Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

125 primeiras vezes nas cerimônias e dos símbolos nas olímpiadas (que nunca se esquecem...)

Saiba quais foram as 125 vezes nas cerimônias e dos símbolos nas Olimpíadas

Redação Publicado em 04/08/2021, às 19h36 - Atualizado às 19h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba quais foram as 125 vezes nas cerimônias e dos símbolos nas Olimpíadas - GettyImages
Saiba quais foram as 125 vezes nas cerimônias e dos símbolos nas Olimpíadas - GettyImages

ATENAS/1896...

...a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna teve duas cerimônias. A primeira no dia 5 de abril ou 24 de março no calendário juliano, Dia da Páscoa , conforme descrito no relatório oficial e celebrou a fundação dos jogos, com a inauguração da estátua George Averoff, que financiou a reforma do Estádio Panatenaico.

...no dia seguinte, 6 de abril, Dia da Independência da Grécia, ao pronunciar a frase: “declaro abertos os primeiros Jogos Olímpicos Internacionais em Atenas. Vida longa à nação. Vida longa ao povo grego”, o Rei Jorge I se tornou o primeiro chefe de estado a declarar abertos os Jogos Olímpicos da era moderna.

...com letra de Kostís Palamás e música de Spyridon Samaras, o hino olímpico foi executado pela primeira vez durante a cerimônia de abertura dos Jogos.

...sem separação por países, foi realizada o primeiro desfile dos atletas.

...os primeiros colocados nestes Jogos não receberam medalhas de ouro, sim de prata, mais um ramo de oliveira e um diploma. Os segundos receberam medalhas de cobre, um ramo de louros e um diploma. E os terceiros não receberam medalhas, nada. Todos os atletas participantes ganharam adicionalmente uma medalha comemorativa desenhada pelo artista grego Nikephoros Lytra. Alguns vencedores também receberam prêmios adicionais.

...na cerimônia de encerramento, celebrada no dia 15 de abril, o próprio rei Jorge I entregou as medalhas de prata e bronze, além de uma coroa de louros, para o primeiro e segundo colocados, respectivamente de cada prova, e um diploma para todos os participantes.

...para delírio do público, liderados pelo vencedor da primeira Maratona, o grego Spiridion Louis, todos os atletas deram a volta de honra no estádio.

...após o grande êxito dos primeiros Jogos, durante o banquete oficial, o rei em seu discurso solicitou que os Jogos fossem celebrados perpetuamente em Atenas. Muito respeitosamente, o Barão de Coubertin através de uma carta agradeceu todo o apoio e como novo presidente do Comitê Olímpico Internacional, ratificou que a Olimpíada de 1900, seria realizada em Paris.

PARIS/1900...

...sem apoio do governo francês e com o fracasso do comitê privado, o

Barão de Coubertin aceitou celebrar os Jogos como parte da Exposição Universal de Paris e pela primeira vez nas Olimpíadas não houve as cerimônias de abertura e encerramento.

SAINT LOUIS/1904...

...novamente não foram realizadas as cerimônias de abertura e encerramento. Para abrir os Jogos, pela primeira vez, foi realizado um pequeno evento no início das provas de atletismo e o presidente da Feira Mundial, David Francis declarou aberto os Jogos.

...pela primeira vez foram entregues aos vencedores de cada prova as medalhas de ouro, prata e bronze, tal como continua acontecendo hoje.

...o Barão de Coubertin, idealizador da restauração dos Jogos Olímpicos e então presidente do COI, desgostoso com a organização dos Jogos, pela primeira vez, não compareceu, enviando em seu lugar, dois delegados do COI, um húngaro e um alemão.

LONDRES/1908...

...pela primeira vez, os atletas desfilaram por nações e atrás de suas bandeiras nacionais durante a cerimônia de abertura.

...primeira execução do hino oficial do país sede, neste caso o hino britânico e inglês, “God Save the King”, com atletas e o público cantando-o três vezes.

ESTOCOLMO/1912...

...estes foram os primeiros Jogos onde houve uma cerimônia de abertura coreografada, antecedente a entrada das delegações nacionais; participaram duzentos jovens vestidos de branco no centro do Estádio Olímpico.

