Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / Eduardo Colli / JOGOS OLÍMPICOS

As primeiras vezes das grandes performances nos Jogos Olímpicos (que nunca se esquecem...)

Confira os recordes batidos pelos atletas na história das Olimpíadas

Redação Publicado em 06/08/2021, às 16h20 - Atualizado às 16h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Usain Bolt, da Jamaica, primeiro corredor tricampeão dos 100 e 200m livres do atletismo - GettyImages
Usain Bolt, da Jamaica, primeiro corredor tricampeão dos 100 e 200m livres do atletismo - GettyImages

ATENAS/1896...

...ao estabelecer 13,71 metros na prova do salto triplo, o primeiro dia de competições terminou com o americano James Bennet Connolly se tornando o primeiro campeão olímpico após o renascimento das Olimpíadas. Oriundo de Nova York, essa é a também primeira medalha olímpica e primeira medalha de ouro dos Estados Unidos, o país que ocupa o primeiro lugar no ranking de medalhas por países da história olímpica.

...o australiano Edwin Flack é o primeiro na história do atletismo olímpico a ganhar duas provas: 800m, em 2min1s, e 1500m, em 4min33s2. Flack também correu a maratona. No tênis, jogou os torneios de simples (terminando em oitavo) e ao lado do britânico George S. Robertson, conquistou a medalha de bronze em duplas. 

...americano de Baltimore, Robert Garret foi o primeiro multimedalhista com quatro (duas de ouro – arremesso de dardo e peso – e duas de prata – salto em distância e em altura). E outros três americanos conquistaram duas: Tom Burke (o primeiro corredor a utilizar a então revolucionária técnica de largada agachada), Ellery Clark e Robert "Bob" Garrett, todas de ouro. 

...vencedor na Ginástica e na Luta, o alemão Carl Schuhmann se tornou o primeiro atleta a conquistar a medalha de ouro em mais de um esporte, algo muito raro de acontecer. 

...o primeiro grande nadador olímpico, o húngaro Alfréd Hajós venceu os 100 e 1.200 metros livres, prova que devido a água gelada, competiu com o corpo coberto por uma camada de meia polegada de graxa. Formado em Arquitetura, em 1924, ele é o primeiro e único atleta a ganhar também a medalha de ouro olímpica nas competições olímpicas de Arte. 

...pastor de ovelhas desde criança, depois carteiro e soldado, que passou a véspera orando e jejuando; comungou na manhã da prova e, 2 horas, 58 minutos e 50 segundos após a largada, vestido de branco e com o número 17, Spiridion Louis se tornou o primeiro vencedor da maratona olímpica. 

PARIS/1900...

...Charlotte Cooper, a tenista britânica que na época dos Jogos havia vencido três torneios de Wimbledon, tornou-se a primeira mulher a ganhar uma – e logo outra - medalha de ouro olímpica. No dia 11 de julho, ela venceu a disputa de simples. No mesmo dia, jogando com Reggie Doherty, ela venceu o primeiro torneio de duplas mistas. 

...o americano Ray Evry, o primeiro campeão olímpico (ganhou oito medalhas em três jogos) havendo sofrido pólio na infância: em Paris juntou os três primeiros ouros. 

SAINT LOUIS/1904...

...George Poage, dos EUA, terceiro colocado nos 200 e 400m com barreiras, se tornou o primeiro atleta negro a ganhar uma medalha nos Jogos. 

...o americano George Eyser que na juventude foi atropelado e competia com uma perna de pau, se tornou o primeiro campeão olímpico com deficiência física.

LONDRES/1908...

...William e Charlotte Dod, dois atletas ingleses que participaram da modalidade do tiro com arco, se transformaram nos primeiros irmãos de diferentes sexos a conquistarem medalhas olímpicas. 

...a Grã-Bretanha, nação anfitriã, pela primeira e única vez liderou o quadro de medalhas em uma olimpíada, com um total de 145 (suas 56 de ouro mais que dobraram as dos Estados Unidos: nunca mais voltaria a acontecer). 

ESTOCOLMO/1912...

...pela primeira vez as mulheres participam na natação, além dos outros esportes já experimentados anteriormente; se inscrevem 55 representantes do sexo frágil e competem 48. A australiana Sarah Fanny Durack é a primeira campeã olímpica feminina neste esporte. 

...pela primeira e única vez, os ciclistas da prova de estrada pedalaram mais de 300 km, no total 320 km na prova vencida pelo sul-africano Okey Lewis. 

...descendente dos índios Sac, conhecido como “Wa-Tho-Huck”, que significa caminho brilhante, Jim Thorpe medalha de ouro no pentatlo e no decatlo, foi considerado pelo Rei Gustavo da Suécia como o maior atleta do mundo. Em 1913, acusado pelo COI de ser uma atleta profissional, foi o primeiro campeão olímpico a ter suas medalhas cassadas.

...a luta semifinal da categoria dos médios, pela primeira e única vez da história olímpica, ultrapassou onze horas de duração, mais precisamente foram onze horas e quarenta minutos, que terminou com a vitória do russo Martin Klein sobre o finlandês Alfred "Alppo" Asikainen. Devido ao cansaço, Klein não lutou a final e ouro para o sueco Claes Johansson. 

...o primeiro de uma longa linha de grandes nadadores havaianos, Duke Kahanamoku foi o melhor velocista do início do século XX. Na cinco provas olímpicas que participou, ganhou 3 e foi vice por duas vezes. Em sua vida, ele fez pontas em vários filme, teve um papel proeminente em um caso histórico da Suprema Corte e ficou conhecido mundialmente como o pai do surfe moderno.

ANTUÉRPIA/1920...

... no boxe, o americano Edward Eagan conquista sua primeira medalha de ouro. Membro da equipe vencedora do Bobsleigh para 4 integrantes, ele é o primeiro e único atleta a conquistar medalha de ouro nas Olimpíadas de Verão e de Inverno. 

