Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

As 131 primeiras vezes das curiosidades olímpicas

Confira algumas das principais curiosidades das Olimpíadas

Redação Publicado em 05/08/2021, às 17h58 - Atualizado às 18h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira algumas curiosidades das Olimpíadas - GettyImages
Confira algumas curiosidades das Olimpíadas - GettyImages

ATENAS/1896...

...pela primeira vez se compete olimpicamente.

...primeira edição das três edições com equipes mistas (1900 e 1904), com atletas de várias nacionalidades, como a dupla formada pelo britânico John Pius Boland e o alemão Friedrich Traun, primeiros colocados entre as duplas masculinas do tênis.

...o australiano Edwin Flack é o primeiro na história do atletismo olímpico a ganhar duas provas: 800m, em 2min1s, e 1500m, em 4min33s2. Flack também correu a maratona. No tênis, jogou os torneios de simples (terminando em oitavo) e ao lado do britânico George S. Robertson, conquistou a medalha de bronze em duplas.

...o primeiro regulamento votado pelo COI, em 1894, permitia que apenas atletas amadores participassem dos Jogos.

...pela primeira vez há um protesto olímpico: a grega Stamati Revithi, correu o percurso da maratona fora do estádio, no dia seguinte a prova masculina, em resposta a proibição feminina de participarem nas modalidades olímpicas. Ela demorou quatro horas e meia, sendo mais rápida que alguns homens e acendeu uma luz na possibilidade de as mulheres serem aceitas como protagonistas e não, só, como foi nestes primeiros Jogos, espectadoras.

...vencedor na Ginástica e na Luta, o alemão Carl Schuhmann se tornou o primeiro atleta a conquistar a medalha de ouro em mais de um esporte, algo muito raro de acontecer.

...o primeiro grande nadador olímpico, o húngaro Alfréd Hajós venceu os 100 e 1.200 metros livres, prova que devido a água gelada, competiu com o corpo coberto por uma camada de meia polegada de graxa. Formado em Arquitetura, em 1924, ele é o primeiro e único atleta a ganhar também a medalha de ouro olímpica nas competições olímpicas de Arte.

...pastor de ovelhas desde criança, depois carteiro e soldado, que passou a véspera orando e jejuando; comungou na manhã da prova e, 2 horas, 58 minutos e 50 segundos após a largada, vestido de branco e com o número 17, Spiridion Louis se tornou o primeiro vencedor da maratona olímpica.

PARIS/1900...

...a maioria das publicações olímpicas afirmam que ele era desconhecido, outras que seu nome era Marcel Depaillé, o timoneiro da dupla holandesa François Brandt e Roelof Klein na prova do “dois com” do remo, o garoto francês com idade entre 7 e 10 anos, a primeira criança a conquistar uma medalha olímpica.

…a princesa Daria Pratt (esposa do Príncipe sérvio Alexis Karageorgevich), Louis Napoléon Murat (sobrinho neto do Imperador Napoleão I), o príncipe iraniano Firidun Malkom Khan e Marie Joseph Anatole Élie de Riquet de Caraman, a princesa Joseph de Caramas-Chimay, os primeiros nobres que participaram dos Jogos.

...pela primeira e única vez foi realizada a prova de pesca, disputada no Rio Sena com 600 competidores de seis nações e vencida pelo francês Emile Lesueur que pescou 881 peixes.

...para muitos parece uma diversão de crianças, mas desde essa edição, quando foi disputado pela primeira vez até 1920, era um esporte olímpico, o cabo de guerra.

...a partir de notícia de jornais, sabe-se que seis arqueiros holandeses competiram em eventos de tiro com arco, como não existe registro reais, de quem eram e em quais eventos competiram, pela primeira vez, os participantes são listados como competindo em “Evento Desconhecido”.

SAINT LOUIS/1904...

...são os primeiros Jogos disputados fora de Europa.

