferença na pista do pelotão da frente, do líder Pérez até chegar em Norris, e também do fundo do grid, que estava sendo puxado por Alonso.

"Cinco segundos é quase um carro de Fórmula 2. Esse é um local fantástico, é sempre incrível estar aqui. Mas talvez precisemos olhar de alguma forma para um layout de pista em que fechamos o caminho para ir 5s mais devagar e os carros não conseguem ultrapassar", disse Toto Wolf, chefe da Mercedes.

O que disse Hamilton

Em entrevista logo depois da prova, Hamilton não escondeu o sentimento de ter se sentido atrapalhado pela lentidão dentro das pistas em Mônaco, e ainda revelou uma frustração por conta da oportunidade perdida. A parte ruim para o britânico era o fato de ele ter largado e cruzado a linha de chegada na mesma posição, em oitavo.

"Fiquei preso atrás de outros carros a maior parte da corrida e sem conseguir ultrapassar. Comemorei a chuva porque isso geralmente cria oportunidades, mas não foi assim e não conseguimos passar por Ocon. Foi um fim de semana difícil", disse Hamilton depois da corrida, o que motivou o pronunciamento de Alonso.