...Hubert Van Innis da Bélgica alcança a décima medalha olímpica do tiro com arco, seis de ouro e quatro de prata. Primeiro colocado no ranking de medalhas do esporte. 

...Carl Osburn conquistou no total 11 medalhas, 5 de ouro nas prova: carabina por equipes em 1921; carabina militar em pé 300 metros, carabina militar ajoelhado por equipes 300 metros, carabina militar por equipes 300 + 600 metros e carabina livre por equipes em 1920. Ele é o primeiro do ranking do atiradores olímpicos de todos os tempos e apenas Michael Phelps tem mais medalhas olímpicas que ele.

...Ethelda Bleibtrey conseguiu um feito que nunca será igualado, venceu todas as provas femininas da natação em 1920 e se tornou a primeira mulher americana a ganhar o ouro olímpico na natação.

PARIS/1924...

...pela primeira vez os selecionados sul-americanos de futebol participam do torneio olímpico, mais precisamente do Uruguai, seleção que introduziu o refinado toque de bola e venceu a Suíça na final por 3 a 0. Pela primeira vez, uma equipe da América do Sul conquista a medalha de ouro em uma competição olímpica por equipes. 

...contando a história dos britânicos Harold Abrahams e Eric Liddell, os primeiros colocados nas provas dos 100 metros rasos e dos 400 metros rasos respectivamente, o filme “Carruagens de Fogo”, em 1982, ganha o Oscar de melhor filme, o primeiro filme de longa metragem baseada nos Jogos, a receber a estatueta de Hollywood. 

...Pete Desjardins, o primeiro a vencer as duas provas dos saltos ornamentais na mesma edição: plataforma e trampolim.

Jogos Olímpicos de Paris 1924 (Crédito: GettyImages)

AMSTERDÃ/1928...

...Mikio Oda, do Japão, tornou-se o primeiro asiático a conquistar uma medalha de ouro. Ele venceu o salto triplo com a marca de 15,21m (outro nadador japonês a ganhar o ouro nestes Jogos foi Yoshiyuki Tsuruta, nos 200m peito, mas cronologicamente seu sucesso foi posterior ao de Oda

...com apenas 16 anos, a norte-americana Betty Robinson foi à primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro no atletismo (100 m rasos). A canadense Ethel Catherwood foi a primeira a vencer uma prova que não fosse corrida (salto em altura) e a polaca Halina Konopacka a primeira a ganhar uma prova de arremesso (disco). Mas, ao final da prova de 800 metros algumas mulheres desmaiaram, assim surgiram argumentos que defendiam a exclusão feminina das Olimpíadas devido a sua incapacidade física para provas de resistência. 

...durante a infância, o americano Johnny Weissmuller contraiu poliomielite e por indicação médica começou a nadar, se destacando como velocista. Em 1922, ele foi o primeiro homem a nadar os 100 metros livres abaixo de 1 minuto. Em Paris - 1924, ele ganhou quatro medalhas e em Amsterdã, se tornou bicampeão dos 100m livres. Em 1929, convidado pelo estúdio MGM, Johnny se tornou o primeiro atleta e o primeiro campeão olímpico, a representar Tarzan, o Rei da Selva, um grande sucesso do cinema.

...a primeira americana a conquistar um bicampeonato olímpico é Dorothy Poynton-Hill na prova da plataforma 10 metros.

LOS ANGELES/1932...

...surge a primeira estrela feminina para valer: a estadunidense Mildred Didrikson, que ganha três medalhas, duas de ouro e uma de prata. A polivalência que mostrará durante o resto de sua carreira a consagra, para muitos, como a desportista mais completa do século.

...Juan Carlos Zabala primeiro atleta sul-americano e primeiro argentino a vencer uma prova de atletismo, a maratona. 

...na esgrima, primeira das sete medalhas de ouro do húngaro Aladár Gerevich, todas no sabre. Seu sogro, o austríaco Albert Bogen ganhou a primeira medalha da família em 1912 no sabre por equipes. A filha de Albert e esposa de Aladar, Erna conquistou sua primeira e única medalha, a de bronze no florete individual em 1932. O filho do casal Aladár e  Erna, Pál competiu pela primeira vez em Munique – 1972, onde ganhou sua primeira medalhas, o bronze no sabre por equipes. 

...o sueco Ivar Johansson, primeiro lutador a ganhar medalha de ouro nos dois estilos da Luta Olímpica: Livre e Greco-romana na mesma edição dos Jogos. 

BERLIM/1936...

...em 1910, o Japão anexou à Coréia. Em Berlim, pela primeira vez, um corredor o coreano Sohn Kee-Chung, correu com o nome do país ocupante, no caso Son Kite – seu nome em japonês –, e venceu a maratona. Em Seul - 1988, aos 74 anos, ele carregou a tocha olímpica na cerimônia de abertura.

...o estoniano Kristjan Palusalu é o primeiro lutador da histórica olímpica a conquistar a medalha de ouro na luta livre e na luta greco-romana. Feito até hoje inigualado. 

...a primeira holandesa a liderar o quadro de medalhistas do feminino foi Rie Mastenbroek, que nadou muito e ganhou três provas: 100 e 400 metros livres e o revezamento 4x100m livres e foi vice nos 100 metros costas. 

...Maria Lenk não ganhou ganhar medalhas em Olimpíadas, mas foi a primeira nadadora a introduzir a técnica do nado borboleta em uma prova de peito. Em 1939, ela se tornou a primeira pessoa entre homes e mulheres da América do Sul a quebrar os recordes mundiais da natação, nos 200 e 400 metros peito. Em 1988, ela se tornou a primeira e única nadadora brasileira a integrar o Hall da Fama da Federação Internacional de Natação (FINA). 

