Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

As 122 primeiras vezes das mulheres nos Jogos Olímpicos

Confira alguns momentos que as mulheres fizeram história nas Olimpíadas

Redação Publicado em 05/08/2021, às 18h49 - Atualizado às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulheres que fizeram história nas Olimpíadas - GettyImages
Mulheres que fizeram história nas Olimpíadas - GettyImages

ATENAS/1896...

...pela primeira vez se compete olimpicamente e as mulheres não competem.

...pela primeira vez há um protesto olímpico: a grega Stamati Revithi, correu o percurso da maratona fora do estádio, no dia seguinte a prova masculina, em resposta a proibição feminina de participarem nas modalidades olímpicas. Ela demorou quatro horas e meia, sendo mais rápida que alguns homens e acendeu uma luz na possibilidade de as mulheres serem aceitas como protagonistas e não, só, como foi nestes primeiros Jogos, espectadoras.

PARIS/1900...

...devido a lacunas e a falta de organização do COI no controle do programa olímpico, felizmente se permite pela primeira vez à participação extraoficial de 22 mulheres em algumas provas do golfe e do tênis, ‘por serem estéticos e não possuir contato físico’ (as vencedoras não ganhavam sequer a coroa de oliveiras, pois não eram inscritas como atletas, tão só participantes, portanto recebiam um certificado).

...Charlotte Cooper, a tenista britânica que na época dos Jogos havia vencido três torneios de Wimbledon, tornou-se a primeira mulher a ganhar uma – e logo outra - medalha de ouro olímpica e foi a primeira colocada no ranking de medalhas do feminino. No dia 11 de julho, ela venceu a disputa de simples. No mesmo dia, jogando com Reggie Doherty, ela venceu o primeiro torneio de duplas mistas.

...Margaret Abbott ao vencer o torneio de simples do golfe, se sagrou a primeira mulher americana a ser campeã olímpica.

SAINT LOUIS/1904...

...pela primeira vez foi inserido um míni calendário feminino incluindo tiro com arco e a ginástica como demonstração. Só seis damas competiram.

...primeira grande medalhista feminina, a americana Matilda Scott Howell ganhou três ouros no tiro com arco.

LONDRES/1908...

...primeira vez se compete na patinação artística feminino e a britânica Madge Cave Syers conquista duas medalhas. Esse esporte posteriormente disputado nos Jogos Olímpicos de Inverno.

... se agregou na vela, a prova das equipes mistas, na qual, Frances Rivett-Carnac e seu marido Charles Rivett-Carnac, ganharam a medalha de ouro na classe 7 metros! O primeiro casal que conquista a medalha de ouro.

ESTOCOLMO/1912...

...pela primeira vez as mulheres participam na natação, além dos outros esportes já experimentados anteriormente; se inscrevem 55 representantes do sexo frágil e competem 48. A australiana Sarah Fanny Durack é a primeira campeã olímpica feminina neste esporte.

...assim como em 1900, outra tenista e outra britânica, Edith Hannam ganhou dois ouros e foi a primeira entre as mulher medalhistas da olimpíada.

ANTUÉRPIA/1920...

...Ethelda Bleibtrey conseguiu um feito que nunca será igualado, venceu todas as provas femininas da natação em 1920 e se tornou a primeira mulher americana a ganhar o ouro olímpico na natação. Ela foi também a primeira do ranking de medalhas do feminino.

PARIS/1924...

...três americanas com duas conquistas cada, empataram em primeiro lugar do ranking de medalhas entre as mulheres: Hazel Wightman e Helen Wills no tênis e Ethel Lackie na natação.

AMSTERDÃ/1928...

...no ranking de medalhas do feminino, empatadas em primeiro lugar, as nadadoras americanas Martha Norelius e Albina Osipowich, ambas com 2 ouros.

...pela primeira vez as mulheres puderam competir na ginástica e no atletismo, este último com cinco diferentes provas.