...primeira vez, ao som da "Marcha do Triunfo dos Jogos Olímpicos" de H. Alexandersson ao atletas marcham atrás das placas identificando os países participantes durante a cerimônia de abertura.

...as autoridades, os atletas e o público pela primeira vez, fazem orações a Deus em sueco e em inglês.

...com várias ginastas, pela primeira vez, realizam uma apresentação coreografada.

...na cerimônia de abertura, pela primeira vez ocorrem, dançarinos se apresentam.

...primeiro poster oficial dos Jogos.

...as primeiras piras olímpicas são posicionadas nas duas torres do estádio e são acesas durante os Jogos de 1912 e posteriormente durante as competições de hipismo de 1956.

ANTUÉRPIA/1920...

...antes da abertura dos Jogos, pela primeira vez, uma cerimônia religiosa é realizada para homenagear e lembras os atletas que morreram na 1ª guerra mundial.

...criada pelo Barão Pierre de Coubertin em 1913, pela primeira vez, é exibida a bandeira olímpica, com cinco anéis entrelaçados nas cores: azul, preta, verde, amarela e vermelha, aplicadas em um fundo branco e sem bordas. Segundo ele era um projeto simbólico, que representa os cinco continentes do mundo unidos pelo olimpismo e combinando as seis cores, todas as bandeiras dos países da época podiam ser coloridas.

...uma fanfarra de trombetas toca enquanto a bandeira olímpica é hasteada pela primeira vez.

...o Juramento Olímpico é pronunciado pela primeira vez numa Olimpíada; a honra foi para o atleta belga Victor Boin: “Em nome de todos os participantes, juro que seremos leais competidores durante os Jogos Olímpicos e que respeitaremos as regras da competição, participando em honra de nossos países e da glória do esporte”.

...ao final dos Jogos, houve o primeiro furto de uma peça olímpica, a bandeira olímpica original foi roubada. Em 1997, durante uma cerimônia promovida pelo COI, quando um repórter mencionou seu desaparecimento, o americano Hal Haig Prieste, bronze na prova da Plataforma dos Saltos Ornamentais, disse: “eu posso ajudar, está na minha mala. Eu subi no mastro e levei para casa”.

...também pela primeira vez se soltam centenas de pombas brancas simbolizando a paz que o espírito olímpico persegue.

...acontece o primeiro sobrevoo de aviões durante a cerimônia de abertura.

PARIS/1924...

...as três bandeiras, a olímpica, do país anfitrião e a do próximo país a receber os jogos, foram hasteadas lado a lado, pela primeira vez, na cerimônia de encerramento.

...o lema olímpico ‘Citius, Altius, Fortius’, ou, ‘mais rápido, mais alto, mais forte’, cunhado em latim pelo Frei Henri Didon e amigo de Coubertin, foi usado nestes Jogos pela primeira vez.

...todas as bandeiras nacionais dos países participantes formam um semicírculo em torno do francês Georges André que faz o Juramento com o som propagado pelo estádio em alto-falantes pela primeira vez.

AMSTERDÃ/1928...

...por decisão do COI é primeira edição com o nome “Jogos Olímpicos de Verão” para diferenciar dos “Jogos Olímpicos de Inverno”, os Jogos dos esportes do frio.

...o protocolo que se vê hoje, com a Grécia desfilando primeira na parada de abertura e o anfitrião em último lugar praticou-se pela primeira vez aqui, nos Países Baixos.

...soam os clarins da fanfarra e em seguida, pela primeira é disparada a salva de tiros de canhões.

...pela primeira vez a chama olímpica foi acesa no próprio estádio (o Olympisch, construído para os Jogos, com capacidade para 65.000 espectadores), trazida de Olímpia, Grécia, especialmente para a ocasião.

...pela primeira vez na era moderna, a ‘Chama Olímpica’ esteve acesa durante todos os Jogos.

LOS ANGELES/1932...

...para a cerimônia de abertura, pela primeira vez, um Comitê Organizador contratou uma equipe de 3.500 músicos profissionais: 1.200 coristas, 1.500 membros da banda e 800 membros da bateria e dos clarins

...pela primeira vez se tocam os hinos nacionais dos atletas vencedores, na cerimônia de premiação de medalhas.