...o primeiro Torneio Olímpico de Basquetebol foi realizado em quadras externas, as mesmas utilizadas para as partidas de Tênis, com piso de argila e areia. A seleção americana, que era formada na sua maioria por jogadores da equipe da Universal Pictures venceu o Canadá na final e se sagrou o primeiro país a ser campeão olímpico nesse esporte. Os americanos venceram todos os torneios de basquete masculino de 1936 até 1968.

LONDRES/1948...

...Alice Coachman, dos EUA, transforma-se na primeira mulher negra a ganhar uma medalha de ouro. Ela venceu o salto em altura. Anos mais tarde, Coachman seria a primeira mulher negra a representar a marca de um produto de consumo, sendo escolhida pela Coca-Cola para uma campanha publicitária. 

...a holandesa Fanny Blankers-Koen, aos 30 anos, casada e mãe de dois filhos, se torna a primeira atleta a ganhar quatro medalhas nos mesmos Jogos (100m, 200m, 80m com barreiras e revezamento 4x100m). 

...dois dias antes dos Jogos, a pianista francesa Micheline Ostermeyer ganhou o Grande Prêmio do Conservatório de Paris e em Londres, se torna a primeira pianista de nível internacional a ganhar as provas de Arremesso do Disco com 41,90 metros e do Peso com 13,75 metros - recorde olímpico - e o bronze no Salto em Altura. 

... sueco Gert Fredriksson ganhou suas duas primeiras medalhas de ouro. Em quarto lugar faltando 50 metros, ele atropelou e ganhou a prova do K1 – 10.000 metros. Com seis medalhas de ouro, Gert é o primeiro do ranking de canoístas da história olímpica.

...o sargento do exército húngaro Károly Takács integrou a equipe campeã mundial de Pistola, em 1936. Dois anos depois, perdeu sua mão direita na explosão de uma granada. Em Londres, pela primeira vez nos Jogos ele atirou com a mão esquerda e conquistou sua primeira medalha de ouro na pistola de tiro rápido. Em 1952, se tornou o primeiro bicampeão da prova. 

…o primeiro e único velocista da história do atletismo olímpico a vencer os 100m rasos e os 110m com barreiras é Harrison Dillard.

...pela primeira vez uma atleta consegue ganhar duas medalhas de ouro nas provas de saltos ornamentais: Victoria Manola Draves, filha de pai filipino e mãe inglesa, ela conquistou suas medalhas para os Estados Unidos, nacionalidade que ele tinha conseguido depois do casamento.

...aos 17 anos, o americano Robert Mathias disputava pela primeira vez a prova completa do Decatlo. Regular nas dez provas, conquistou a medalha de ouro. 

... Ali Dara  campeão olímpico jogando pela Índia em 1936, se torna o primeiro a ganhar uma medalha de ouro como treinador do Paquistão no mesmo esporte, o hóquei na grama. 

HELSINQUE/1952...

...pela primeira vez na história olímpica, marido e mulher os checos Emil Zátopek e Dana Ingrová Zátopek ganharam medalha de ouro no mesmo dia, 24 de julho. Ele venceu os 5000 metros e ela o lançamento de dardo.  

...Emil Zátopek venceu os 5000 metros, os 10000 metros e a maratona, primeiro e único atleta a realizar essa façanha. 

...o americano Eric Ridder campeão olímpico na classe 6 metros, se tornaria em 1964, o primeiro velejador a vencer também a America's Cup, como sub-capitão do barco Constellation em 1964. 

...com 16,22m no salto triplo, primeiro sul-americano e primeiro brasileiro a ser recordista mundial, Adhemar Ferreira da Silva conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil no Atletismo.

...o americano Tommy Kono foi o primeiro e único halterofilista a estabelecer recordes mundiais em quatro categorias de peso distintas. Ele ganhou 3 medalhas olímpicas: 2 ouros e 1 prata.

..."Marvelous" Mal Whitfield é o primeiro e único americano a ganhar dois títulos olímpicos nos 800 metros e um entre apenas seis homens medalhados nos 400 e 800 metros. Em 1954, ele se tornou o primeiro afro-americano a vencer o prestigioso James E. Prêmio Sullivan concedido ao melhor atleta amador do país.

...dezesseis anos antes de Dick Fosbury apresentar seu famoso "flop", outro inovador americano do atletismo foi Parry O'Brien. Usando um método mais tarde apelidado de "O'Brien Glide", ele se tornou o primeiro arremessador de peso a movimentar o corpo em 180 graus na sequência dos lançamentos. Com a força rotacional adicional, O'Brien se uniu a outro americano Ralph Rose como o único arremessador a ganhar duas medalhas de ouro e o único com  medalhas em três Olimpíadas.

MELBOURNE/1956...

...homenageada na abertura dos Jogos de Tóquio – 2020, a húngara Agnes Keleti foi um assombro na ginástica e com 4 ouros: barras assimétricas, trave, solo e nos aparelhos portáteis (prova descontinuada posteriormente)  e 2 pratas: individual geral e por equipes e se transformou na primeira do ranking geral de medalhas, incluindo homens e mulheres.

...a estrela de Adhemar Ferreira da Silva voltou a brilhar. O atleta quebrou sua própria marca e alcançou o recorde olímpico no salto triplo, com 16,35 metros e pela primeira vez na história olímpica, um atleta brasileiro e sul-americano era bicampeão olímpico na mesma prova.

...a americana Patricia McCormick, se tornou a primeira bicampeã olímpica nas duas provas: trampolim e plataforma dos Saltos Ornamentais.

...László Papp da Hungria, o primeiro tricampeão olímpico do Boxe. Em 13 lutas olímpicas, ele perdeu apenas um round. 