...com apenas 16 anos, a norte-americana Betty Robinson foi à primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro no atletismo (100 m rasos). A canadense Ethel Catherwood foi a primeira a vencer uma prova que não fosse corrida (salto em altura) e a polaca Halina Konopacka a primeira a ganhar uma prova de arremesso (disco). Mas, ao final da prova de 800 metros algumas mulheres desmaiaram, assim surgiram argumentos que defendiam a exclusão feminina das Olimpíadas devido a sua incapacidade física para provas de resistência.

...a primeira americana a conquistar um bicampeonato olímpico é Dorothy Poynton-Hill na prova da plataforma 10 metros.

LOS ANGELES/1932...

...primeira no ranking de medalhas entre as mulheres e muito popular com torcida americana, Helele Madison venceu três provas da natação: 100m livres, 400m livres e revezamento 4x100m livres. Ela e o italiano Romeo Neri da esgrima lideraram o quadro geral de medalhistas.

...surge a primeira estrela feminina para valer: a estadunidense Mildred Didrikson, que ganha três medalhas, duas de ouro e uma de prata. A polivalência que mostrará durante o resto de sua carreira a consagra, para muitos, como a desportista mais completa do século.

...pela primeira vez há ‘gato’ nos Jogos, ainda quando era impossível (ou quase) ter ciência dele. A ‘polonesa’ Stanisława Walasiewicz, que vivendo nos Estados Unidos usava o nome de Stella Walsh, ganha para a Polônia a medalha de ouro nos 100m femininos do atletismo (quatro anos mais tarde, em Berlim, conquistaria a prata na mesma prova). Mas, em 1980, quando falece, uma biópsia demonstra que Stanisława ou Stella era, biologicamente, um homem.

...pela primeira vez se exclui uma prova feminina de atletismo, a dos 800m rasos, argumentando-se que elas não tinham capacidade física para encará-la, baseados os opositores em que alguns atletas, nessa distância, tinham desmaiado no final da prova quatro anos antes, em Los Angeles.

...aos dezessete anos, Maria Lenk a primeira brasileira e a primeira sul-americana a participar dos Jogos. Ela participou dos 100 metros livres e dos 100 e 200 metros costas da natação.

BERLIM/1936...

...Maria Lenk não ganhou ganhar medalhas em Olimpíadas, mas foi a primeira nadadora a introduzir a técnica do nado borboleta em uma prova de peito. Em 1939, ela se tornou a primeira pessoa entre homes e mulheres da América do Sul a quebrar os recordes mundiais da natação, nos 200 e 400 metros peito. Em 1988, ela se tornou a primeira e única nadadora brasileira a integrar o Hall da Fama da Federação Internacional de Natação (FINA).

...a primeira holandesa a liderar o quadro de medalhistas do feminino foi Rie Mastenbroek, que nadou muito e ganhou três provas: 100 e 400 metros livres e o revezamento 4x100m livres e foi vice nos 100 metros costas

...pela primeira vez as mulheres foram incluídas oficialmente como atletas olímpicas, nos registros do COI; até aqui continuavam sendo ‘participantes’ e não atletas inscritas.

LONDRES/1948...

...a holandesa Fanny Blankers-Koen, aos 30 anos, casada e mãe de dois filhos, se torna a primeira atleta a ganhar quatro medalhas nos mesmos Jogos (100m, 200m, 80m com barreiras e revezamento 4x100m). Ela foi a mulher com mais medalhas em Berlim.

...Alice Coachman, dos EUA, transforma-se na primeira mulher negra a ganhar uma medalha de ouro. Ela venceu o salto em altura. Anos mais tarde, Coachman seria a primeira mulher negra a representar a marca de um produto de consumo, sendo escolhida pela Coca-Cola para uma campanha publicitária.

...dois dias antes dos Jogos, a pianista francesa Micheline Ostermeyer ganhou o Grande Prêmio do Conservatório de Paris e em Londres, se torna a primeira pianista de nível internacional a ganhar as provas de Arremesso do Disco com 41,90 metros e do Peso com 13,75 metros - recorde olímpico - e o bronze no Salto em Altura.