...disputada nos arredores campestres de Saint Louis, com sete empinadas colinas, na distância de 40 km, a maratona pela primeira vez foi seguida por uma caravana de carros, todos da marca Ford.

...tentando melhorar a imagem da feira, mas na verdade piorando-a, pela primeira foram disputadas as competições denominadas ‘Dias Antropológicos’, com a participação de pigmeus e de nativos da Patagônia e da África. Uma vergonhosa mancha na história olímpica.

LONDRES/1908...

...os 42.195 metros da maratona — distância que permanece até hoje, mas não é a distância original entre o planalto de Maratona e a cidade de Atenas— foram disputados pela primeira vez. Essa é a distância que separa o terraço leste do castelo de Windsor da linha de chegada, em frente ao camarote da Rainha Alexandra no estádio olímpico, onde aconteceu a chegada. Mudou-se a extensão do percurso porque o rei Eduardo VII, que vivia no castelo de Windsor, quis dar a partida desde sua residência, para que seus netos assistissem ao espetáculo.

...pela primeira vez se constrói um ‘complexo olímpico’ (só instalações esportivas, sem a Vila Olímpica).

...pela primeira e única vez, se disputam dos esportes movidos a motor, com as disputas das provas de barcos movidos à gasolina.

...pela primeira – e única – foi disputado o ‘bicycle polo’ ou ‘polo em bicicleta’ como deporte de exibição.

...pela primeira – e única – vez uma prova fica sem vencedor: sim, a corrida ciclística de velocidade, masculino, não teve campeão, nem vice nem terceiro colocado, apesar de ter contado com a participação de 45 atletas.

...na final dos 400 m livres do atletismo, corrida no dia 23 de julho contava com um britânico e três americanos, após os árbitros britânicos acusarem o americano John Carpenter de cometer uma falta contra o britânico Wyndham Halswelle, a prova foi encerrada e John desclassificado. Após muita confusão, a prova foi remarcada para o dia 25 de julho. Como os três americanos em protesto não participaram, pela primeira vez, uma corrida teve um único atleta, o britânico Wyndham Halswelle que ganhou o ouro.

...pela primeira vez uma edição do Jogos dura mais de seis meses. O início das competições foi em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro.

ESTOCOLMO/1912...

...amparados por uma lei local, pela primeira vez, os organizadores suecos proibiram a realização das lutas de boxe. Após os Jogos, o COI publicou uma regulamentação restringindo o poder do comitê organizador do país sede nas decisões sobre o programa olímpico.

...por iniciativa de Pierre de Coubertin, que pretendia unir “músculos e mente” nos Jogos, com cinco categorias: arquitetura, literatura, música, pintura e escultura, foi disputada a primeira edição do Festival Olímpico de Artes, que aconteceram até 1948.

...pela primeira e única vez, um dirigente olímpico, ou melhor, o primeiro e principal dirigente olímpico, o Barão de Coubertin, usando dois pseudônimos (Georges Hohrod e Martin Eschbach) participou do concurso olímpico de poesia e com “Ode ao esporte”, conquistou a medalha de ouro. Esta foi a primeira e única medalha da categoria “literatura mista”.

... devido a uma desidratação extrema, o português Francisco Lázaro cai inanimado no quilômetro 30 da maratona, o primeiro homem a morrer numa olimpíada.

...a luta semifinal da categoria dos médios, pela primeira e única vez da história olímpica, ultrapassou onze horas de duração, mais precisamente foram onze horas e quarenta minutos, que terminou com a vitória do russo Martin Klein sobre o finlandês Alfred "Alppo" Asikainen. Devido ao cansaço, Klein não lutou a final e ouro para o sueco Claes Johansson.

ANTUÉRPIA/1920...

...ao final dos Jogos, houve o primeiro furto de uma peça olímpica, a bandeira olímpica original foi roubada. Em 1997, durante uma cerimônia promovida pelo COI, quando um repórter mencionou seu desaparecimento, o americano Hal Haig Prieste, bronze na prova da Plataforma dos Saltos Ornamentais, disse: “eu posso ajudar, está na minha mala. Eu subi no mastro e levei para casa”.

