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Corrida / NUTRIÇÃO

Uma substituta caseira ao gel de carboidrato

Que tal um “suplemento” que você mesmo pode fazer, com ingredientes naturais e saudáveis, que equivale a um sachê de gel de carboidrato?

Roberta Palma Publicado em 29/06/2023, às 13h00

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Uma substituta caseira ao gel de carboidrato - Reproução
Uma substituta caseira ao gel de carboidrato - Reproução

Que tal um “suplemento” que você mesmo pode fazer, com ingredientes naturais e saudáveis, que equivale a um sachê de gel de carboidrato? Convidamos a nutricionista Carolina Damy Ribeiro, da Care Club, para nos indicar uma receita fácil de fazer e que pudesse servir como substituto natural ao gel e ela nos ensinou uma barrinha de cereal prática e bem saborosa.

“Essa versão caseira e vegana é simples e super nutritiva e uma opção perfeita para ser consumida durante provas e treinos longos”, explica a nutricionista. Uma porção, além de possuir a mesma quantidade de carboidrato que um gel, contribui para a reposição de eletrólitos, que perdemos significante durante exercícios de longa duração. “Com ela, temos a reposição de potássio, presente na banana, do magnésio através da semente de girassol, e do sódio pelo sal. É importante reforçar que o consumo de carboidratos, durante treinos e competições, deve ser sempre acompanhado de uma hidratação adequada”, ensina Carolina.

BARRINHA DE CEREAL

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de aveia em flocos
– 1/4 de xícara de chá de banana passa picadinha
– 1/4 de xícara de chá de amêndoa com sal picadinha
– 1/4 de xícara de chá de semente de girassol
– 1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
– 1/4 de xícara de chá de melado
– 100 ml de leite vegetal (de aveia)
– 1/4 de xícara de chá de água (ou menos)
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1 colher de sobremesa de cacau em pó 
- Pitada de sal

Modo de fazer:

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea. Coloque e espalhe essa massa em uma forma untada, e leve ao forno pré-aquecido (180•) por 30 minutos. Retire do forno, marque o tamanho das barrinhas que desejar e espere esfriar totalmente para cortá-las. Embrulhe em papel alumínio ou plástico e armazene em local fechado por até 7 dias. Rende aproximadamente 12 unidades. Receita vegana. 

Porção: 1 barrinha de 48 g - 135 kcal / 24 g carboidrato

Em nosso canal no Youtube você encontra o vídeo com o passo a passo da receita. Vai lá, experimente e deixe seu comentário.