...pela primeira vez uma atleta consegue ganhar duas medalhas de ouro nas provas de saltos ornamentais: Victoria Manola Draves, filha de pai filipino e mãe inglesa, ela conquistou suas medalhas para os Estados Unidos, nacionalidade que ele tinha conseguido depois do casamento.

HELSINQUE/1952...

...primeira colocada no ranking de medalhas do feminino, a ginasta soviética

Maria Gorokhovskaya, 2 de ouro, 5 de prata e 7 no total.

MELBOURNE/1956...

...homenageada na abertura dos Jogos de Tóquio – 2020, a húngara Agnes Keleti foi um assombro na ginástica e com 4 ouros: barras assimétricas, trave, solo e nos aparelhos portáteis (prova descontinuada posteriormente) e 2 pratas: individual geral e por equipes e se transformou na primeira do ranking geral de medalhas, incluindo homens e mulheres.

...a americana Patricia McCormick, se tornou a primeira bicampeã olímpica nas duas provas: trampolim e plataforma dos Saltos Ornamentais.

...campeões olímpicos em plena Guerra Fria, a bela tcheca Olga Fikotova e o americano Harold Connoly se apaixonaram, o primeiro “love story” que comoveu o mundo. Eles se casaram em Praga, com o casal Zátopek como padrinhos.

ROMA/1960...

...a primeira do ranking de medalhas entre as mulheres de todos os tempos, a ginasta soviética Larissa Latynina ganhou seis medalhas, 3 ouros e liderou o quadro feminino em Roma.

...Wilma Rudolph a primeira mulher da história a vencer os 100 metros, 200 metros e o revezamento 4x100 metros.

TÓQUIO/1964...

...empatadas com três ouros e uma prata, a ginasta tcheca Vera Cáslasvska e a nadadora americana Sharon Stouder terminaram em primeiro lugar no quadro de medalhas feminino.

...o revezamento 4x100 feminino foi vencido pela equipe polonesa com um novo recorde mundial. Em 1967, uma das integrantes daquela equipe, Ewa Klobukowska (também medalha de bronze nos 100 metros), tornou-se a primeira atleta a não passar em um teste de comprovação de sexo. Ela foi proibida de continuar competindo e seu recorde por equipe acabou anulado.

... a equipe feminina japonesa de voleibol ganhou a primeira medalha de ouro disputada neste esporte.

...única mulher da delegação, Aída dos Santos a primeira brasileira a disputar o salto em altura olímpico, não trouxe nenhuma medalha, mas foi um exemplo de determinação e coragem. Sozinha — viajou sem treinador — e conquistou o quarto lugar com a marca de 1,74 metro.

...em 1960, aos 13 anos, Donna de Varona foi a integrante mais jovem da equipe olímpica de natação. Entre 1960 e 1964, ela se tornou a nadadora mulher mais conhecida do mundo, estabeleceu 18 recordes mundiais nesse ínterim e ganhou três ouros em Tóquio. Ela foi a primeira locutora esportiva feminina nos Estados Unidos e a primeira a cobrir as Olimpíadas para a televisão, o que fez em 1968, 1972 e 1976.

MÉXICO/1968...

...antes da Olimpíada, os médicos controlam, pela primeira vez, todas as atletas femininas para verificar que se elas eram efetivamente de mulheres.

...novamente a tcheca Vera Cáslasvska foi a primeira do ranking de medalhas do feminino. Seis no total, sendo quatro ouros.

...primeira mulher a vencer os 200, 400 e 800 metros livres da natação na mesma edição, a americana Debbie Meyer.

...a norte-americana Wyomia Tyus se tornou a primeira pessoa entre homens ou mulheres, a ganhar os 100 metros do atletismo em duas olimpíadas consecutivas.

...nos 400 metros livres, Claudia Kolb foi a primeira nadador a vencer a prova com 13 segundos de vantagem sobre a segunda colocada.

MUNIQUE/1972...

...uma mulher pronuncia o juramento olímpico pela primeira vez na história dos Jogos. Trata-se da atleta alemã Heidi Schuller.