...também pela primeira vez se soltam centenas de pombas brancas simbolizando a paz que o espírito olímpico persegue.

...prata nos 1500 metros do atletismo, em 1959, o britânico Philip J. Noel Baker se tornou o primeiro e único medalhista olímpico a ganhar o prêmio Nobel, no caso dele, o da Paz por seu trabalho contra o desarmamento.

...Daniel Carroll foi ouro no Rugby pela Austrália em 1908 e ouro também em 1920, mas representando os Estados Unidos. Primeiro atleta a ganhar duas medalhas de ouro por dois países diferentes.

PARIS/1924...

...por influência do Barão de Coubertin, pela primeira vez os Jogos retornam a uma cidade que já havia sido sede.

...pela primeira vez é utilizada uma vila olímpica, para hospedar os mais de três mil atletas das 44 nações (recorde) que concorreram aos Jogos. Para que ninguém se engane: eram barracões de madeira que mal cumpriam seu propósito.

...pela primeira vez o número de jornalistas que cobre o evento chega ao milheiro: todo mundo – como sempre – quis ir a Paris, daí o sucesso.

AMSTERDÃ/1928...

...a primeira ação efetiva de marketing de uma empresa ligada aos Jogos, da Coca-Cola que instala de pontos de vendas próximos dos locais de competição.

...pela primeira vez, os direitos fotográficos dos Jogos são comercializados.

LOS ANGELES/1932...

...foi construída a primeira vila olímpica verdadeira da história, composta de setecentos chalés numa área adjacente ao estádio Memorial Coliseum – o estádio olímpico com 105 mil lugares –, onde existiam serviços de hospital, corpo de bombeiros, refeitórios diversos, correios, ginásio para treinos, lavanderias e mais.

...os árbitros, pela primeira vez numa olimpíada, mudaram o resultado de uma final depois de rever as imagens da chegada. O terceiro lugar nos 110 metros com barreiras, que na primeira visão favoreceu o local Jack Keller, foi repassado finalmente para o britânico Donald Finlay.

...pela primeira vez, se produz um erro imperdoável. A organização foi quase perfeita... até a realização da prova dos 3000m steeplechase (com obstáculos). O oficial encarregado de contar as voltas, que substituiu o titular, doente, esquece-se de contar a primeira volta. Quando o finlandês Volmari Iso-Hollo passa a linha de chegada, percebe o erro e recomeça: ele ganha sem problemas, mas... O erro tem consequências nas vagas seguintes. Joseph McCluskey, que estava na frente do britânico Thomas Evenson no primeiro ‘final’, é ultrapassado na volta ‘extra’ e Evenson se impõe com 2/100 de vantagem. McCluskey, cavalheirescamente, recusou participar de uma revanche promovida para o dia seguinte, explicando que “uma corrida só tem uma linha de chegada”.

...pela primeira vez há ‘gato’ nos Jogos, ainda quando era impossível (ou quase) ter ciência dele. A ‘polonesa’ Stanisława Walasiewicz, que vivendo nos Estados Unidos usava o nome de Stella Walsh, ganha para a Polônia a medalha de ouro nos 100m femininos do atletismo (quatro anos mais tarde, em Berlim, conquistaria a prata na mesma prova). Mas, em 1980, quando falece, uma biópsia demonstra que Stanisława ou Stella era, biologicamente, um homem.

BERLIM/1936...

...em 1910, o Japão anexou à Coréia. Em Berlim, pela primeira vez, um corredor o coreano Sohn Kee-Chung, correu com o nome do país ocupante, no caso Son Kite – seu nome em japonês –, e venceu a maratona. Em Seul - 1988, aos 74 anos, ele carregou a tocha olímpica na cerimônia de abertura.