...o alemão Hans Günter Winkler, o primeiro e único competidor do Hipismo a conquistar medalhas em seis edições dos Jogos.

...o americano Bobby Morrow é sem dúvida o maior velocista branco da história com seu triplo sucesso olímpico: 100 e 200 metros e revezamento 4 x 100 metros. Ele foi o primeiro velocista desde Jesse Owens a ganhar a medalha de ouro nas três provas de velocidade.

ROMA/1960...

...o alemão Armin Hary, ao vencer os 100m, tornou-se o primeiro medalhista de ouro que não pertencia a um país de fala inglesa e o primeiro a correr a distância em 10 segundos (em 1981, Hary foi condenado na Justiça por ter desviado dinheiro da Igreja, à qual pertencia, para seu próprio benefício).  

...o etíope Abebe Bikila, descalço, ganha a maratona e se torna o primeiro negro africano a pendurar uma medalha de ouro em seu peito. E o primeiro a vencer descalço, claro. 

...pela primeira no hipismo, dois irmãos Raimondo e Piero D´Inzeo, disputaram o um contra o outro, o degrau mais altos do pódio da prova individual de saltos. Montando “The Rock”, Piero saltou primeiro e cometeu dezesseis faltas e ficou com a prata. Logo depois veio Raimondo, com o seu magnífico cavalo Posillipo, com doze faltas, conquistando assim a primeira e inédita medalha de ouro para Itália. 

...Wilma Rudolph a primeira mulher da história a vencer os 100 metros, 200 metros e o revezamento 4x100 metros.

TÓQUIO/1964...

...em três das quatro categorias do judô, disputado pela primeira nos Jogos, vitórias dos japoneses. Na categoria aberto, para judocas de qualquer peso, primeira medalha de ouro de um país europeu, vitória do holandês Anton Geesink. 

...o americano Don Schollander se torna o primeiro nadador a ganhar quatro medalhas de ouro numa única Olimpíada.

...pela primeira vez na prova do salto, o grande ginasta japonês Haruhiro Yamashita executou um apoio no primeiro voo com toque das mãos sobre o aparelho, manobra que impressionou tanto os juízes que o árbitro suíço Dr. Widner deu nota 10. Este salto posteriormente foi batizado com o nome “Yamashita”. 

...o policial etíope Abebe Bikila sagra-se bicampeão olímpico da Maratona, primeiro homem na história a conseguir isso. E quebrando novamente o recorde mundial! Como tal façanha ele a conseguiu seis semanas após ser submetido a uma cirurgia de apêndice, passou a ser chamado de ‘maior maratonista de todos os tempos’. 

...o americano Bob Hayes campeão olímpico dos 100 metros rasos e do revezamento 4x100 metros rasos em Tóquio, três anos depois, se tornou o primeiro e único atleta olímpico, a sagra-se campeão do futebol americano, ao conquistar o título do Super Bowl jogando pelo Dallas Cowboys.

MÉXICO/1968...

...a norte-americana Wyomia Tyus tornou-se o primeiro atleta, homem ou mulher, a ganhar os 100 metros do atletismo em duas olimpíadas consecutivas. 

...pela primeira se supera a marca de 8,80 metros no salto em distância. Pela primeira e única vez em sua carreira, o americano Bob Beamon atingiu a prodigiosa distância de 8,90 metros. Considerado o recorde mundial do século, foi quebrado apenas em agosto de 1991, quando Mike Powell fez 8,95 metros.

...primeira mulher a vencer os 200, 400 e 800 metros livres da natação na mesma edição, a americana Debbie Meyer. 

...nos 10 mil metros do atletismo foram, até antão, únicos: pela primeira vez, o pódio foi ocupado por três atletas africanos: ouro para o queniano Naftali Temu com o tempo de 29:27.4; prata do etíope Mamo Wolde e bronze do tunisiano Mohamed Gammoudi.

...nos 100 metros rasos foi à primeira prova na história dos Jogos Olímpicos em que todos os finalistas eram corredores negros.

...a politização dos Jogos Olímpicos se torna inevitável pela grande visibilidade que começaram a ter os atletas; assim, pela primeira vez, os negros americanos Tommie Smith y John Carlos, ouro e bronze dos 200m rasos, reivindicaram a luta dos direitos civis em seu país, fazendo o sinal de protesto do movimento Black Power.  O COI, por decisão de seu presidente, o americano branco Avery Brundage, com o pretexto que isso agredia o espírito olímpico, suspendeu os atletas e os expulsou da vila olímpica. A partir daí os outros negros americanos, solidarizados com seus colegas, repetiram o gesto cada vez que subiram ao pódio ou usavam algum elemento identificador do movimento como as boinas que luziram Lee Evans, Larry James e Ron Freeman quando venceram os 400m rasos. 

...o arremessador de disco Al Oerter se torna o primeiro homem a ganhar quatro medalhas de ouro na mesma especialidade. 

...Akinori Nakayama, primeiro grande ginasta japonês a fazer história com a conquista de seis medalhas, sendo de quatro de ouro. 

...utilizando pela primeira vez sua revolucionária técnica de saltar de costas no salto em altura, seu inventor, o americano Dick Fosbury conseguiu 2,24 metros e a medalha de ouro. 

...nos 400 metros medley, a americana Claudia Kolb foi a primeira nadadora a vencer a prova com 13 segundos de vantagem sobre a segunda colocada, a também americana Lynn Vidali .
MUNIQUE/1972...

...pela primeira vez um atleta conquista sete ouros e quebra sete recordes: o nadador norte-americano Mark Spitz. Duas dessas façanhas com minutos de diferença num mesmo dia. 

...pela primeira vez, um soviético Valery Borzov, batizado de o homem foguete, venceu os 100 e os 200 metros rasos. 