...a amazona alemã ocidental Liselott Linsenhoff, competindo no adestramento, tornou-se a primeira mulher a conquistar a medalha de ouro individual do hipismo.

...a australiana Shane Gould é a primeira e única pessoa que foi simultaneamente recordista mundial dos 100 aos 1.500 metros livres. Primeira nadadora com três ouros e recordes mundiais. Primeira no ranking de medalhas do feminino.

...enfrentando as nadadoras da Alemanha Oriental no auge do doping sistémico daquele país, Shirley Babashoff é muitas vezes lembrada não por suas marcas, mas pelo que poderia ter sido. Mesmo assim, ela é a primeira americana a terminar até a 5ª colocação nas 10 finais olímpicas que participou, com oito medalhas.

MONTREAL/1976...

...Nascida em Onesti na Romênia, Nadia Comaneci nas barras assimétricas, consegue pela primeira vez uma nota 10, na verdade, como os organizadores não previam a nota perfeita, o placar eletrônico primeiro exibiu a nota 1.00, com o barulho da torcida, foi anunciada a nota correta, 10.

...maior nome dos Jogos de Montreal, Nadia recebeu as primeiras e inéditas nota 10.0 da ginástica por sete vez.

...a nadadora Kornelia Ender da Alemanha Oriental foi a primeira do ranking feminino de medalhas, quatro ouros e uma prata.

...depois de ser 10º colocado em 1972, com 8.618 pontos, Bruce Jenner quebrou o recorde mundial do decatlo e ganhou o ouro. Após os Jogos, se tornou uma personalidade da Tv e do cinema. Casou e se divorciou de Kris Kardashian, ex-esposa de Robert, um dos advogados de OJ Simpson, e estrela de um reality show nos Estados Unidos. Em 2015, Jenner corajosamente anunciou que se identificou como mulher, e não como homem, se tornando o primeiro campeão olímpico a mudar de sexo.

...após Lanny Bassham e Margaret Murdock empatarem em primeiro lugar na carabina em três posições, Bassham sugeriu que as duas medalhas de ouro fossem divididas, mas o pedido foi recusado. Então, os dois compartilharam o degrau mais alto do pódio. Como não havia as provas femininas na época, e elas competiam com os homens, Margaret se tornou a primeira mulher a ganhar uma medalha olímpica no tiro.

…Evelyn Ashford ganhadora de cinco medalhas, quatro de ouro e uma de prata, é a primeira mulher a romper a barreira dos 11 segundos em uma olimpíada.

Moscou/1980...

...doze dias depois do triunfo nos 1.500m, a soviética Tatyana Kazankina conseguiu quebrar seu próprio recorde, com o tempo de 3min52s47, tornando-se a primeira mulher a correr essa distância mais rápido que Paavo Nurmi, o ‘Finlandês Voador’ dos anos 20/30 (em 1984, Kazankina recebeu uma suspensão de 18 meses porque negou-se a realizar um exame antidoping, por ordem de seu treinador, após uma prova).

...outra nadadora alemã oriental Caren Metschuck com quatro medalhas, três de ouro, se tornou a primeira entre as medalhistas olímpicas.

LOS ANGELES/1984...

...a Romênia que era um país satélite da União Soviética a época, mas foi a única nação socialista europeia a participar dos Jogos, conseguiu muitas medalhas e terminou em segundo lugar no quadro geral, atrás apenas dos Estados Unidos. Sua ginasta Ecaterina Szabó com cinco medalhas, quatro ouros, terminou em primeiro lugar entre as mulheres medalhistas.

...a atleta marroquim Nawal El Moutawakel tornou-se a primeira campeã olímpica muçulmana, ao vencer a prova feminina dos 400m com barreiras, modalidade estreante em Jogos.

...a esgrimista sueca Kerstin Palm tornou-se a primeira mulher a participar de sete edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, sem conquistar medalhas em nenhuma delas.

...Mary Lou Retton se tornou a primeira norte-americana a conquistar o ouro da prova geral na ginástica e a primeira norte-americana que recebeu uma nora ´10´ (ela derrotou as romenas, tradicionais medalhistas na especialidade).