...pela primeira vez as medalhas são entregues aos atletas subindo-se ao pódio.

...Smoky um cãozinho terrier escocês, o primeiro mascote não oficial dos Jogos.

BERLIM/1936...

...pela primeira vez a tocha olímpica, acesa em Olímpia, na Grécia, com o atleta grego Constantine Kondyllis, o primeiro dos 3000 corredores do revezamento que cruzou sete países e percorreu 3.075 quilômetros, chega ao estádio olímpico da cidade-sede, na cerimônia de abertura.

...a tocha é pela primeira vez carregada por corredores; transportada em um carro; transportada por canoa e transportada por bicicleta.

... Fritz Schilgen torna-se o primeiro atleta a acender a pira olímpica.

…é utilizada pela primeira vez, o áudio gravado do Barão de Coubertin, já falecido.

...primeiro sino olímpico é usado da cerimônia de abertura (apenas em 2012, o sino foi novamente utilizado).

...primeira exibição artística em massa na Cerimônia de Abertura.

...o Hindenburg é o primeiro dirigível a sobrevoar o estádio durante a cerimônia de abertura com a inscrição "XI. Olympiade Berlin 1936" pintada na lateral.

LONDRES/1948...

...pela primeira vez, a tocha é transportada em um navio durante o revezamento.

...até 1936, última edição antes da 2ª guerra mundial, os atletas faziam a “saudação olímpica” com o braço e mão estendidos e a palma da baixo (em várias imagens das aberturas anteriores é possível vê-la) e por ser praticamente igual a saudação nazista, foi pela primeira vez proibida.

HELSINQUE/1952...

...pela primeira vez, a tocha é transportada em um avião e a cavalo durante o revezamento.

...a uruguaia Estrella Puentes foi a primeira mulher escolhida como porta-bandeira de uma delegação para uma cerimônia de abertura.

...no final do revezamento, a tocha foi entregue para Paavo Nurmi, o maior atleta finlandês da história, que após correr com a mesma elegância, acendeu a pira localizada na pista e entregou a tocha para outro grande atleta do país,

Hannes Kolehmainen que aos 62 anos, subiu as escadaria da torre do estádio e acendeu a outra pira. Foi a primeira e única edição até hoje com duas piras.

MELBOURNE/1956...

...primeira tocha olímpica com dois modelos diferentes, o design da tocha que acendeu a pira era diferente das tochas utilizadas até o último trecho do revezamento.

...como o governo australiano obrigou uma quarentena para os cavalos estrangeiros, as provas de Hipismo foram marcadas para Estocolmo. A cerimônia de abertura da competição do hipismo é a primeira e única até hoje realizada em outro país e cidade diferentes do país e cidade sede dos Jogos.

...na abertura em Estocolmo das provas de hipismo é pela primeira vez totalmente realizada com os atletas montados em seus cavalos.

...pela primeira vez, na cerimônia de encerramento, por sugestão do australiano John Ian Wing, os atletas de todos os países, juntos e misturados, invadiram a pista.

R

OMA/1960...

...primeira aparição da bandeira olímpica de "Antuérpia em 1920". Na verdade, foi apresentada a bandeira da Olimpíada de Paris de 1924 porque a bandeira de 1920 foi roubada (vide 1920) que foi entregue prefeito da cidade-sede que manterá a bandeira na prefeitura até os próximos Jogos.

...o hino olímpico, foi reproduzido na ‘cidade eterna’ pela primeira vez depois dos Jogos gregos.

TÓQUIO/1964...

...pela primeira vez a pira olímpica foi acesa por sobrevivente do ataque nuclear, o jovem Yoshinori Sakai que nasceu em Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945, local e data da primeira bomba atômica lançada com objetivos militares.

...pela primeira vez são soltos 12.000 balões coloridos durante a cerimônia de abertura.

...os fogos de artificio são usados pela primeira vez nas cerimônias de abertura e encerramento.

...é a primeira vez que cinco aviões desenham no céu com fumaça colorida os cinco anéis olímpicos.

