Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

A história da Eurocopa de 1960 a 2016 - parte 1

Confira um resumo e a origem de todas as edições até hoje da maior competição continental de seleções

Eduardo Colli Publicado em 01/07/2021, às 08h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taça da Euro 2020 no Coliseu, na Itália - Getty Images
Taça da Euro 2020 no Coliseu, na Itália - Getty Images

A criação

Em 1927, o então secretário-geral da Federação Francesa de Futebol Henri Delaunay propos a criação de um Campeonato da Europa de Nações, a ser disputada no mesmo ano da Copa do Mundo, com eliminatórias bienais. Essa proposta ficou esquecida por 30 anos.

Em 1954, quando da fundação da UEFA, o próprio Henri Delaunay (como secretário-geral da entidade) apresentou novamente a ideia, com algumas alterações: sem um número infinito de jogos; não deveria interferir na Copa do Mundo e que os participantes não fossem obrigados a encontrar sempre os mesmos adversários nos mesmos grupos.

Incentivado pelo jornal francês L’Équipe (o mesmo onde trabalhavam Jacques Ferran e Gabriel Hanot, os idealizadores da Liga dos Campeões), a proposta evoluiu para uma competição eliminatória, com jogos de ida e volta, realizados durante os dias de semana à noite e foi uma questão de tempo para o torneio sair do papel.

Delauny morreu em 1955 e não viu sua ideia se concretizar em 1958, com seu filho Pierre ocupando o cargo de secretário-geral da UEFA e de chefe do comitê organizador da 1a Taça das Nações Europeias (primeiro nome da Eurocopa).

O troféu da Eurocopa foi batizado de “Copa Henri Delauny”.

O primeiro jogo oficial da fase classificatória ocorreu em 1958. Jogando em casa, a União Soviética derrotou a Hungria por 3 a 1.

Após disputarem a fase classificatória, se classificaram para a fase final ou “final four”: França, União Soviética, Iugoslávia, Tchecoslováquia. Os franceses sediaram as quatro partidas finais e os soviéticos ficaram com o título.

A Itália, a Alemanha Ocidental e a Holanda não demonstraram interesse em participar.

Como ocorreu nas três primeiras edições da Copa do Mundo, a Inglaterra e as outras seleções das ilhas britânicas: Escócia, País de Gales, República da Irlanda e Irlanda do Norte também não jogaram.

De 1960 a 1976, apenas quatro seleções disputavam a fase final.

Em 1980, o número aumentou para oito. A partir de 1996, eram dezesseis e desde 2016, são vinte e quatro, divididas em 6 grupos com 4 seleções.

Sessenta e três anos após sua criação, a Eurocopa se tornou um dos maiores eventos esportivos do mundo.