...eleita a maior atleta feminina do século 20 pela Sports Illustrated, Jackie Joyner-Kersee é a primeira atleta a ganhar duas medalhas de ouro consecutivas no heptatlo em 1988 e 1992 e ainda, somou mais três medalhas no salto em distância. Ícone do esporte feminino, seu legado é imenso, uma mulher atleta em sua aparência elegante, poderosa e digna.

...impedida de competir em 1980, Tracy Caulkins venceu as duas provas medley, 200 e 400 metros e o revezamento. Primeira nadadora a ganhar 48 provas e a estabelecer 63 recordes americanos.

...pela primeira vez, o mundo assiste assustado no final da maratona feminina, a cambaleante suíça Gabriela Anderson se arrastar por cinco angustiantes minutos para cobrir os últimos 200 metros. A americana Joan Benoit foi a primeira vencedora da maratona feminina.

…em 1976, após uma lesão, Connie Carpenter-Phinney que era patinadora, passou a treinar ciclismo e no mesmo ano, ganhou o campeonato nacional. Em 1984, nas primeiras disputas do ciclismo feminino, ganhou a prova individual de estrada.

...com recordes mundiais que duraram 20 anos, Mary T. Meagher é a primeira do ranking do nado borboleta de todos os tempos, ela é a “Madame Butterfly”, a madame borboleta. Em 1984, ela venceu as duas provas desse nado e o revezamento 4x100 metros.

...Valerie Brisco Hooks torna-se a primeira atleta a se impor nos 200m e 400m rasos na mesma olimpíada.

SEUL/1988...

...a nadadora alemã oriental Kristin Otto é a primeira e única mulher da história a ganhar seis medalhas de ouro na mesma edição dos Jogos. Ela foi a primeira do ranking de medalhas entre homens e mulheres.

...Rosa Mota vence a maratona feminina e se torna a primeira mulher portuguesa a conquistar uma medalha de ouro.

...a alemã oriental Christa Luding-Rothenburger se tornou a primeira e única pessoa a ganhar no mesmo ano, uma medalha nos Jogos de verão em Seul, a prata no ciclismo e uma medalha nos Jogos de Inverno disputados em Calgary no Canadá, com outra prata, nas provas de patinação de velocidade. Ela ganhou duas medalhas de ouro no frio: 500 e 1000m da patinação de velocidade em 1984.

...a alemã Steffi Graf vence o torneio de simples feminino, tornando-se a primeira tenista da história, única até hoje entre homens e mulheres, a conquistar o Golden Slam real: isto é vencer o Open de Austrália, Roland Garros, Wimbledon, US Open e o torneio olímpico no mesmo ano.

…sem nunca ter nadado um revezamento, primeira nadadora a ganhar cinco medalhas de ouro nas provas dos 400 e 800 metros, Janet Evans encantou multidões com seu estilo de moinho de vento, sua marca registrada. Seu recorde mundial dos 800 metros durou 19 anos.

BARCELONA/1992...

...três ouros em três em provas, a primeira do ranking de medalhas femininas foi a húngara Krisztina Egerszegi. Em 1996, ele conseguiu o tricampeonato olímpico nos 200 metros costas e se igualou a australiana Dawn Fraser.

...demonstrando que o “sexo frágil” não é nada frágil, a chinesa Zhang Shan se tornou a primeira mulher a vencer todos os homens na prova mista do Skeet.

...a grega Paraskevi Patoulidou, ao vencer os 100 metros com barreiras, tornou-se a primeira mulher grega a ganhar uma medalha olímpica. Ela venceu graças à queda da norte-americana Gail Devers e ao abandono — por lesão — da russa Lyudmila Narozhilenko, as duas favoritas.

...nos 10.000m femininos, a etíope Derartu Tulu tornou-se a primeira mulher negra africana a ganhar uma medalha olímpica. Ao finalizar a prova em primeiro lugar, ela esperou pela segunda colocada, a branca Elana Meyer, da África do Sul e de mão dadas, as duas deram uma emocionante volta olímpica.