...por causa do nazismo, pela primeira vez aparece com força o tema do racismo: as vitorias do negro Jesse Owens na frente do próprio Adolf Hitler e de outros negros americanos, demonstrando no atletismo que a raça ariana não era superior, é o ponto marcante dos últimos Jogos antes da 2ª Guerra Mundial.

LONDRES/1948...

...ainda na Ginástica, houve um erro inacreditável. Pela primeira e única vez, na escala de zero a dez, uma das juízas deu a nota 13,1 pontos a uma ginasta.

...foi em Londres o se registrou a primeira deserção política com pedido de asilo: Marie Provaznikova, presidente da Federação Internacional de Ginástica na Tchecoslováquia, recusou-se a voltar a seu país, alegando falta de liberdade (os tchecos tinham sido inclusos no bloco soviético).

... Ali Dara campeão olímpico jogando pela Índia em 1936, se torna o primeiro a ganhar uma medalha de ouro como treinador do Paquistão no mesmo esporte, o hóquei na grama.

HELSINQUE/1952...

...a primeira moeda cunhada em homenagem aos Jogos Olímpicos de 1952, a de 500 markka.

...pela primeira vez na história olímpica, marido e mulher os checos Emil Zátopek e Dana Ingrová Zátopek ganharam medalha de ouro no mesmo dia, 24 de julho. Ele venceu os 5000 metros e ela o lançamento de dardo. Além de casados e de terem obtido medalhas de ouro na mesma tarde, os dois nasceram na mesma data, 22 de setembro de 1922.

...o carpinteiro sueco Lars Hall corou-se primeiro campeão olímpico ‘não-militar’ do pentatlo moderno.

...o americano Eric Ridder campeão olímpico na classe 6 metros, se tornaria em 1964, o primeiro velejador a vencer também a America's Cup, como sub-capitão do barco Constellation em 1964.

MELBOURNE/1956...

... foram os primeiros Jogos a atravessar a linha do Equador e se realizar no Hemisfério Sul.

...pela primeira vez os Jogos se realizam em dois tempos e em dois continentes. Como a lei australiana ordenava que todos os cavalos se submetessem a uma quarentena, as provas de hipismo são realizadas em Estocolmo, cinco meses antes.

...pela primeira vez, a política internacional se intrometeu, ainda que indiretamente, nos Jogos: a invasão da Hungria por tropas soviéticas, naquele mesmo ano, ocasionou a desistência de três nações: Espanha, Holanda e Suíça. Assim como egípcios, iraquianos e libaneses boicotaram o evento em protesto pela presença anglo-francesa que tinha desembarcado tropas militares no Canal de Suez. Por último, uma discussão entre China e Taiwan, que ainda continua hoje apesar de diplomaticamente ter se resolvido 28 anos mais tarde, fez com que a primeira se recusasse a participar pela presença da segunda (alguns deles participaram das competições equestres em Estocolmo).

...campeões olímpicos em plena Guerra Fria, a bela tcheca Olga Fikotova e o americano Harold Connoly se apaixonaram, o primeiro “love story” que comoveu o mundo. Eles se casaram em Praga, com o casal Zátopek como padrinhos.

ROMA/1960...

...por sua política de apartheid – política de segregação racial de brancos contra os negros –, pela primeira vez um país, a África do Sul foi impedida de participar dos Jogos.

.
..pela primeira e inédita vez, uma igreja, a Basílica de Maxientius foi utilizada para as disputas da luta.

...pela primeira vez se candidata a ser sede dos Jogos uma cidade do bloco comunista europeu: Budapeste, a capital da Hungria. Perdeu.

...por causa do forte calor, pela primeira vez a maratona se corre a noite e pela primeira vez, o trajeto é iluminado por tochas, que percorreram as Vias Appia Antica e Aurelia, com chegada no Arco de Constantino ao lado do Coliseu.

TÓQUIO/1964...

...primeiros Jogos de Verão disputados no outono.

