Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Coronavírus / FÓRMULA 1!

Por aumento no número de casos de coronavírus, GP do Japão de Fórmula 1 é cancelado; saiba mais!

GP do Japão de Fórmula 1 vai ficar fora do calendário da modalidade pelo segundo ano consecutivo

Redação Publicado em 18/08/2021, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carro de corrida na pista do GP do Japão de Fórmula 1 - GettyImages
Carro de corrida na pista do GP do Japão de Fórmula 1 - GettyImages

O GP do Japão de Fórmula 1 foi cancelado! Nesta quarta-feira, 18, a categoria anunciou que não haverá disputa da modalidade no país que recebeu Olimpíadas e sediará Jogos Paralímpicos neste mês. O motivo? O aumento no número de casos de coronavírus, e a variante Delta.

Este será o segundo ano seguido que o GP do Japão de Fórmula 1 não vai acontecer. A decisão pelo cancelamento foi tomada juntamente com as autoridades japonesas, e os organizadores da prova, visando a saúde dos pilotos, funcionários e demais presentes no evento.

O GP do Japão de Fórmula 1 estava previsto para acontecer nos dias 8 a 10 de outubro, depois de realizada a etapa da Turquia, e antes da corrida nos Estados Unidos. Apesar do anúncio do cancelamento, a categoria não confirmou se haverá provas substitutas.

"A decisão foi tomada pelo governo japonês devido às atuais complexidades da pandemia no país. A Fórmula 1 está agora trabalhando no calendário revisado, e vai anunciar os detalhes finais nas próximas semanas. A F1 provou esse ano e em 2020 que pode se adaptar e encontrar soluções para as incertezas do momento, e está animada com o interesse de locais que desejam receber eventos da Fórmula 1 este ano e além", anunciou a F1 em comunicado.

Essa etapa da Fórmula 1 é a quinta cancelada ou adiada só no ano de 2021. Antes, a categoria já tinha decidido pela não-realização do GP do Canadá, Turquia, que inclusive, posteriormente foi realocado para acontecer no dia 3 de outubro, Singapura e Austrália.

Segundo o governo japonês, que classifica a proporção atual de crescimento da doença como "sem precedentes", mais de 1.600 pessoas infectadas com o coronavírus estão internadas em estado grave.

Para se ter uma ideia, em abril, o Japão chegou a marca recorde diária de 3,2 mil casos. Hoje, essa taxa chegou aos 20 mil infectados por dia, sendo que 4,5 mil são somente em Tóquio, capital e sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Neste momento, o país registra ao todo mais de 1,2 milhão de casos e 15 mil mortes, maior número desde o começo da pandemia.

Além desse aumento no número de casos, outro motivo que fez com que a Fórmula 1 cancelasse a etapa é a variante Delta da doença. Oriunda da Índia, ela fez com que o governo estendesse até 12 de setembro o estado de emergência decretado no país.