...aos 17 anos de idade, a japonesa Ryoko Tamura conquistou a primeira medalha de uma sequência de cinco pódios, a de prata na categoria até 48kg do judô. Para homenageá-la, a fabricante de jogos eletrônicos SNK criou a personagem Ryoko Izumo para o jogo World Heroes.

...diagnosticada com uma doença autoimune grave conhecida como doença de Graves em 1990, Gail Devers superou a doença para forjar uma das carreiras mais longas e bem-sucedidas velocista do atletismo feminino. Desde Wyomia Tyus em 1968, Gail se tornou a primeira bicampeã olímpica dos 100 metros.

...com doze medalhas no total, sendo 8 de ouro (todas em revezamentos) Jenny Thompson é a primeira do ranking de medalhas entre as mulheres americanas.

ATLANTA/1996...

...mais de 10 mil (10318) atletas competem pela primeira vez. Também, pela primeira vez, o número de mulheres participando supera os 3 mil (3512).

...noventa e dois anos depois de terem começado os Jogos, e trás 76 anos de participação brasileira, Jacqueline Silva e Sandra Pires, do vôlei de praia, tornam-se as primeiras campeãs de nosso país. Adriana Samuel e Mônica Rodrigues no vôlei de praia e a equipe de basquete (Hortência, Paula, Janeth, Marta, Alessandra, Branca, Adriana, Leila, Roseli, Silvinha, Cíntia, Tuiú e Cláudia Pastor) também levaram a prata. A seleção de vôlei de quadra foi bronze (Ana Moser, Ida, Ana Paula, Leila, Hilma, Virna, Márcia Fu, Filó, Ana Flávia, Fernanda, Fofão e Sandra). As primeiras mulheres do Brasil que subiram ao pódio olímpico.

...a corredora francesa Marie-José Perec igualou-se a Michael Johnson com o ouro nos 200 e 400 metros femininos, tornando-se a primeira mulher a conquistar a vitória nos 400 m em dois Jogos consecutivos.

...a nadadora americana Amy Van Dyken foi a atleta mais condecorada em Atlanta: venceu 50 m, 100 m, revezamento 4x100 m nado livre e revezamento 4x100 m medley, tornando-se a primeira mulher de seu país a conquistar quatro títulos em uma única Olimpíada.

...a primeira medalha de ouro dos Estados Unidos na prova por equipes feminina da ginástica artística foi um drama. Na última rotação, mesmo com o tornozelo quebrado, Kerri Strug realizou seu último salto sobre a mesa e garantiu a vitória.

...o primeiro torneio olímpico de Softball é vencido pelas americanas.

SYDNEY/2000...

...primeira ciclista a vencer as provas de Perseguição Individual, de Estrada e de Estrada contrarrelógio. A holandesa Leontien Zijlaard-van Moorsel é a maior ciclista olímpica de todos os tempos. Ela foi a mulher com mais medalhas nessa edição dos Jogos.

...ao cruzar a meta da maratona, com a marca de 2h23min14, Nabokov Takahashi tornou-se a primeira mulher japonesa a conquistar um ouro olímpico no atletismo. Ao regressar ao Japão, recebeu o prêmio “Honra do Povo”, que lhe foi entregue pelo primeiro-ministro Yoshiro Mori.

...Maria Mutola, de Moçambique, ganha a primeira medalha de ouro de seu país, nos 800m.

...Cathy Freeman é a primeira atleta aborígene a representar a Austrália nos Jogos Olímpicos e, também a primeira de sua etnia a vencer uma prova: nos 400 metros rasos (tinha sido ela quem acendeu a Pira Olímpica na cerimônia de abertura em Sydney).

...a Colômbia ganha sua primeira medalha de ouro da história: María Isabel Urrutia no levantamento de peso feminino.

...Marion Jones, dos Estados Unidos, se torna a primeira mulher a ganhar cinco medalhas no atletismo na mesma Olimpíada. Jones, anos depois confessaria que correu dopada. Como o COI baniu suas medalhas, pela primeira vez na história dos 100m feminino, a medalha de ouro ficou sem vencedora, com a duas corredoras: a grega Aikaterini Thanou e a jamaicana Tanya Lawrence, dividindo a prata.