...o revezamento 4x100 feminino foi vencido pela equipe polonesa com um novo recorde mundial. Em 1967, uma das integrantes daquela equipe, Ewa Klobukowska (também medalha de bronze nos 100 metros), tornou-se a primeira atleta a não passar em um teste de comprovação de sexo. Ela foi proibida de continuar competindo e seu recorde por equipe acabou anulado.

...estas foram as primeiras Olimpíadas a ser realizadas na Ásia.

MÉXICO/1968...

...pela primeira vez os Jogos foram sediados na América Latina.

...o futuro presidente do Comitê Olímpico Internacional, o belga Jacques Rogge, participa dos Jogos pela primeira vez – de três - competindo na vela.

.
..os controles antidoping para os atletas são praticados pela primeira vez.

...pela primeira vez um atleta, o sueco do pentatlo moderno Gunnar Liljenwall, foi desclassificado pelo exame antidoping: deu positivo por excesso de álcool.

...a politização dos Jogos Olímpicos se torna inevitável pela grande visibilidade que começaram a ter os atletas; assim, pela primeira vez, os negros americanos Tommie Smith y John Carlos, ouro e bronze dos 200m rasos, reivindicaram a luta dos direitos civis em seu país, fazendo o sinal de protesto do movimento Black Power. O COI, por decisão de seu presidente, o americano branco Avery Brundage, com o pretexto que isso agredia o espírito olímpico, suspendeu os atletas e os expulsou da vila olímpica. A partir daí os outros negros americanos, solidarizados com seus colegas, repetiram o gesto cada vez que subiram ao pódio ou usavam algum elemento identificador do movimento como as boinas que luziram Lee Evans, Larry James e Ron Freeman quando venceram os 400m rasos.

...pela primeira vez os Jogos se disputam numa altitude de 2.300m.

...antes da Olimpíada, os médicos controlam, pela primeira vez, todas as atletas femininas para verificar que se elas eram efetivamente de mulheres.

MUNIQUE/1972...

...pela primeira vez, no dia 5 de setembro, oito terrorista palestinos da organização Setembro Negro invadiram o alojamento da equipe israelense. Dois judeus foram mortos e nove foram feitos reféns. Dezoito horas depois, os terroristas e os reféns foram levados para uma base aérea. No poso do helicóptero, a polícia alemã atirou e os terroristas detonaram suas granadas. Nove atletas, cinco terrorista – três foram presos –, e dois policiais mortos.

...muitos pensaram que pela primeira vez, os Jogos seriam cancelados, mas na manhã seguinte, houve apenas uma cerimônia fúnebre e o presidente do COI, Avery Brundage declarou: “os Jogos devem continuar”.

MONTREAL/1976...

...montado pela primeira vez nos Jogos, um fantástico aparato de segurança com 15.000 policiais e que custou 8.000 dólares por atleta.

...primeiros testes antidopings para detectar o uso de esteroides anabolizantes.

...com um mecanismo ilegal na espada, o soviético Borys Onyshchenko pontuava de maneira fraudulenta. Pela primeira vez na competição do pentatlo moderno, um atleta e sua equipe foram expulsos das competições.

...Taro Aso do Japão que competiu nas provas de tiro, em 2008, se tornou o primeiro atleta olímpico a se tornar primeiro-ministro.

...Thomas Bach integrante da equipe alemã de esgrima, conquista a medalha de ouro. Em setembro de 2013, ele se torna o primeiro campeão olímpico a ser presidente do COI.

...foram os primeiros Jogos modernos marcados por um grande boicote geral. Lideradas pela República do Congo, 26 nações africanas, mais o Iraque – Ásia - e a Guiana –América do Sul - se recusaram a participar, em protesto pelo COI não suspender a Nova Zelândia, que havia autorizado sua seleção nacional de rúgbi, os ‘All-Blacks’, a jogar na África do Sul, país que nesse momento cumpria suspensão da comunidade internacional por sua declarada política racista, conhecida como ‘Apartheid’.

MOSCOU/1980...