...entre 1970 e 1977, o soviético Vasily Alekseyev se tornou o primeiro halterofilista a estabelecer 76 recordes mundiais na categoria superpesado. Nos Jogos, em Montreal – 1976, o primeiro bicampeão olímpico dos superpesados. 

...a amazona alemã ocidental Liselott Linsenhoff, competindo no adestramento, tornou-se a primeira mulher a conquistar a medalha de ouro individual do hipismo. 

...a australiana Shane Gould é a primeira e única pessoa que foi simultaneamente recordista mundial dos 100 aos 1.500 metros livres. Primeira nadadora com três ouros e recordes mundiais. 

...o holandês Willem Ruska é o primeiro e único judoca olímpico que ganhou duas medalhas de ouro na mesma edição. Além de seu triunfo nos Pesados, ele ganhou na categoria Aberta ao derrotar, na final, o soviético Vitaly Kusnezov.

...superando uma contusão no joelho, Dan Gable é segundo alguns especialistas o maior lutador produzido nos Estados Unidos. Mesmo com uma séria contusão no joelho, ele foi campeão olímpico e o primeiro lutador americano a vencer todas as lutas sem ter nenhum ponto contra.

MONTREAL/1976...

...Nascida em Onesti na Romênia, Nadia Comaneci nas barras assimétricas, consegue pela primeira vez uma nota 10, na verdade, como os organizadores não previam a nota perfeita, o placar eletrônico primeiro exibiu a nota 1.00, com o barulho da torcida, foi anunciada a nota correta, 10. 

...maior nome dos Jogos de Montreal, Nadia recebeu as primeiras e inéditas nota 10.0 da ginástica por sete vez. 

...o cubano Alberto Juantorena, chamado de ‘El Cavallo’ — o cavalo —, foi o primeiro atleta a ganhar os 400 e os 800 metros do atletismo numa Olimpíada. O cubano, um especialista nos 400 metros, ganhou os 800 metros com novo recorde mundial. 

...com grande partida de Tomasz Wójtowicz, que pela primeira vez na história, atacou uma bola da linha de três metros, a Polônia venceu a União Soviética e conquistou sua primeira e única medalha de ouro do vôlei masculino. 

...com quatro medalhas de ouro, todas em tempo recorde mundial, e uma de prata, John Naber foi o primeiro homem a nadar menos de 56 segundos nos 100 metros e o primeiro homem a quebrar a barreira de dois minutos pelos 200 metros.

…Evelyn Ashford ganhadora de cinco medalhas, quatro de ouro e uma de prata, é a primeira mulher a romper a barreira dos 11 segundos em uma olimpíada.

...Edwin Moses conquistou seu primeiro ouro nos 400 metros com barreira. Entre 1977 e 1987, ele venceu essa prova 122 vezes consecutivamente. Ao conquistar seu segundo ouro em 1984, ele se tronou o único americano do atletismo, a vencer uma prova antes e uma prova depois do boicote de seu país aos Jogos de 1980.

...nesta edição, os Estados Unidos ganhou 7 das 11 categorias do boxe e deste sete campeões, sem dúvida o melhor foi Sugar Ray Leonard. Como profissional, em 1979 ganhou seu primeiro título mundial do derrotar Wilfred Benitez dos médios.

...com as medalhas de ouro em 1976 e 1984, Darrell Pace é o primeiro e único arqueiro olímpico de ambos os sexos a vencer a competição individual moderna duas vezes e um dos poucos americanos a manter um nível de classe mundial durante o boicote dos EUA em 1980. Em 2011, a Federação Mundial de Tiro com Arco nomeou a Pace como seu "Atleta do Século 20".

MOSCOU/1980...

...outro cubano, Teófilo Stevenson, um dos maiores boxeadores olímpicos da história, torna-se o primeiro lutador a ganhar três vezes consecutivas a medalha de ouro na categoria dos pesos pesados. Apesar das muitas propostas para se profissionalizar Stevenson nunca aceitou, para não deixar a ilha de Fidel. 

...o russo de 22 anos Alexander Ditiatin consegue o primeiro ‘10’ masculino olímpico e estabelece ao mesmo tempo o recorde de maior número de medalhas numa mesma edição, com um total de oito (três de ouro, quatro de prata e uma de bronze). 

...o russo Wladimir Salnikov é o primeiro homem a nadar os 1.500m livres em menos de 15 minutos (em 1988, oito anos mais velho, ele faria um grande retorno às Olimpíadas de Seul, ganhando novamente a prova). 

...ao ganhar sua décima quinta medalha, o ginasta soviético Nikolay Andrianov assumiu a primeira posição no ranking masculino de medalhas, foi superado pelo americano Michael Phelps em 2012. 

...doze dias depois do triunfo nos 1.500m, a soviética Tatyana Kazankina conseguiu quebrar seu próprio recorde, com o tempo de 3min52s47, tornando-se a primeira mulher a correr essa distância mais rápido que Paavo Nurmi, o ‘Finlandês Voador’ dos anos 20/30 (em 1984, Kazankina recebeu uma suspensão de 18 meses porque negou-se a realizar um exame antidoping, por ordem de seu treinador, após uma prova).

LOS ANGELES/1984...

...o britânico Sebastian Coe (atual presidente da IAAF – Associação Internacional de Federações de Atletismo –) torna-se o primeiro atleta e único por enquanto, a ganhar duas vezes seguidas a difícil prova dos 1.500m rasos. 

...pela primeira vez, desde a maravilhosa performance de Jesse Owens em 1936, outro americano, Carlton “Carl” Lewis conquistou quatro medalhas de ouro no atletismo. 

...Valerie Brisco Hooks torna-se a primeira atleta a se impor nos 200m e 400m rasos na mesma olimpíada. 