...aos 38 anos, na sua quinta participação, a alemã Birgit Fischer – ficou de fora em 1984 devido ao boicote – conquistou sua 12ª. medalha, a primeira canoísta do ranking olímpico.

...as irmãs Williams, Serena e Venus são as primeiras colocadas no ranking de conquistas olímpicas do tênis. Juntas possuem oito medalhas de ouro, quatro de cada.

...no basquete feminino, a jogadora com mais medalhas é Teresa Edwards com 4 ouros e 1 bronze, a primeira conquistada em 1984.

ATENAS/2004...

...Petria Thomas, nadadora australiana com três ouros e uma prata, primeira de todas as mulheres medalhistas em Atenas.

...a cubana Yumileidi Cumbá tornou-se a primeira mulher campeã dos Jogos no sítio sagrado de Olímpia, 1.500 anos depois do último grego, ao herdar a medalha de ouro do arremesso de peso feminino, após a descoberta de doping da russa Irina Korzhanenko.

...a alemã Birgit Fischer tornou-se a primeira mulher a conquistar medalhas de ouro em seis edições de Jogos Olímpicos com duas conquistas na canoagem.

...pela primeira vez a ginástica brasileira classificou uma equipe completa para os Jogos, a feminina.

...Natalie Coughlin ganhou medalhas em cada uma das 12 provas que participou e se tornou a primeira mulher americana a ganhar seis medalhas em um dos Jogos de verão.

...a primeira americana desde Florence Griffith-Joyner em Seul 1988, a ganhar três medalhas de ouro no atletismo na mesma edição é Allyson Felix. Após os Jogos do Rio, ele acumulava seis medalhas de ouro e três de prata.

PEQUIM/2008...

...a ginasta Zou Kai com dois ouros e uma prata, a primeira chinesa a liderar o ranking de medalhas do feminino.

...no primeiro ouro da seleção de vôlei feminino do Brasil, destaque para Valeskinha, neta Aída dos Santos, a primeira brasileira a disputar uma prova olímpica de atletismo, o quarto lugar no salto em altura em 1964.

...a judoca Ketleyn Quadros leva a primeira medalha individual feminina do Brasil, o bronze na categoria até 57 quilos

... Maurren Maggi ao vencer o salto em distância por apenas 1cm de vantagem sobre a russa Tatiana Lebedeva, 7,04 contra 7,03m, se torna a primeira mulher brasileira a vencer uma prova no atletismo.

...a esgrimista italiana Valentina Vezzali torna-se a primeira tricampeã olímpica da modalidade em todas as armas.

...Lisa Leslie é a primeira tetracampeã de basquete da história olímpica: 1996, 2000, 2004 e 2008.

LONDRES/2012...

...Missy Franklin dos Estados Unidos, vencedora dos 100 e 200 metros costas e nos dois revezamento 4x100m medley e 4x200m livres e uma prata no revezamento 4x100m livres, a primeira colocada no ranking de medalhas.

...pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, todos os países tinham mulheres em suas delegações. Uma grande evolução. Em 1996, 26 nações disputaram os Jogos apenas com homens.

...no primeiro dia de competições, a piauiense Sarah Menezes chegou à final depois de vencer quatro lutas. Enfrentando a romena Alina Dumitru (campeã em Pequim-2008), Sarah abriu vantagem de um “shido” quando faltavam 49 segundos. Quando faltavam 18 segundos, Sarah aplicou um “wazari” e venceu. A primeira medalha de ouro do judô feminino.

...após duas derrotas na primeira fase, a seleção brasileira feminina de vôlei nas quartas-de-final, em uma partida emocionante devolveu a sofrida eliminação de Atenas 2004 para as russas por 3 sets a 2 (24-26, 25-22, 19-25, 25-22 e 21-19) e ao vencer as americanas na final por 3 a 1, se transformou na primeira equipe brasileira a manter o título olímpico conquistado quatro anos antes.