...pela primeira vez na história olímpica, em razão da invasão militar soviética no Afeganistão, os Estados Unidos não participam dos Jogos. Em razão disto, alguns Comitês Olímpicos Nacionais tradicionais, casos da Grã-Bretanha, França e Itália, pela primeira vez, enviaram suas delegações para Moscou, mas sem a bandeira e o hino desses países.

...doze dias depois do triunfo nos 1.500m, a soviética Tatyana Kazankina conseguiu quebrar seu próprio recorde, com o tempo de 3min52s47, tornando-se a primeira mulher a correr essa distância mais rápido que Paavo Nurmi, o ‘Finlandês Voador’ dos anos 20/30 (em 1984, Kazankina recebeu uma suspensão de 18 meses porque negou-se a realizar um exame antidoping, por ordem de seu treinador, após uma prova).

...pela primeira e única vez os Jogos não foram transmitidos exclusivamente por uma rede de TV americana. A cadeia NBC renunciou às transmissões em virtude do boicote americano, limitando a cobertura a flashes em videoteipe. Um pool televisivo formado pela Rádio e TV estatal da URSS com as cadeias Univisión, Eurovisión, Televisa mexicana e a CTV do Canadá, produziu e divulgou as imagens que, ao vivo, foram assistidas por todo o mundo.

LOS ANGELES/1984...

...após tropas americanas invadirem pela primeira vez Granada, pequeno país do caribenho, em maio de 1984, pela primeira vez desde 1952, a União Soviética declarou o boicote aos Jogos e foi acompanhada por quatorze países

– todos os países comunistas satélites soviéticos –, exceto a Romênia, que pela primeira vez, não acompanhou uma decisão da nave mãe do império socialista do leste europeu no olimpismo.

...pela primeira vez os atletas profissionais são autorizados a participar dos Jogos.

...depois de muitos anos, pela primeira vez os Jogos geram rentabilidade para os organizadores: 150 milhões de dólares foi o lucro declarado.

...com a vitória de Carlos Lopes na maratona – recorde olímpico até 2008 – Portugal finalmente conquista sua primeira medalha de ouro da história.

...aos 48 anos de idade, após participar de três edições, o alemão Reiner Klimke conquistou sua primeira medalha de ouro Individual no Adestramento.

...pela primeira vez, o mundo assiste assustado no final da maratona feminina, a cambaleante suíça Gabriela Anderson se arrastar por cinco angustiantes minutos para cobrir os últimos 200 metros.

SEUL/1988...

...o goleiro de handebol Andrey Lavrov é o primeiro e único atleta olímpico a conquistar quatro medalhas de ouro, representando três diferentes bandeiras: da União Soviética, da Comunidade dos Países Independentes e da Rússia.

BARCELONA/1992...

...após a primeira tentativa de sediar em 1924, a cidade de Barcelona foi escolhida para receber os Jogos.

...primeira edição dos Jogos realizados em curta distância entre a maioria das instalações, num raio de 5km da Vila Olímpica

...pela primeira vez desde 1972, uma edição olímpica dos Jogos não sofreu nenhum tipo de boicote, com 169 nações e 9.356 atletas.

...pela última vez desde 9124, os Jogos de Verão e Inverno aconteceram no mesmo ano. A primeira edição intercalada foi de Inverno em 1994, na cidade norueguesa de Lillehammer.

ATLANTA/1996...

...no aniversário de 100 anos da primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, Atenas era a favorita a ser escolhida, mas na votação venceu Atlanta, que sediou os Jogos do Centenário.

...mesmo com uma grande força policial, na madrugada do dia 27 de julho, terror voltou a atacar os Jogos. Pela primeira vez, uma bomba explodiu durante a realização dos Jogos. O ataque aconteceu no Parque Olímpico e matou a americana Alice Hawthorne, e, de ataque cardíaco, o turco Melih Uzonyol.

...primeira medalha de ouro de uma equipe africana nos Jogos, a da seleção de futebol da Nigéria, que derrotou o Brasil na semifinal e a Argentina na final.

