Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

André Rizek chama Uefa de 'patética' após proibição do uso das cores LGBTQIA+: "Ser neutro é ser conivente"

Uefa não autorizou que as cores do movimento LGBTQIA+ fossem utilizadas na Eurocopa, e indignou André Rizek

Redação Publicado em 23/06/2021, às 08h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
André Rizek critica atitude da Uefa em não autorizar o uso das cores LGBTQIA+ na Eurocopa - Transmissão SporTV
André Rizek critica atitude da Uefa em não autorizar o uso das cores LGBTQIA+ na Eurocopa - Transmissão SporTV

Indignado com a posição da Uefa, em não autorizar que as cores do movimento LGBTQIA+ fossem utilizadas, em forma de luz, na partida entre Alemanha x Hungria, na Eurocopa, o apresentador André Rizek não poupou críticas à entidade.

O pedido de utilização das cores foi feito por DieterReiter, prefeito de Munique, e tinha como objetivo fazer um protesto contra uma lei anti-LGBT que foi aprovada na Hungria, no confronto entre alemães e húngaros pela Eurocopa. 

Por conta do veto da Uefa, André Rizek classificou a nota da entidade, onde anunciava a decisão, como "patética", e criticou a ação "conivente" da entidade.

"A Hungria tem um governo de extrema-direita escolhido pela população que assim o quis. Governos de extrema-direita tem como característica se posicionar contra a política a inclusão de minorias, no caso a comunidade LGBT. Em protesto a essa lei aprovada na Hungria, Munique queria pintar sua arena com as cores da bandeira LGBT. A UEFA não permitiu", disse antes de completar.

"A UEFA soltou uma nota que, sinceramente, foi uma das coisas mais patéticas que eu já li. A entidade se diz contra qualquer tipo de preconceito, mas não iria permitir essa faixa amanhã por ser uma entidade neutra politicamente. Como se a campanha contra a homofobia fosse uma questão política e não humanitária", concluiu.

O apresentador ainda falou sobre a comemoração húngara pela reprovação da UEFA sobre o movimento LGBT, para criticar a postura da entidade europeia.

"No meu entendimento, ser neutro contra o preconceito é ser conivente com o preconceito. Há questões que você não pode ser neutro. Entre eles o preconceito, seja ele racial ou contra orientação sexual das pessoas. Lamento esta nota pífia que a Uefa soltou", criticou o apresentador.

Além de André Rizek, clubes alemães e jogadores se posicionaram contra a ação da Uefa nas redes sociais. O Schalke 04, por exemplo, publicou que "não é uma provocação, é fazer a coisa certa".