Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

Pôsteres Olímpicos – parte 5

Desde a restauração em 1896, os Jogos Olímpicos sempre tiveram uma estreita relação com a imagem. Nas primeiras edições, os pôsteres eram utilizados para promover e divulgar o evento. Com o passar dos anos, se tornaram a “cara” dos Jogos

Eduardo Colli Publicado em 30/06/2021, às 13h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anéis olímpicos em Yokoha - Getty Images
Anéis olímpicos em Yokoha - Getty Images

1996 – Atlanta – Estados Unidos

Artista: Primo Angeli.

Descrição: para celebrar o centenário dos Jogos Olímpicos modernos, o pôster combina símbolos clássicos e contemporâneos.

O atleta está no centro da ilustração sobre um fundo com as cores olímpicas. Através deste desenho, a intenção do artista foi de representar igualmente um homem e uma mulher, bem como todas as etnias dos participantes nos Jogos Olímpicos.

Contexto: o conjunto de pôsteres dos Jogos de 1996 em Atlanta foi composto por 63 obras, divididos em quatro séries. Uma destas séries foi produzida por empresas internacionais.

Foi desta série, que Juan Antonio Samaranch, então presidente do COI escolheu o pôster do italiano Primo Angeli como a imagem oficial dos Jogos.

2000 – Sydney – Austrália

Artistas: FHA Image Design.

Descrição: apresenta a silhueta de um atleta o “Millennium Man”, através das formas tipicamente australianas e as cores do emblema dos Jogos.

O atleta foi colocado sobre um fundo azul que lembra a água do porto de Sydney.

Sua sombra com forma mais humana sugere um portador da tocha olímpica.

Na parte inferior, a casa de espetáculos e espetacular Ópera House de Sydney.

Contexto: o comitê organizador encomendou que vários designers de diferentes movimentos artísticos produzissem os pôsteres. No total, 50 diferentes pôsteres foram publicados.

2004 – Atenas – Grécia

Artistas: Wolff Olins Consultores e Red Design Consultores.

Descrição: apresenta o emblema dos Jogos, também criado por Wolff Olins Consultores e Red Design Consultores, uma coroa de folhas de oliveira - uma alusão aos antigos Jogos Olímpicos, o prêmio dos vencedores.

O ramo de oliveira forma um círculo aberto, um convite para participar nos Jogos. As cores azuis e brancas do fundo são simbólicas para os gregos, recordaram o seu mar e do céu.

Contexto: produto da colaboração entre as empresas Wolff Olins Consultores e Red Design Consultores, a imagem dos Jogos foi inspirada pelo legado histórico da cidade, ligado ao seu aspecto moderno.

2008 – Pequim – China

Artista: desconhecido.

Descrição: a imagem dos Jogos é um dos pôsteres da série “sofisticada para um desenvolvimento harmonioso Jogos Olímpicos”, criada especialmente para Pequim 2008.

Pombas voam sobre uma paisagem montanhosa, com destaque para o emblema dos Jogos no topo. Apresenta ainda uma silhueta forma o caráter chinês Jing (que significa capital), em referência a Pequim, a capital do norte.

Contexto: a seleção dos pôsteres oficiais, incluindo a imagem dos Jogos, foi o resultado de um longo processo. No final, a equipa artística do Professor Ele Jie, vice-reitor da Academia de Artes e Design da Universidade de Tsinghua, foi a selecionada.

2012 – Londres – Grã-Bretanha

Artista: Rachel Whiteread.

Descrição: com o nome de Londres 2012, mostra círculos nas cores olímpicas sobrepostas umas sobre as outras. É uma clara referência aos cinco anéis que formam o símbolo olímpico. Estes círculos, que aparecem como marcas feitas por garrafas ou copos deixados em uma mesa, simboliza a lembrança de uma reunião social e festiva, como a reunião de atletas no estádio durante a cerimônia de abertura dos Jogos.

Contexto: em colaboração a Tate e Plus Tate Group, o comitê organizador trabalhou com um grupo de 19 galerias de arte regionais em todo o Reino Unido, para selecionar artistas responsáveis pela criação dos pôsteres oficiais de Londres 2012.

Foi estabelecida uma lista com mais de 100 artistas a serem considerados. Finalmente, um júri composto por especialistas de renome no campo das artes reduziu a lista para doze indivíduos, dos quais seis criaram um projeto para os Jogos Olímpicos.

O principal objetivo do júri foi excelência artística. Três dos seis artistas selecionados para desenhar os pôsteres dos Jogos Olímpicos ganharam o Prémio Turner.

2016 – Rio de Janeiro – Brasil

Artista: Agência de Design Tátil

Descrição: Sobre um fundo branco, o pôster apresenta o emblema dos Jogos Rio 2016, criado pela agência Tátil. O emblema que evoca a forma do icônico Pão de Açúcar, retrata atletas e figuras se unindo, com uma equipe em movimento, em um abraço caloroso.

Refletindo os principais conceitos de paixão e transformação, o emblema transmite as noções de Espírito olímpico, exuberância, diversidade harmoniosa e contagiosa energia.

Contexto: Treze artista, doze brasileiros e um colombiano criaram a série de pôsteres do Rio 2016.