...países islâmicos como Arábia Saudita, Catar e Brunei, pela primeira vez em sua história enviaram atletas femininas para disputar as competições.

...a judoca da Arábia Saudita Wojdan Ali Seraj, de 16 anos de idade, é a primeira mulher de seu país a competir nos Jogos e lutar usando uma adaptação do hijab, o tradicional véu islâmico.

...no jogo de basquete entre Austrália e Rússia acontece a primeira enterrada num jogo olímpico feminino. A jogadora australiana Elizabeth Cambage, de 2,03 m, é quem consegue o feito.

...na canoagem, pela primeira vez, as mulheres tiveram dois eventos.

...no Badminton, pela primeira vez, oito jogadoras (uma dupla da China, uma da Indonésia e duas da Coreia do Sul) foram expulsas das competições, acusadas de perder propositalmente partidas da fase de grupos para garantir jogos mais fáceis nas etapas posteriores.

...a neta da rainha Elizabeth II, a amazona Zara Phillips, torna-se o primeiro membro da família real britânica a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos: ela fez parte da equipe de hipismo do Reino Unido que conquistou a prata no concurso completo de equitação (CCE).

...Kerri Walsh Jennings e Misty May-Treanor primeiras tricampeãs olímpicas no vôlei de praia.

...Dara Torres é a primeira nadadora americana a competir em cinco edições de 1984 a 2008 e conquistou 12 medalhas, quatro de cada cor.

RIO DE JANEIRO/2016...

...Kaite Ledecky, a primeira nadadora a ter 9 dos 10 melhores tempos da história nos 400 metros livres. Ela saiu do Rio com quatro medalhas de ouro e uma de prata. A líder do quadro geral de medalhas entre as mulheres.

...após ser eliminada em 2012, a judoca Rafaela Silva sofreu ataques racista no twitter. No Rio, pela primeira vez lutando literalmente em casa, ela nasceu na cresceu na favela carioca da Cidade de Deus que fica a poucos quilômetros do Parque Olímpico, na categoria até 57jg, ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos.

...das nove medalhas em disputa nos 100 metros rasos femininos nas últimas três olimpíadas: 2008, 2012 e 2016, as jamaicanas conquistaram sete, sendo Shelly-Ann Fraser-Pryce em 2008 e 2012 e Elaine Thompson em 2016 as primeiras colocadas.

...Kim Rhode é a primeira pessoa entre homens e mulheres a ganhar medalhas em provas individuais em seis edições dos Jogos de Verão. A primeira mulher a conquistar medalhas em um período de 20 anos (ou mais), de 1996 a 2016.

...a japonesa Kaori Icho, a primeira lutadora e a primeira mulher com 4 medalhas de ouro consecutivas na luta.

TÓQUIO/2020...

..."Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 serão os primeiros com igualdade de gênero na história dos Jogos Olímpicos, com 48,8% de participação feminina", declarou em março de 2020, o presidente Thomas Bach do COI. Modalidades anteriormente com mais homens, se adequaram. Por exemplo, pela primeira vez, a canoagem será disputada com oito provas por sexo e com o mesmo número de homens e mulheres.

...de maneira facultativa, o COI a partir dos Jogos de Tóquio, irá pela primeira vez permitir que dois atletas (um homem e uma mulher), sejam porta-bandeiras de cada país durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

...visando atrair o público jovem, pela primeira vez serão disputados o skate; o surf e a escalada, com as mesmas provas no masculino e feminino.

...a partir do grande interesse do COI nas provas mistas, disputadas por homens e mulheres, pela primeira vez, teremos: o revezamento misto 4 x 400m do atletismo; a categoria por equipes mistas do judô; o revezamento misto 4 x 400m medley da natação; as duplas mistas no tênis de mesa; as provas de pistola de ar, carabina de ar e fossa olímpica mista no tiro esportivo; equipes mistas no tiro com arco e equipes mista no triatlo.

...Formiga, meio-campista duas vezes medalhas de prata (2004 e 2008) será a primeira mulher a participar pela sétima vez dos Jogos.