SYDNEY/2000...

...primeira edição da olimpíada de verão a ser disputado parcialmente no inverno e na primavera australiana.

...com uma tocha especial e uma chama a 2000oC, pela primeira vez uma etapa do revezamento da tocha ocorreu embaixo d´água com a chama mantendo-se acesa o tempo todo.

...campeão em 1992 pela CEI – Comunidade dos Estados Independentes (nome usado pela equipe das antigas repúblicas que faziam parte da União Soviética) o levantador de peso Kakhi Kakhiashvili nasceu na Georgia, mas competiu pela Grécia e se tornou desde 1920, o primeiro campeão olímpico por dois países diferentes.

ATENAS/2004...

...após aproximadamente 1.500 anos das últimas competições, pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da era moderna, as provas do arremesso do peso foram disputadas no sagrado santuário olímpico de Olímpia.

...após 52 anos, a Argentina voltou a conquistar medalhas de ouro. Pela primeira vez, as seleções de futebol e basquete venceram seus torneios no mesmo dia.

...pela primeira vez Israel conquistou uma medalha de ouro: Gal Fridman no windsurf. Também os Emirados Árabes Unidos foram ouro pela primeira vez com Ahmed Al Maktoum no tiro; Chile, com Nicolás Massú e Fernando González no tênis; a República Dominicana, com Félix Sánchez no atletismo; e Formosa com Chu Mu-Yen e Chen Shih-Hsin, ambos no taekwondo. E, pela primeira vez o Paraguai ganhou medalha, foi prata com a equipe masculina de futebol, e a Eritreia, bronze com Zersenay Tadese no atletismo.

...pela primeira vez na história foi liberada a participação dos transexuais, com a condição de que os hormônios presentes em seus corpos não os favorecessem durante as provas.

PEQUIM/2008...

...China se converte no primeiro país asiático campeão dos Jogos Olímpicos (ou seja, número um no ranking de medalhas).

...pela primeira vez, 87 países conquistaram medalhas olímpicas.

...eleita sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2022, Pequim será a primeira cidade a sediar as duas versões dos Jogos.

LONDRES/2012...

...a capital inglesa é a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes: 1908, 1948 e 2012.

...Ruben Limardo Gascon, torna-se o primeiro esgrimista venezuelano e primeiro esgrimista da América do Sul a conquistar uma medalha de ouro.

...o primeiro atleta bi amputado compete em uma Olimpíada: o sul-africano Oscar Pistorius (nasceu sem a fíbula das duas pernas e usou uma prótese de lâminas de fibra de carbono para correr) se classifica para a semifinal dos 400 metros rasos, com o segundo melhor tempo da sua bateria.

...em 29 de julho, o futebol do bicampeão Uruguai sofre sua primeira derrota na história dos Jogos Olímpicos: perde para Senegal por 2 a 0.

...no Badminton, pela primeira vez, oito jogadoras (uma dupla da China, uma da Indonésia e duas da Coreia do Sul) foram expulsas das competições, acusadas de perder propositalmente partidas da fase de grupos para garantir jogos mais fáceis nas etapas posteriores.

...a neta da rainha Elizabeth II, a amazona Zara Phillips, torna-se o primeiro membro da família real britânica a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos: ela fez parte da equipe de hipismo do Reino Unido que conquistou a prata no concurso completo de equitação (CCE).

...o egípcio Alaaeldin Abouelkassem converte-se no primeiro africano a ganhar uma medalha olímpica na esgrima

...pela primeira vez uma partida de vôlei termina em cinco sets com diferença de apenas dois pontos em todos eles em uma edição olímpica: Japão x China. Vitória das japonesas por 3 a 2, parciais de 28-26, 23-25, 25-23, 23-25 e 18-16.

RIO DE JANEIRO/2016...

...primeira edição dos Jogos Olímpicos realizada na América do Sul.

...os Jogos Olímpicos de Verão são pela primeira vez, disputados totalmente no inverno.