...Mary Lou Retton se tornou a primeira norte-americana a conquistar o ouro da prova geral na ginástica e a primeira norte-americana que recebeu uma nora ´10´ (ela derrotou as romenas, tradicionais medalhistas na especialidade). 

...com a vitória de Carlos Lopes na maratona e recorde olímpico que durou até 2008, Portugal finalmente conquista sua primeira medalha de ouro da história.

...com recordes mundiais que duraram 20 anos, Mary T. Meagher é a primeira do ranking do nado borboleta de todos os tempos, ela é a “Madame Butterfly”, a madame borboleta. Em 1984, ela venceu as duas provas desse nado e o revezamento 4x100 metros.

SEUL/1988...

...graças a sua vitória na prova dos 100m borboleta, Anthony Nesty, nascido em Trinidad & Tobago e naturalizado surinamês, se ergue o primeiro homem negro a conquistar uma medalha de ouro na natação – segundo na história olímpica, incluídas as mulheres, pois Enith Brigitha tinha conquistado uma em 1976. Nesty, também, é o primeiro medalhista olímpico de seu país. 

...pela primeira vez um jogador de basquete supera a marca de 54 pontos em uma partida, o brasileiro Oscar Schmidt marcou 55 pontos na partida contra a Espanha e alcançou a incrível e inigualada média olímpica de 42,24 pontos por jogo. 

...primeira e única medalha de ouro do soviético Sergey Bubka, que  quebrou recordes mundiais de salto com vara por 35 vezes. 

...a nadadora alemã oriental Kristin Otto é a primeira e única mulher da história a ganhar seis medalhas de ouro na mesma edição dos Jogos. 

...a alemã oriental Christa Luding-Rothenburger se tornou a primeira e única pessoa a ganhar no mesmo ano, uma medalha nos Jogos de verão em Seul, a prata no ciclismo e uma medalha nos Jogos de Inverno disputados em Calgary no Canadá, com outra prata, nas provas de patinação de velocidade. Ela ganhou duas medalhas de ouro no frio: 500 e 1000m da patinação de velocidade em 1984. 

...a alemã Steffi Graf vence o torneio de simples feminino, tornando-se a primeira tenista da história, única até hoje entre homens e mulheres, a conquistar o Golden Slam real: isto é vencer o Open de Austrália, Roland Garros, Wimbledon, US Open e o torneio olímpico no mesmo ano. 

…sem nunca ter nadado um revezamento, primeira nadadora a ganhar cinco medalhas de ouro nas provas dos 400 e 800 metros, Janet Evans encantou multidões com seu estilo de moinho de vento, sua marca registrada. Seu recorde mundial dos 800 metros durou 19 anos.

...a carreira olímpica de Greg Louganis teve todas as marcas de grandeza, do  trauma de seu ferimento na cabeça em 1988 e a recuperação subsequente até seu reinado de uma década. Tornou-se o primeiro e único homem a vencer os eventos de trampolim e plataforma em Olimpíadas consecutivas.

...desde Mark Spitz, Matt Biondi foi o primeiro nadador a ganhar sete medalhas em uma edição olímpica. Na carreira, Matt ganhou 11 medalhas, sendo 8 ouros.

...o goleiro de handebol Andrey Lavrov é o primeiro e único atleta olímpico a conquistar quatro medalhas de ouro, representando três diferentes bandeiras: da União Soviética, da Comunidade dos Países Independentes e da Rússia. 

...pela primeira vez na história, o pódio do adestramento individual no hipismo não teve presença masculina, só mulheres: a alemã ocidental Nicole Uphoff-Becker montando Rembrandt foi ouro; a francesa Margit Otto-Crepin com o cavalo Corlandus foi prata e o bronze foi da suíça Christine Stueckelberger e
Gauguin de Lully.

...Steve Timmons e Karch Kiraly são os melhores jogadores de vôlei da seleção americana e fizeram parte da primeira seleção americana a ser bicampeão olímpica.

BARCELONA/1992...

...primeira participação dos jogadores profissionais de basquete da NBA, a liga norte-americana. Com um jogador universitário Christian Laettner e onze monstros: David Robinson, Pat Ewing, Larry Bird, Scottie Pippen, Michael Jordan – o maior de todos os tempos –, Clyde Drexler, Karl Malone, John Stockton, Chris Mullin, Charles Barkley e Magic Johnson foi formado o primeiro e inigualado ´dream team`, time dos sonhos da história olímpica. Com oito vitórias em oito partidas, pela primeira vez no torneio de basquete uma equipe venceu todas as partidas por uma diferença de, no mínimo, 32 pontos. 

...primeira aparição da revolucionária bicicleta projetada pela Lotus, a mística marca da Fórmula 1, que modificou conceitos até então básicos do quadro e do garfo. Usando essa bicicleta, o britânico Christopher “Chris” Boardman venceu a prova de Perseguição Individual. 

...pela primeira vez uma equipe brasileira – primeira vez no vôlei masculino – é ouro num esporte coletivo, nos Jogos (Marcelo Negrão, Jorge Édson, Giovane, Paulão, Maurício, Janelson, Douglas, Carlão, Talmo, Pampa, Tande e Amauri). 

...aos 17 anos de idade, a japonesa Ryoko Tamura conquistou a primeira medalha de uma sequência de cinco pódios, a de prata na categoria até 48kg do judô. Para homenageá-la, a fabricante de jogos eletrônicos SNK criou a personagem Ryoko Izumo para o jogo World Heroes. 

...três ouros em três em provas, a primeira do ranking de medalhas femininas foi a húngara Krisztina Egerszegi. Em 1996, ele conseguiu o tricampeonato olímpico nos 200 metros costas e se igualou a australiana Dawn Fraser.

...diagnosticada com uma doença autoimune grave conhecida como doença de Graves em 1990, Gail Devers superou a doença para forjar uma das carreiras mais longas e bem-sucedidas velocista do atletismo feminino. Desde Wyomia Tyus em 1968, Gail se tornou a primeira bicampeã olímpica dos 100 metros.

