Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Craque Neto detona Libertadores e Conmebol: “Instituição racista”

O apresentador Craque Neto comentou sobre os casos de racismo na Libertadores e atribuiu a responsabilidade à Conmebol; clubes brasileiros também foram mencionados

Redação Publicado em 18/05/2022, às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Craque Neto, no programa "Os Donos da Bola" - Reprodução/Youtube
Craque Neto, no programa "Os Donos da Bola" - Reprodução/Youtube

Craque Neto, apresentador do programa “Os Donos da Bola”, criticou a Conmebol e a Libertadores pelo descaso com o racismo frequente em partidas da competição, principalmente direcionado a jogadores e torcedores brasileiros. Ainda assim, Neto também destinou parte da culpa aos próprios clubes e atletas do país verde e amarelo, por não agirem de maneira combativa:

A Conmebol é uma instituição racista. E vocês: Flamengo, Vasco, Palmeiras, São Paulo, Santos, vocês não têm vergonha na cara? Será que vocês não entendem que têm que parar com a Libertadores? Para com a Libertadores! Quero ver se a Globo vai fazer 2023 a 2026, que pagou uma 'bala' violenta para tirar do SBT. Vocês, jogadores, não têm vergonha? Quando eu jogava, não era isso que está acontecendo [agora]”, destacou.

CANAL - SPORTBUZZ:

Neto ainda completou: “Quero ver. Se tirar os times brasileiros: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Inter, Grêmio, não tem Libertadores. Por sinal, o Brasileiro é muito mais importante que a Libertadores, a Copa do Brasil dá mais dinheiro”. O ex-jogador também ressaltou a falta de engajamento dos times com questões de cunho sociopolítico.

“É que a Libertadores ficou uma Champions League tupiniquim... Os clubes brasileiros são uma vergonha em relação a racismo, homofobia, tudo. Vocês que trabalham onde tem direitos de TV não falam nada. Comentarista, apresentador, narrador, patrocinadores ficam quietos. Não falam nada”, pontuou. A Conmebol ainda não apresentou um protocolo oficial de penalização das instituições envolvidas no torneio.

Corinthians e Boca Juniors na Libertadores
Corinthians e Boca Juniors na Libertadores (Créditos: Getty Images)

CASO BOCA x CORINTHIANS

Corinthianse Boca Jrs empataram na Libertadores, mas o confronto entre as duas equipes também ficou marcado por diversos episódios de racismo. Os torcedores alvinegros, que foram acompanhar o Timão na La Bombonera, sofreram com a torcida rival imitando macaco. Vale destacar, que essa não é a primeira vez que isso acontece entre as duas equipes. 

No confronto de ida, realizado na Neo Química Arena, um torcedor do Boca Jrs chegou a ser preso em São Paulo, após imitar macaco para parte da torcida do Corinthians. A atitude gerou grande polêmica, mas o responsável pelo lamentável ato deixou o Brasil e voltou para a Argentina depois de pagar fiança.