...foram utilizados pela primeira vez, os primeiros 20 pictogramas esportivos e 39 pictogramas gerais, criados por Masao Katzumie e Yoshiro Yamashita considerado até hoje como o primeiro dicionário, uma linguagem entendida por todos e apresentam um estágio muito interessante de inovação de forma, aguçando a imaginação das pessoas.

MÉXICO/1968...

...acesa como estabelece o protocolo em Olímpia, o revezamento da tocha cruzou a Itália, Espanha, Ilha de San Salvador e Bahamas até chegar em território mexicano. Foi o primeiro trajeto do revezamento inspirado em um descobrimento, a viagem de Cristóvão Colombo às Américas.

...uma mulher, Enriqueta Basilio, competidora dos 400 metros rasos, pela primeira vez acende a tocha olímpica.

...a cerimônia de premiação da prova dos 200 metros do atletismo foi espetacular, com Tommie Smith e John Carlos surgiram com boinas pretas, luva preta na mão direita, meias da mesma cor e as sapatilhas nas mãos. No momento em que o hino americano foi executado, pela primeira vez na história olímpica da era moderna, eles levantaram os punhos fechados para o céu, em sinal de protesto contra a discriminação racial nos Estados Unidos. No dia seguinte, os dois foram excluídos da equipe e expulsos da Vila Olímpica.

MUNIQUE/1972...

...uma mulher pronuncia o juramento olímpico pela primeira vez na história dos Jogos. Trata-se da atleta alemã Heidi Schuller.

...pela primeira vez o juramento olímpico vá além dos atletas, a partir daqui também passou a ser parte do ritual obrigatório dos juízes: “Em nome de todos os juízes e oficiais, eu prometo que atuaremos nestes Jogos Olímpicos com total imparcialidade, respeitando as regras que regem o verdadeiro espírito esportivo”.

...pela primeira vez os Jogos apresentam um mascote oficial: o cachorrinho da raça dachshund ou linguiça Waldi.

MONTREAL/1976...

...primeira vez que a pira é acesa simultaneamente por dois atletas juvenis, a menina Sandra Henderson e o menino Stéphane Préfontaine.

MOSCOU/1980...

...o ursinho Misha se tornar o primeiro mascote conhecido em todo o mundo.

...é a primeira megacerimônia de abertura dos Jogos.

...usa-se pela primeira vez os mosaicos formados na arquibancada.

...desejando boa sorte aos atletas ocorre a primeira saudação espacial, feita por dois astronautas soviéticos a bordo de uma nave no espaço.

...cinco grande pirâmides humanas formam pela primeira vez, os anéis olímpicos.

LOS ANGELES/1984...

...a maioria dos portadores da tocha pela primeira vez pagam para carregar a tocha do revezamento em solo americano. Custou US$ 3 mil por trecho e arrecadou US$ 10 milhões, que foram doados.

...primeira cerimônia de abertura com mais de três horas de duração.

...o Coliseu de Los Angeles se torna o primeiro estádio a receber por duas vezes as cerimônias de abertura e encerramento: 1932 e 1984.

...primeira cerimônia de abertura onde os espectadores participam usando cartões para formar as bandeiras de cada país participante.

...composta por John Willians é primeira música tema dos Jogos a receber o prêmio Grammy.

SEUL/1988...

...foi a primeira pira olímpica acesa com uso de um elevador.

...pela primeira vez, três atletas: Chung Sun-Man, Kim Won-Tak, Sohn Mi-Chung acendem a pira. Infelizmente, pela primeira vez, algumas pombas soltas para simbolizar o espírito da paz, que pousaram na pira são queimadas durante o acendimento.

... os anéis olímpicos são formados pela primeira por cinco paraquedista descendo sobre o estádio.

BARCELONA/1992...

...primeira cerimônia de abertura realizada a noite.

...Antonio Rebollo um arqueiro paraolímpico pela primeira vez nas cerimônias de abertura, acendeu a ponta da flecha na tocha olímpica e com grande pontaria acertou a pira, acendendo-a. Na verdade, como demonstrou cinegrafista amador, a flecha passou por cima da pira. Existem duas hipóteses para o acendimento da Pira. Na primeira, que chama foi acesa automaticamente, como nos fogões, acionada em sincronia com a passagem da flecha de fogo. Na segunda e pouco provável, o gás exalado previamente pela pira teria entrado em combustão em contato com o fogo voador.