...demonstrando que o “sexo frágil” não é nada frágil, a chinesa Zhang Shan se tornou a primeira mulher a vencer todos os homens na prova mista do Skeet. 

ATLANTA/1996...

...pela primeira vez, um saltador colocou em seu pescoço a quarta medalha de ouro consecutiva no salto em distância. Aos 35 anos, Carl Lewis saltou 8,50 metros e se igualou a Alfred “Al” Oerter no lançamento do disco, outro americano tetracampeão olímpico. 

...noventa e dois anos depois de terem começado os Jogos, e trás 76 anos de participação brasileira, Jacqueline Silva e Sandra Pires, do vôlei de praia, tornam-se as primeiras campeãs de nosso país. 

...Michael Johnson o primeiro homem a vencer os 200m (com 19s32 e novo recorde mundial) e 400 metros rasos na mesma Olimpíada. 

...a corredora francesa Marie-José Perec igualou-se a Michael Johnson com o ouro nos 200 e 400 metros femininos, tornando-se a primeira mulher a conquistar a vitória nos 400 m em dois Jogos consecutivos. 

...o nadador russo Alexander Popov, o primeiro nadador a ganhar as provas dos 50m e 100m livres em duas Olimpíadas seguidas, além da medalha de prata nos revezamentos 4x100m livre e medley, conquistadas quatro anos antes. Um mês após os Jogos, após discutir com um vendedor em uma rua de Moscou, recebeu uma facada no estômago, passou por uma cirurgia e se salvou. 

...primeira medalha de ouro de uma equipe africana nos Jogos, a da seleção de futebol da Nigéria, que derrotou o Brasil na semifinal e a Argentina na final. 

...o ‘Pequeno Hércules’ como é chamado popularmente o halterofilista turco Naim Suleymanoglu, conquista o título em sua categoria pela terceira vez consecutiva, e é o primeiro a conseguir este feito na história dos Jogos. 

...a nadadora americana Amy Van Dyken foi a atleta mais condecorada em Atlanta: venceu 50 m, 100 m, revezamento 4x100 m nado livre e revezamento 4x100 m medley, tornando-se a primeira mulher de seu país a conquistar quatro títulos em uma única Olimpíada. 

...jogando com Kent Steffes, Karch Kiraly se tornou o primeiro e único homem a vencer a medalha de ouro no vôlei de praia e de quadra. 

...a primeira medalha de ouro dos Estados Unidos na prova por equipes feminina da ginástica artística foi um drama. Na última rotação, mesmo com o tornozelo quebrado, Kerri Strug realizou seu último salto sobre a mesa e garantiu a vitória. 

...Mia Hamm (2 ouros e 1 prata), a primeira grande jogadora de futebol feminino olímpico.

SYDNEY/2000...

...lutando contra a diabete desde 1996, com aplicações diárias de insulina, Steven Redgrave o primeiro pentacampeão olímpico de remo, a maior máquina remadora de todos os tempos. 

...aos 38 anos, na sua quinta participação, a alemã Birgit Fischer – ficou de fora em 1984 devido ao boicote – conquistou sua 12ª. medalha, a primeira canoísta do ranking olímpico. 

...filho de Henri Estanguet, campeão mundial na canoa slalom na década de 1970s e irmão de Patrice Estanguet, bronze na Canoagem de Velocidade em 1976, Tony Estanguet ganhou a primeira das três medalhas de ouro no C-1 no Slalom. 

...primeira ciclista a vencer as provas de Perseguição Individual, de Estrada e de Estrada contrarrelógio. A holandesa Leontien Zijlaard-van Moorsel é a maior ciclista olímpica de todos os tempos.

...no basquete feminino, a jogadora com mais medalhas é Teresa Edwards com 4 ouros e 1 bronze, a primeira conquistada em 1984.

...as irmãs Williams, Serena e Venus são as primeiras colocadas no ranking de conquistas olímpicas do tênis. Juntas possuem oito medalhas de ouro, quatro de cada.

ATENAS/2004...

...Michael Phelps primeiro nadador a conquistar oito medalhas, sendo seis de ouro. 

...após 52 anos, a Argentina voltou a conquistar medalhas de ouro. Pela primeira vez, as seleções de futebol e basquete venceram seus torneios no mesmo dia. 

...Tadahiro Nomura o primeiro tricampeão do judô, na categoria peso ligeiro. 

...pela primeira vez um brasileiro é o maior medalhista mundial num esporte olímpico: o iatista Torben Grael, com cinco, conquistadas em seis Jogos. 

...a alemã Birgit Fischer tornou-se a primeira mulher a conquistar medalhas de ouro em seis edições de Jogos Olímpicos com duas conquistas na canoagem. 

...Natalie Coughlin ganhou medalhas em cada uma das 12 provas que participou e se tornou a primeira mulher americana a ganhar seis medalhas em um dos Jogos de verão.

...a primeira americana desde Florence Griffith-Joyner em Seul 1988, a ganhar três medalhas de ouro no atletismo na mesma edição é Allyson Felix. Após os Jogos do Rio, ele acumulava seis medalhas de ouro e três de prata.

...empatado som o compatriota Anthony Ervin em 2000 e vencedor isolado em 2004, Gary Hall Jr é o primeiro nadador a vencer duas vezes consecutivas os 50 metros livres, a prova mais rápida da natação.

PEQUIM/2008...

...China se converte no primeiro país asiático campeão dos Jogos Olímpicos (ou seja, número um no ranking de medalhas). 

...Brasil conquista sua primeira medalha de ouro na natação, com o velocista César Cielo, nos 50 metros livres. 

