Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Corrida / TRAIL

Fernanda Maciel, imparável

Das sinuosas serras e picos mineiros para as mais altas montanhas do mundo

Roberta Palma Publicado em 28/06/2023, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Maciel, imparável - Arquivo pessoal
Fernanda Maciel, imparável - Arquivo pessoal

Fernanda Maciel firmou-se com um dos principais nomes do trail brasileiro há mais de uma década. Já foi top 5 do ranking mundial por 3 anos seguidos, subiu 3 vezes no pódio da Ultra Trail Mont Blanc (UTMB) e acumula alguns recordes mundiais surpreendentes: primeira mulher a correr o real percurso de Santiago de Compostela, 860 km, em 2012; primeira mulher a subir e descer correndo o Aconcágua (Argentina), com 6.962 metros, em 22h52min, em 2016; primeira mulher a subir e descer o Kilimanjaro (Tanzânia), com 5.895, em 10h06min, em 2017; primeira mulher a subir e descer correndo o Monte Vinson, na Antártida, com 4.892 metros, em 9h41m, no início de 2023.

Para comprovar que o adjetivo imparável é perfeito para ela, em maio último, seguiu para o Alasca, a fim de registrar um novo recorde no mais alto cume da gelada região, mas as más condições do tempo e uma assustadora queda numa greta em meio aos blocos de neve, abortaram a missão. Mas, não pararam essa mineira marrenta. Em tratamento, no ombro direito fraturado na queda, esteve no Brasil recentemente acompanhando o Insanity Mountain Mestre Álvaro, no Espírito Santo, que também recebeu o Campeonato Sul-americano de Skyrunning, onde foi homenageada.

Fernanda Maciel em ação
Fernanda Maciel em ação (Crédito: Red Bull Content Pool)

Em setembro ela retorna para o UTMB Paraty. “Estou muito feliz porque é a realização de um sonho uma etapa da UTMB World Series chegar ao nosso país. Estou ansiosa e motivada para estar com a comunidade do trail brasileiro”, confessa Fernanda, em entrevista exclusiva.

Confira a entrevista com Fernanda Maciel: