Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Esporte na TV / EM ÉPOCA DE QUARENTENA...

Dez filmes e séries sobre esportes para maratonar durante a quarentena

A lista inclui filmes inspiradores e emocionantes para passar o tempo enquanto fica em casa

Isabelly Cristaldo Publicado em 17/03/2020, às 11h13 - Atualizado às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filmes sobre esporte para maratonar - Divulgação
Filmes sobre esporte para maratonar - Divulgação

O surto de coronavírus fez com que o mundo parasse e grande parte das pessoas se recolhessem em suas casas. Eventos, festas e campeonatos esportivos foram cancelados e/ou adiados por conta da pandemia.

Como sabemos que não dá para ficar tanto tempo assim sem ver sobre esporte, o SportBuzz preparou uma lista com 10 indicações de filmes, séries e até documentários que fizeram sucesso e com certeza irão te conquistar! Confira abaixo:

1- INVICTUS

Crédito: Divulgação

Mesmo com 10 anos de lançamento, Invictus é um filme atemporal! 

Estrelado por Matt Damon e Morgan Freeman, a obra é inspirada na história real de Nelson Mandela, quando ainda era presidente da África do Sul. O esporte retratado no filme é o Rúgbi e mostra como a relação com o esporte pode unificar um país. 

SINOPSE: Após o fim do apartheid, o recém-eleito presidente Nelson Mandela (Morgan Freeman) lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida. Ele acredita que pode unificar a nação através da linguagem universal do esporte. Para isso, Mandela junta forças com Francois Pienaar (Matt Damon), capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time do país na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.

2-  COACH CARTER - UM TREINO PARA VIDA

Crédito: Divulgação

Lançado em 2005 e protagonizado por Samuel L. Jackson,  Coach Carter conta a história do dono de uma loja de artigos esportivos que aceita ser técnico de um time de basquete de sua antiga escola. 

O filme é emocionante e cativa os espectadores do início ao fim, mesmo tendo uma premissa “comum”. 

SINOPSE: O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

3- AMERICAN CRIME STORY: O POVO CONTRA O.J SIMPSON

Crédito: Divulgação

Essa série da Netflix, lançada em 2016, conta a história de Orenthal James Simpson, um astro do futebol americano da década de 90, mais conhecido como O.J Simpson. 

Apesar de ser sobre um astro do esporte, a série retrata a história de um dos julgamentos que mais movimentou os EUA, o de O.J, que foi acusado de assassinar sua ex-esposa, Nicole Brown, e o amigo dela Ronald Goldman. 

Produzida por Ryan Murphy, famoso por outras séries como Glee e American Horror Story, a obra tem como inspiração “The run of his life: The people v. O.J. Simpson” (A corrida da vida dele: O povo contra O.J. Simpson, em tradução livre). A série apresenta 10 episódios e conquistou diversos prêmios, incluindo nove Emmy Awards e dois Globo de Ouro.

SINOPSE: O julgamento de O.J. Simpson (Cuba Goodin Jr). Ex-jogador de Futebol Americano, Orenthal James foi acusado em 1994 de assassinar a esposa, Nicole Brown, e seu amigo Ronald Goldman. Contada através da perspectiva dos advogados que conduziram o caso, a temporada explora os acordos feitos de maneira informal e as manobras políticas conduzidas por ambos os lados envolvidos.

4- MAIS FORTE QUE O MUNDO

Crédito: Divulgação

O filme brasileiro de 2016, protagonizado por José Loreto, conta a história de José Aldo, famoso lutador de MMA brasileiro.

Reconhecido por alguns críticos do cinema brasileiro como o melhor filme do diretor Afonso Poyart, a história é emocionante e retrata a luta externa e interna que o lutador enfrentou desde o início de sua carreira. 

Um filme que vale a pena ser assistido!

SINOPSE: Nascido e criado em Manaus, José Aldo (José Loreto) precisa lidar com a truculência do pai, Seu José (Jackson Antunes), que além de se embebedar constantemente ainda por cima bate na esposa, Rocilene (Cláudia Ohana), com frequência. Enfrentando constantemente seus demônios internos, Aldo encontra na luta sua válvula de escape. Acreditando em seu futuro como lutador, ele aceita se mudar para o Rio de Janeiro e morar de favor no pequeno alojamento de uma academia. Lá ele recebe o apoio do amigo Marcos Loro (Rafinha Bastos) e conhece Vivi (Cleo Pires), uma jovem que vai constantemente à academia. Precisando ralar um bocado para se manter, Aldo enfim consegue um voto de confiança do treinador Dedé Pederneiras (Milhem Cortaz), iniciando assim sua carreira no mundo do MMA.

5- A GUERRA DOS SEXOS

Crédito: Divulgação

Estrelado pela ganhadora do Oscar Emma Stone e por Steve Carell, este longa retrata a história da famosa jogadora de tênis Billie Jean King e sua luta por direitos iguais e a grande disputa contra seu maior oponente Bobby Riggs.