ATLANTA/1996...

...carros de passeio são pela primeira vez, usados durante a cerimônia de abertura.

...pela primeira vez, são projetadas imagens de silhueta com efeitos cinematográficos.

...primeiro tributo a uma personagem não associada às Olimpíadas, o reverendo e líder pacifista Dr. Martin Luther King Jr.

...é a primeira tocha trazida do metrô para o estádio.

...primeira vez que a tocha, carregada por Evander Holyfield, surgiu de dentro de uma estrutura circular colocada no centro gramado.

...a mais marcante e emocionante cena da cerimônia de abertura foi quando o americano Muhammad Ali (campeão olímpico em 1960 quando ainda se chamava Cassius Clay), transportou o fogo da tocha para uma peça que transportada por um cabo acendeu a pira. Foi a primeira vez que um objeto e não um humano, acendeu a pira.

SYDNEY/2000...

...pela primeira vez os Jogos tiveram três mascotes: a kookaburra Olly (uma ave), com nome derivado de “Olimpíada” e representando a amizade; Syd (de Sydney), um ornitorrinco que representante do meio-ambiente e da energia do povo australiano, e Millie (Milênio), uma equina representante da tecnologia do novo milênio.

...no desfile das delegações da cerimônia de abertura, as duas Coreias entraram no estádio unidas sob a mesma bandeira pela primeira vez na história, mas competiram separadas.

...Cathy Freeman australiana e primeira aborígene a conquistar uma medalha de ouro, pela primeira vez em uma cerimônia de abertura, foi erguida por um elevador e saindo da água, acendeu a pira.

…Sandra Pires a primeira mulher a ser porta-bandeira do Brasil.

ATENAS/2004...

...a tocha olímpica pela primeira vez passou por todos os continentes.

...pela primeira vez a tocha visitou à África (El Cairo, no Egito, e Cidade do Cabo, na África do Sul) e à América do Sul (Rio de Janeiro, no Brasil).

...pela primeira vez em uma cerimônia de abertura, o piso do estádio olímpico foi preenchido com água.

PEQUIM/2008...

...diferente das edições anteriores com um, dois ou três mascotes, pela primeira vez são cinco mascotes. Beibei o peixe é uma referência ao elemento água. Jingjing o panda representa a floresta. Yingying, o antílope tibetano, representa a terra. Nini, a andorinha, representa o céu. Huanhuan simboliza o fogo e o espírito olímpico. A ligação entre os cinco nomes forma: Bei Jing Huan Ying Nin, em chinês: "Běijīng huānyíng nǐ" (Pequim dá as boas-vindas a você). As mascotes formam também o "Fuwa", os bonecos de boa sorte.

...na mais cara cerimônia de abertura da história que custou US$ 100 milhões, pela primeira vez, participaram mais de 14 mil pessoas.

...o dia 08/08/08 e a hora oito da noite para o início dos Jogos foram pela primeira vez, determinados pela filosofia chinesa, onde o oito representa a força, o “tudo é possível”.

...pela primeira vez, a pira foi acesa com seu condutor o ginasta Li Ning sobrevoando o estádio olímpico.

LONDRES/2012...

...o britânico Eric Farrell é o primeiro a prestar o juramento dos treinadores:

“Em nome de todos os treinadores e de outros membros da delegação, prometo que o espírito esportivo e o fair play sejam integralmente respeitados e mantidos em conformidade com os princípios fundamentais do olimpismo”.

...primeiro desfile com todos os 204 países representados por homens e mulheres.

...o ex Beatle Paul McCartney se apresentou a vivo pela primeira vez em uma abertura dos Jogos.

...a pira era formada por 204 pétalas de latão, com cada pétala representando um país participante da olimpíada foram acessas por Desiree Henry, Katie Kirk, Aidan Reynolds e Adelle Tracey do atletismo; Calum Airle, da vela; Cameron MacRitchie do remo e Jordan Duckitt o único que não era esportista olímpico, ao som da música “Eclipse” do Pink Floyd acenderam simultaneamente algumas pétalas e se transformou em uma flor de fogo. Foi a primeira pira a se formar enquanto era acesa.