...com 10km e em águas abertas do Parque Shunyi, se disputa pela primeira vez, a maratona aquática. Vitória do holandês Maarten van der Weijden no masculino e da russa Larisa Ilchenko no feminino. Esportes

... Sir "Chris" Hoy venceu as provas de velocidade individual, velocidade por equipes e keirin e se torna o primeiro britânico em 100 anos, a conquistar três medalhas de ouro na mesma Olimpíada. 

...a esgrimista italiana Valentina Vezzali torna-se a primeira tricampeã olímpica da modalidade em todas as armas. 

...Usain Bolt, o primeiro jamaicano a vencer as provas dos 100m, os 200m e o revezamento 4x100 metros masculino numa mesma edição dos Jogos. 

...Lisa Leslie é a primeira tetracampeã de basquete da história olímpica: 1996, 2000, 2004 e 2008.

...Dara Torres é a primeira nadadora americana a competir em cinco edições de 1984 a 2008 e conquistou 12 medalhas, quatro de cada cor.

LONDRES/2012...

...Michael Phelps dos EUA se torna o primeiro tricampeão da mesma prova na natação, após conquistar o ouro nos 200 metros medley. 

...com 22 medalhas, Michael Phelps o primeiro atleta entre homens e mulheres a superar a marca de 20 medalhas e o primeiro lugar absoluto no ranking geral de medalhas.

...Ruben Limardo Gascon, torna-se o primeiro esgrimista venezuelano e primeiro esgrimista da América do Sul a conquistar uma medalha de ouro. 

...o primeiro atleta bi amputado compete em uma Olimpíada: o sul-africano Oscar Pistorius (nasceu sem a fíbula das duas pernas e usou uma prótese de lâminas de fibra de carbono para correr) se classifica para a semifinal dos 400 metros rasos, com o segundo melhor tempo da sua bateria.

...o cavaleiro canadense Ian Millar se torna o primeiro atleta a participar de 10 edições dos Jogos Olímpicos da era moderna e se iguala a Herodoros, o primeiro atleta a participar de 10 edições (de 328 a 292 a.C.) das Olimpíadas da Grécia Antiga. 

...Kerri Walsh Jennings e Misty May-Treanor primeiras tricampeãs olímpicas no vôlei de praia: 2004, 2008 e 2012. 

...Bradley Wiggins o primeiro e único ciclista da história a ganhar a Volta da França – mais importante prova do Ciclismo mundial – e as provas de estrade e velocidade em Jogos Olímpicos. Em junho de 2015, em uma hora, ele pedalou 54,5km, novo recorde mundial. 

...no jogo de basquete entre Austrália e Rússia acontece a primeira enterrada num jogo olímpico feminino. A jogadora australiana Elizabeth Cambage, de 2,03 m, é quem consegue o feito. 

Michael Phelps na Rio 2016 (Crédito: GettyImages)

RIO DE JANEIRO/2016...

...pela primeira vez na história olímpica de todos os tempos, ao vencer os 200m medley, Michael Phelps chegou 13 medalhas de ouro em provas individuais e quebrou um recorde que durava mais de 2 mil anos, de Leónidas de Rodes, atleta das Olimpíadas da Antiguidade, com 12 vitórias. 

...Phelps é o primeiro tetracampeonato da natação, ele venceu os 200m medley. Ele é também o primeiro atleta a vencer dez provas de revezamento, superando a compatriota Jenny Thompson, que conquistou oito ouros por equipes. Apenas com os ouros no revezamento, Phelps seria o primeiro colocado em número de vitórias olímpicas da era moderna. 

...com cinco medalhas de ouro, Michael Phelps consolidou o primeiro lugar entre os maiores medalhistas da história: 23 contra 9 medalhas dos segundos colocados: a soviética Larissa Latynina, o finlandês Paavo Nurmi e os compatriotas Mark Spitz e Carl Lewis. Phelps é também o primeiro colocado no total de medalhas: 28 contra 18 de Larissa. 

...o jamaicano Usain Bolt se tornou o primeiro corredor tricampeão dos 100 e 200m livres do atletismo. Ele é o primeiro corredor a marcar menos de 9.82 segundos nas três vitórias dos 100 metros: 9.69 em 2008, 9.63 em 2012 e 9.81 em 2016. É também, o primeiro velocista a marcar menos de 19.79 segundos nos 200 metros: 19.30 em 2008, 19.32 em 2012 e 19.78 em 2016. Bolt encerra sua participação olímpica com oito medalhas de ouro e se torna o maior velocista da história olímpica. 

...das nove medalhas em disputa nos 100 metros rasos femininos nas últimas três olimpíadas: 2008, 2012 e 2016, as jamaicanas conquistaram sete, sendo Shelly-Ann Fraser-Pryce em 2008 e 2012 e Elaine Thompson em 2016 as primeiras colocadas. 

...Kim Rhode é a primeira pessoa entre homens e mulheres a ganhar medalhas em provas individuais em seis edições dos Jogos de Verão. A primeira mulher a conquistar medalhas em um período de 20 anos (ou mais), de 1996 a 2016. 

...Kaite Ledecky, a primeira nadadora a ter 9 dos 10 melhores tempos da história nos 400 metros livres. Ela saiu do Rio com quatro medalhas de ouro e uma de prata.

...a japonesa Kaori Icho, a primeira lutadora e a primeira mulher com 4 medalhas de ouro consecutivas na luta. 

...das nove medalhas em disputa nos 100 metros rasos femininos nas últimas três olimpíadas: 2008, 2012 e 2016, as jamaicanas conquistaram sete, sendo Shelly-Ann Fraser-Pryce em 2008 e 2012 e Elaine Thompson em 2016 as primeiras colocadas.

...primeiro país a superar a marca de mil medalhas de ouro, os Estados Unidos.

Usain Bolt na Rio 2016 (Crédito: GettyImages)