O filme estreou em 2017 e muito bem avaliado pelo público e críticos.

SINOPSE: Uma disputa de tênis entre o ex-campeão Bobby Riggs (Steve Carell) e a líder da classificação mundial Billie Jean King (Emma Stone) se torna centro de um debate global sobre igualdade de gêneros. Presos sob a atenção da mídia e com ideologias diferentes, Riggs tenta reviver as glórias do passado, enquanto King questiona sua sexualidade e luta pelos direitos das mulheres.

6- UM SONHO IMPOSSÍVEL

Crédito: Divulgação

O famoso longa não poderia ficar de fora da lista!

Lançado em 2010 e protagonizado por Sandra Bullock, o filme conta a história de um jovem negro norte-americano que tem a oportunidade de mudar de vida após ser adotado por uma família rica e entrar para um time de futebol americano. 

O filme fez tanto sucesso que foi indicado a duas estatuetas do Oscar, uma para melhor filme e outra de melhor atriz, para Bullock.

SINOPSE: Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

7- ÍCARO

Crédito: Divulgação

Quem se lembra de Lance Armstrong, o grande atleta que já levou o título de “Maior ciclista de todos os tempos”, após sete vitórias consecutivas no Tour de France.

Após um câncer, o ciclista viu sua vida virar de cabeça para baixo e perdeu todos os títulos até então conquistados ao confessar o uso de substâncias ilegais para o esporte.

O documentário retrata a indignação de um ciclista amador, Bryan Fogel, quando descobre que o sistema antidoping pode não ser tão eficiente assim e decidi fazer por conta própria um experimento para comprovar sua teoria, o que afeta a carreira de outro grande atleta, Lance.

SINOPSE: Quando o ciclista amador Bryan Fogel começa a descobrir a verdade sobre o doping nos esportes, decide entrar de cabeça num experimento ousado para comprovar a incompetência do método de controle dos atletas. Sua investida, no entanto, transforma-se em algo muito maior quando o médico russo que o orienta no processo se vê no centro de um enorme escândalo que compromete os resultados das últimas Olimpíadas de verão e inverno e envolve até a temida agência russa de segurança.

8- O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

Crédito: Divulgação

Estrelado pelo grande galã de Hollywood Brad Pitt, este filme retrata a história de um gerente de um time de baseball que cria um diferenciado programa para seu clube.

Apesar de ser um filme sobre Baseball, o que não agrada muitos espectadores brasileiros, por ser um esporte não famoso em nossa cultura, o longa consegue agradar e cativar o público.

SINOPSE: Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

9 - RAÇA

Crédito: Divulgação

A combinação perfeita para os amantes de esportes e interessados em história mundial!

O filme retrata a história de Jesse Owens, um atleta negro norte-americano que enfrentou a segregação racial nos EUA e o nazismo de Hitler e conquistou quatro medalhas olímpicas. Imperdível!

SINOPSE: Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

10- MENINA DE OURO

Crédito: Divulgação

Para fechar a lista com chave de ouro, não poderia faltar o clássico que levou quatro Oscars para casa (Melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor atriz e melhor diretor)!

O filme conta a história de uma jovem que quer iniciar sua carreira no boxe mas no início não tem apoio do treinador que deseja e tem que batalhar para conquistar seu espaço.

O longa dispensa apresentações e é escolha certa para todos os espectadores!

SINOPSE: Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha,Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador. 

INDICAÇÃO BÔNUS : BARRA BRAVAS - SÉRIE

Série Barra Bravas, da Netflix (Crédito: Divulgação Netflix)

A indicação bônus é uma série argentina - que está no serviço de streaming Netflix - Barra Bravas, que relata a história real sobre a torcida organizada homônima, que ficou conhecida internacionalmente na década de 60 pela violência.

A série aborda os anais da torcida e mostra a sua relação com o crime organizado do local, tudo no enredo que tem a pitada de esporte e fanatismo do povo com o futebol.

Eles mostram também a grande influência que os Barra Bravas exercem sobre o próprio clube, tanto na política interna, tanto nas contratações que o time faz.

O time representado na série é fictício: o Ferroviarios Fútbol Club, que fica localizado em Buenos Aires.

SINOPSE: Uma mulher determinada tenta livrar um time de futebol argentino dos crimes violentos e da corrupção que cercam sua torcida fanática.


7 Biografias de jogadores de basquete que conquistaram o mundo

1. Michael Jordan 

2. Kobe Bryant: The incredible story of Kobe Bryant – one of basketball’s greatest players! (Versão em inglês)

3. LeBron James: The Inspiring Story of One of Basketball’s Greatest Players (Versão em inglês)

4. Shaq Uncut: My Story (Versão em inglês) 

5. My Life (Versão em inglês) 

6. Conquistando o Sucesso 

7. Dwyane Wade: Heart of the Heat (Versão em inglês)