...pela primeira vez, a mesma identidade visual é compartilhada pelos Jogos Olímpicos e pelos Paralímpicos.

RIO DE JANEIRO/2016...

...o logotipo dos Jogos pela primeira vez é tridimensional.

...todos os eventos dos Jogos, 41 olímpicos e 23 paralímpicos, são pela primeira vez, representados com pictogramas.

...realizada no Maracanã, pela primeira vez de 1900, a cerimônia de abertura ocorreu em um local diferente das provas de atletismo.

...abertura e encerramento da olimpíada e da paralimpíada pela primeira vez, realizada no mesmo estádio, o Maracanã.

...então presidente interino, Michel Temer foi o primeiro chefe de estado a ser vaiado em uma cerimônia de abertura ao declarar aberto os Jogos.

...foi a primeira entrega do Laurel Olímpico ao ex-atleta e presidente do Comitê Olímpico do Quênia, Kipchoge Keino.

TÓQUIO/2020...

...devido a pandemia do coronavírus, pela primeira vez em toda a história olímpica de todos os tempos, os Jogos e consequentemente as duas cerimônias serão realizados sem a presença de público.

...o Imperador Naruhito que irá declarar aberto os Jogos pode pela primeira vez, quebrar o protocolo e evitar o uso do termo “celebração”, o motivo é o aumento dos casos de Covid-19 e a repercussão dos Jogos. De acordo com a carta olímpica, o chefe do país-sede deve pronunciar a seguinte frase: "Eu declaro abertos os Jogos de Tóquio celebrando a 32ª Olimpíada da era moderna".

... pela primeira vez, para proteger o meio ambiente, nas cerimônias de abertura e encerramento, os fogos de artifícios serão sem pólvora.

...primeiras medalhas totalmente ecológicas, fabricadas com material reciclado de 6.210.000 telefones celulares doados.

...pela primeira vez, além dos mascotes oficiais Miraitowa e Someity , haverá embaixadores dos Jogos, são heróis de animes, manga e videogame: Sailor Moon, Naruto, Goku de Dragon Ball, Hello kitty, Astro Boy, Pac man e Mario Bros.

...a tocha olímpica pela primeira é inspirada em uma flor, a cerejeira, a mais tradicional do Japão. O material para sua fabricação é a reutilizado das habitações temporárias construídas para as vítimas do terremoto e tsunami de 2011.

...acusado de plágio pelo artista belga, Olivier Debie, pela primeira vez, um logotipo dos Jogos foi substituído. O novo logo possui traços tradicionais japoneses.

...de maneira facultativa, o COI a partir dos Jogos de Tóquio, irá pela primeira vez permitir que dois atletas (um homem e uma mulher), sejam porta-bandeiras de cada país durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

...serão os primeiros juramentos com seis pessoas: dois atletas, dois juízes e dois treinadores, um de cada sexo.

...pela primeira vez, buscando a igualdade, solidariedade, inclusão e combate à discriminação, o COI alterou o texto do juramento lido na cerimônia de abertura dos Jogos: “Prometemos participar desses Jogos Olímpicos, respeitando e acatando as regras e dentro do espírito de fair play, inclusão e igualdade. Juntos, somos solidários e nos comprometemos com o esporte sem doping, sem trapaça, sem qualquer forma de discriminação. Fazemos isso para a honra de nossas equipes, em respeito aos Princípios Fundamentais do Olimpismo e para tornar o mundo um lugar melhor por meio do esporte”.

...pela primeira vez, os países que irão sediar as próximas edições: Estados Unidos com Los Angeles em 2028 e a França com Paris em 2024 desfilarão antes do time da casa, o Japão.

...como a Rússia foi reincidente nos casos de doping, pela primeira vez, seus atletas que não tiveram ligação comprovada com o doping poderão participar dos Jogos, mas pela primeira vez, irão competir como pátria neutra, sem a bandeira e o hino russo.

...será a primeira delegação brasileira com mais de 300 atletas a competir em uma edição realizada em outro país e menor apenas que a delegação de 2016, com 465 integrantes, quando os Jogos foram realizados no Rio.