Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Corrida / #SPORTBUZZCORRIDA

UTMB chega ao Brasil; veja os detalhes da prova!

Corredores de rua talvez não saibam o significado da sigla UTMB. Mas se falar dela perto de um amante do trail, certamente verá olhinhos brilhando

Redação Publicado em 14/12/2022, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
UTMB chega na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro - Divulgação
UTMB chega na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro - Divulgação

Corredores de rua talvez não saibam o significado da sigla UTMB. Mas se falar dela perto de um amante do trail, certamente verá olhinhos brilhando. UTMB é a sigla de Ultra Trail du Mont Blanc, a mais tradicional e disputada ultramaratona de montanha do mundo. A prova acontece sempre no mês de agosto, desde 2004, e seus percursos passam pela França, Itália e Suíça.

O evento conta com diferentes opções de provas e percursos, mas os mais tradicionais são: o Ultra-Trail du Tour du Mont-Blanc com 166 km e mais de 9.400 metros de desnível positivo, o CCC (Courmayeur - Champex – Chamonix) com 98 km e 5.600 metros de desnível positivo, o TDS (Sur les Traces des Ducs de Savoie) com 105 km e 6.700 metros de desnível positivo e o PTL (La Petite Trotte à Léon) com seus 250 km e 18.000 metros de desnível positivo).

Para participar do evento é necessário acumular pontos em outras provas credenciadas pelo mundo afora. Não basta só querer. Tem que querer, e muito, para acumular pontos e se inscrever. Mesmo assim, a procura é tão grande que, anualmente, além dos pontos acumulados é preciso ter sorte e ser um dos nomes sorteados.

Mas, participar desta festa da corrida em trilha é inesquecível. Para sentir um pouco do que é UTMB dá uma olhada no vídeo que compartilhamos lá no nosso Instagram, quando da largada da última edição em agosto último. De alguns anos para cá, UTMB virou marca de um circuito mundial, o UTMB World Series, que reúne provas com o padrão da marca em diferentes regiões do planeta e credenciam por pontuação, aqueles que sonham em correr nos Alpes Europeus.

Para quem está acostumado com o circuito Majors de maratonas (que reúne as principais provas de 42 km de asfalto do planeta), podemos dizer que o UTMB World Series é o Majors da corrida de trilha. E, a partir de 2023, chega ao Brasil com o Paraty Brazil by UTMB, marcado para acontecer nos 22 e 23 de setembro.

A etapa brasileira terá percursos de 20, 35, 55 e 110 km, com desníveis variando de 660 a 5700 metros, passando por trilhas da Serra da Bocaina e litoral sul do Rio de Janeiro. As inscrições abrem no dia 13 de dezembro para aqueles que têm pontos UTMB. No dia 15 de dezembro, inscrições abertas para todos os loucos por uma trilha, mesmo sem índice UTMB.

Para se inscrever nos percursos de 20, 35 e 55 km não existe pré-requisito, mas para os 110 km é necessário ter participado nos últimos 2 anos de alguma prova com distância superior a 50 km. Tudo pelo site oficial da prova. Segue o link abaixo!