Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

Pôsteres Olímpicos – parte 2

Desde a restauração em 1896, os Jogos Olímpicos sempre tiveram uma estreita relação com a imagem. Nas primeiras edições, os pôsteres eram utilizados para promover e divulgar o evento. Com o passar dos anos, se tornaram a “cara” dos Jogos

Eduardo Colli Publicado em 30/06/2021, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anéis olímpicos em Yokoha - Getty Images
Anéis olímpicos em Yokoha - Getty Images

Paris – França – 1924

Artista: Jean Droit.

Um grupo de atletas fazendo a saudação olímpica. Em frente a eles, folhas de louros, simbolizando a vitória e brasão das armas de Paris. A bandeira francesa tremula ao fundo.

Contexto: o pôster oficial foi escolhido através de um concurso, com 150 projetos. Dois foram os escolhidos, do artista Jean Droit (acima) e outro do artista chamado Orsi. O trabalho de Droit se tornou a imagem dos Jogos de 1924.

Amsterdã – Holanda – 1928

Artista: Emil Huber.

Um corredor carrega a coroa de louro, símbolo da vitória. As palavras: “Olympische Spiele 1928 – Amsterdam” em azul ao fundo.

A bandeira da Holanda tremula em primeiro plano, cobrindo a nudez do atleta.

Los Angeles – Estados Unidos - 1932

Artista: Julio Kilenyi.

Apresenta a tradição grega na antiguidade de proclamar uma trégua sagrada para permitir que os atletas, artistas e familiares viajassem em segurança para participar dos Jogos.

A tradição estabelecia que os mensageiros (arautos) viajam de cidade em cidade para anunciar a data das competições e exigir a trégua antes, durante e depois dos Jogos.

O arauto do pôster foi feito em argila e fotografado em seguida, criando um efeito 3D.

Foi o primeiro cartaz com os anéis olímpicos.

O artista Julio Kilenyi também desenhou as medalhas dos Jogos de 1932.

Berlim – Alemanha - 1936

Artista: Werner Würbel.

A quadriga do portão de Brandemburgo, símbolo da cidade e a figura de um atleta laureado. Em primeiro plano, o local e a data dos Jogos são mencionados.

No topo, os anéis olímpicos.

Contexto: foi realizado um concurso com a participação de 49 artistas alemães, que apresentaram 59 projetos. Como nenhum dos projetos apresentou as três premissas definidas pelo comitê organizador: indicar a importância dos Jogos; atrair a atenção para a cidade e promover os Jogos Olímpicos de uma forma eficaz e compreensível no estrangeiro, um segundo concurso foi realizado e o projeto de Werner Würbel foi o escolhido.

Tóquio – Japão e Helsinki – Finlândia - 1940

Inicialmente Tóquio foi a cidade-sede escolhida, mas com a guerra entre Japão e a China, os Jogos foram transferidos Helsinki.

Com a segunda grande guerra mundial, os Jogos de 1940, em Helsinki não foram disputados.

Londres – Grã-Bretanha - 1944

A segunda grande guerra mundial começou em 1939 e terminou em 1945 e pela terceira vez na história olímpica da era moderna uma edição dos Jogos foi cancelada.

Não houve nenhum pôster.