Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / Eduardo Colli / Olimpíadas - Curiosidades

As 38 primeiras vezes das inovações tecnológica nas Olimpíadas (que nunca se esquecem...)

Conheça as inovações tecnológicas que aconteceram na história dos Jogos Olímpicos

Eduardo Colli Publicado em 05/08/2021, às 11h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Visão de Tokyo a noite - Getty Images
Visão de Tokyo a noite - Getty Images

PARIS/1900...

...pela primeira vez um atleta correu com pequenos pregos nas solas do sapatos: foi o americano Alvin Kraenzlein, que venceu quatro provas de velocidade no atletismo.

ESTOCOLMO/1912...

...o primeiro “photo finish” (sistema que combina fotografias e cronometragem semielétrica) usado nos Jogos serve para desempatar o segundo lugar, disputado por dois estadunidenses: Abel Kiviat e Norman Taber, cronometrados com o mesmo tempo de 3m59s9, nos 1.500m rasos. A imagem favorece Kiviat.

... pela primeira vez, a cronometragem eletrônica é utilizada.

...pela primeira vez se utiliza um moderno sistema de som com alto-falantes espalhados pelo complexo olímpico e pela cidade, para informar os resultados de cada esporte.

PARIS/1924...

...pela primeira vez, a radiofonia transmite ao vivo os Jogos. É a rádio oficial francesa, que serve, por enquanto, só aos parisienses.

AMSTERDÃ/1928...

...o grande placar eletrônico é instalado pela primeira vez no estádio olímpico, exibindo quase que imediatamente os resultados.

LOS ANGELES/1932...

...o primeiro placar mecânico escreve esta frase do fundador dos jogos modernos, Barão Pierre de Coubertain "O importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar. O essencial não é vencer, mas lutar bem.”

BERLIM/1936...

...pela primeira vez as Olimpíadas foram televisionadas, mas não para residências particulares. As competições se transmitiram graças ao famoso Fernsehkanone (canhão da televisão), uma imponente câmera totalmente eletrônica construída pela empresa local Telefunken. Próximo ao Estádio Olímpico foi levantado à torre emissora, a Funkturm, junto a um estúdio de mixagem que produzia oito horas diárias de programação para os berlinenses que podiam ver ‘o milagre’ em cinema e teatros adaptados; portanto foram 160 mil alemães, os primeiros que assistiram uma olimpíada por TV.

...pela primeira vez mais de 41 países puderam acompanhar aos jogos através do rádio.

...os resultados pela primeira vez foram transmitidos internacionalmente por telex.

...as notícias foram enviadas para o exterior via dirigíveis do tipo zepelins, pela primeira vez.

...a espada elétrica para marcar os pontos na esgrima é usada pela primeira vez.

LONDRES/1948...

... foram os primeiros Jogos a serem transmitidos por televisão para residências particulares (só para o Reino Unido e a medição indica que assistiram cerca de 500 mil telespectadores).

... no atletismo, pela primeira vez foram usados os blocos de largada, no chão, para apoiar e impulsionar os pés dos atletas nas provas rápidas.

MELBOURNE/1956...

...apesar da cobertura televisiva ao vivo dos Jogos Olímpicos estivesse disponível internacionalmente, pela primeira vez, os países europeus e os Estado Unidos boicotaram a venda dos direitos televisivos dos Jogos, resultado, apenas seis programas pré-gravados de meia hora foram disponibilizados por canais independentes nos EUA.

...na esgrima, o detector elétrico na espada foi introduzido pela primeira vez numa olimpíada.

ROMA/1960...

...graças ao satélite Telstar, lançado ao espaço pelos Estados Unidos em 1962, pela primeira vez os Jogos são transmitidos para os Estados Unidos, pela rede de televisão ABC, que paga 394 mil dólares pelos direitos.

TÓQUIO/1964...

...o evento transmitido desde Tóquio foi o primeiro programa de televisão a cruzar, ao vivo, o Oceano Pacífico.

...primeiras fotos coloridas das cerimônias e das competições.

...pela primeira vez as provas do atletismo foram realizadas sobre uma pista sintética ou de tartan, feita de poliuretano e fabricada pela empresa 3M.

…registro dos tempos sincronizados com as fotos das chegadas, oficialmente utilizados pela primeira vez e oficializados pelo IAAF e COI.

...foram os primeiros Jogos transmitidos por um satélite de comunicação geoestacionário para outros continentes.

...pela primeira vez foram utilizados computadores para processar, armazenar e divulgar os resultados.

MÉXICO/1968...

...pela primeira vez o atletismo, o remo, a canoagem, a natação e as competições equestres foram cronometradas manual e eletronicamente, mas pela primeira vez foram as marcações eletrônicas que se tornaram as oficiais.

MUNIQUE/1972...

...pela primeira vez os Jogos Olímpicos foram transmitidos ao vivo para o Brasil.

BARCELONA/1992...

...primeira aparição da revolucionária bicicleta projetada pela Lotus, a mística marca da Fórmula 1, que modificou conceitos até então básicos do quadro e do garfo. Usando essa bicicleta, o britânico Christopher “Chris” Boardman venceu a prova de Perseguição Individual.

...pela primeira vez uma edição dos Jogos ganha um vídeo game: Barcelona 92 foi o nome pouco original, produzido pela US Gold, que o lançou nos videogames da Sega, Master System e Mega Drive.

ATLANTA/1996...

...o site dos Jogos, o primeiro da história olímpica, durante os 17 dias de disputas foi acessado mais de 189 milhões vezes.

ATENAS/2004...

...pela primeira vez na história olímpica as competições foram transmitidas via Internet.

...a cerimônia foi transmitida pela primeira vez em HD pela americana NBC e pela japonesa NHK.

PEQUIM/2008...

...foram os primeiros jogos olímpicos a serem totalmente produzidos e exibidos inteiramente em alta definição (high definition).

RIO DE JANEIRO/2016...

...um contador eletrônico foi colocado pela primeira vez dentro das piscinas, embaixo de cada raia, informando aos atletas, a contagem de voltas das provas mais longas.

...geração e transmissão das imagens pela primeira vez em resolução 8K.

...pela primeira vez, as duas modalidades do voleibol contaram com o sistema de challenge (desafio) com 10 câmeras em quadra e na rede, usado quando um time contesta a decisão do árbitro.

...nas provas do tiro com arco, a pontuação pela primeira vez foi feita por um sistema eletrônico que fornece o resultado imediato.

...o alvo eletrônico no tiro esportivo evoluiu e pela primeira vez, utilizando um feixe de laser, efetuou a leitura e o cálculo do local do impacto do projétil.

TÓQUIO/2020...

...a vila olímpica receberá os primeiros robôs humanoides para dar informações aos atletas.

...durante a olimpíada, irão ocorrer as primeiras viagens experimentais do Maglev Train, o trem mais rápido do mundo, capaz de alcançar 600km por hora.