Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Coronavírus / OLIMPÍADAS!

Mesmo com casos de coronavírus crescendo nas Olimpíadas, COI garante: "Jogos não estão afetando sistema de saúde local"

COI reforçou a preocupação com os atletas, e a população durante as Olimpíadas, por conta do aumento nos casos de coronavírus

Redação Publicado em 29/07/2021, às 08h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
COI comenta casos de coronavírus durante as Olimpíadas - GettyImages
COI comenta casos de coronavírus durante as Olimpíadas - GettyImages

Mesmo vendo os casos de coronavírus aumento a cada testagem durante a realização das Olimpíadas, o COI (Comitê Olímpico Internacional), e o Comitê Organizador das Olimpíadas 2020, garantiram que o evento não está gerando impacto no sistema de saúde japonês.

Em entrevista concedida noite desta quarta-feira, 28, já manhã de quinta-feira, 29, no Japão, a entidade destacou que foram registrados mais 24 novos casos entre os envolvidos nas Olimpíadas, sendo que três são atletas.

Para se ter ideia, na última terça-feira, 27, a capital japonesa bateu recorde de novos casos desde o início da pandemia, somando 2.848 novos infectados.

"Nós temos a comunidade que mais realiza testes no mundo. Além do mais, temos restrições severas de confinamento na Vila Olímpica, os atletas estão realmente vivendo uma vida paralela. Até onde eu sei, não há um único caso de infecção da população japonesa que tenha sido transmitida pelos atletas ou por outras partes envolvidas nos Jogos", contou o porta-voz do COI, MarkAdams.

Já o médico-chefe da entidade, RichardBudgett, reafirmou a dala de Adams, contando ainda que as Olimpíadas estão acontecendo de forma segura.

"Sem dúvida a prioridade é não comprometer o sistema de saúde japonês ou de qualquer outro lugar do mundo com nossas atividades. 50% dos atletas têm sua própria equipe médica, temos um pessoal que em grande medida não depende do sistema de saúde local", disse antes de completar.

"Obviamente é um desafio para qualquer país quando há um aumento do número de casos de Covid-19, mas estou certo de que os Jogos Olímpicos estão sendo executados sem afetar as disposições médicas japonesas", concluiu.

A porta-voz do Comitê Organizador das Olimpíadas 2020, MasaTakaya falou sobre a situação dos Jogos e do aumento nos casos em meio à pandemia de coronavírus, mas sem dar detalhes, contou que duas pessoas envolvidas no evento estão hospitalizadas, mas não em situações delicadas.

"Reiteramos a informação de que queremos que os Jogos sejam seguros para todos os participantes e também para a população japonesa. De fato, nós implementamos medidas contra Covid bastante restritas e estamos tomando decisões cruciais, principalmente a decisão de não contar com público. Estamos conscientes também que houve preocupações no que se refere ao impacto no sistema de saúde japonês", apontou.

"O que posso afirmar é que hoje existem duas pessoas que estão hospitalizadas e não há pacientes em situações graves. Estamos tentando minimizar o impacto no sistema médico local. E acho que estamos em bom caminho para que os Jogos Olímpicos sejam seguros em todas as perspectivas", completou.