...pela primeira vez na história olímpica, dos 207 países participantes, 59 conquistam no mínimo uma medalha de ouro e 87 no mínimo uma medalha.

...primeira e inédita equipe de atletas refugiados de países em guerra, dez competidores de nações como Síria, Congo, Etiópia e outros.

...primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê.

...em 2015, o Ministério dos Esportes da Rússia foi acusado de comandar um esquema que escondia o uso de substâncias proibidas e pela primeira vez na história, a equipe de atletismo da russa foi banida dos Jogos.

...o prefeito do Rio, Eduardo Paes carregou a tocha olímpica e se tornou o primeiro político no exercício de um cargo executivo a carregar a tocha na história dos Jogos olímpicos da era moderna. Segundo o protocolo do COI, não se deve misturar excessivamente política e esporte, com os políticos no exercício de um cargo podem apenas segurar a tocha e repassá-la, sem, no entanto, correr com ela.

...”Nós investigamos e descobrimos que no dia da cerimônia de abertura dos Jogos 80 litros de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) foram colocados na água. Isso criou uma reação para o cloro que neutralizou sua habilidade de matar organismos", disse Gustavo Nascimento, diretor de gestão das arenas do Rio 2016 sobre a razão que pela primeira vez na história olímpica, a água das piscinas de salto ornamentais e nado sincronizado ficaram da cor verde.

...na conquista da primeira medalha de ouro de Singapura, Joseph Schooling venceu os 100m borboleta com 50.39s. Nesta prova houve o primeiro e inédito tríplice empate: Michael Phelps, o sul-africano Chad Le Clos e o húngaro Laszlo Cseh marcaram com 51.14 segundos e levaram a prata.

...a primeira olimpíada das vaias. Com hábitos futebolísticos, a torcida brasileira usou e abusou das vaias, principalmente contra os adversários como o francês Renaud Lavillenie, na vitória do brasileiro Thiago Braz no salto com vara.

TÓQUIO/2020...

...em dezembro de 2019 surgiram os primeiros casos do COVID-19 ou coronavírus, causados pelo vírus SARS-CoV-2, na cidade chinesa de Wuhan.

...no 11 de março de 2020, a OMS - Organização Mundial da Saúde classificou o surto causado pelo COVID-19 como pandemia: “termo usado para uma determinada doença que rapidamente se espalhou por diversas partes de diversas regiões (continental ou mundial) através de uma contaminação sustentada”. E pela primeira vez, desde Gripe Espanhola que entre 1918 e 1920 matou aproximadamente 50 milhões de pessoas, o mundo passou a enfrentar uma terrível doença.

...no dia 24 de março de 2020, os Jogos de Tóquio, agendados para acontecerem entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020, foram adiados para 2021. Pela primeira na história, uma edição olímpica irá acontecer em um ano ímpar, mas mantendo o nome e a marca: “TOKYO 2020”.

...pela primeira vez adiados, os Jogos Olímpicos foram anteriormente cancelados, em 1916 devido a primeira guerra mundial e em 1940 e 1944, com a segunda guerra mundial.

...a capital japonesa que promoveu a olimpíada de 1964, receberá novamente os Jogos, se tornando a primeira cidade asiática a sediar duas vezes.

...primeira regulamentação ainda mais rigorosa proibindo fumar em qualquer uma das instalações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, sejam internos ou externos, inclusive nas áreas de perímetro administradas pela organização.

...no “Super Sábado”, dia 7 de agosto de 2021, primeiro dia na história das olimpíadas 34 eventos valendo medalhas.

...pela primeira vez, o número de medalhas de ouro em disputa é de 339, são 33 a mais que no Rio em 2016. Serão disputadas 50 modalidades de 33 esportes.

...por causa do forte calor em Tóquio, as provas da maratona e da marcha atlética pela primeira vez não serão disputadas na cidade sede. Vão acontecer em Sapporo ao norte do Japão, que dista 500km da capital.