Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Coronavírus / MINAS GERAIS

Governo de Minas Gerais veta jogos de outros estados e discute paralisação do Campeonato Mineiro

Secretário estadual de Saúde anuncia que medida é para conter o avanço da pandemia de coronavírus

Redação Publicado em 16/03/2021, às 10h45 - Atualizado às 10h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Governo de Minas Gerais veta jogos de outros estados e discute paralisação do Campeonato Mineiro - GettyImages
Governo de Minas Gerais veta jogos de outros estados e discute paralisação do Campeonato Mineiro - GettyImages

O secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, declarou que não é coerente seguir com o futebol diante da atual situação da pandemia de coronavírus no Brasil. Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 16, ele afirmou que uma possível paralisação do Campeonato Mineiro será discutida e que jogos de equipes de outros estados estão proibidos em território mineiro.

Nesta quarta-feira, o estado entra na “Onda Roxa” do Minas Consciente, programa para conter o avanço da pandemia no estado, válido por 15 dias. Três jogos de campeonatos de fora de MG estavam previstos em Belo Horizonte e no interior a partir de quarta.

Baccheretti disse que as barreiras sanitárias vão notificar as delegações dos times a retornarem ao estado de origem, já que as partidas não estão inclusas em atividades essenciais dentro da “Onda Roxa”.

“Na Onda Roxa, os hotéis não podem receber turistas, então fica inviável o recebimento de jogos de outro estado. A própria Onda Roxa, por definição, não vai permitir que haja essa circulação. Qualquer circulação, entre estados, as barreiras sanitárias irão impedir essas pessoas e ver se elas estão indo para serviços essenciais. Se estiverem indo para serviços essenciais, eles poderão prosseguir, senão serão notificados para retornar”, disse.

O duelo entre São Bento e Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, e dois jogos da Copa do Brasil (Marília x Criciúma e Palmas x Avaí) seriam realizados em Minas nesta quarta e quinta-feira. As partidas não podem ocorrer em seus locais de origem por conta de medidas de enfrentamento à Covid-19 de seus respectivos governos.

Baccheretti ainda falou sobre a paralisação do Campeonato Mineiro, e disse que é incoerente seguir com a competição diante do atual cenário.

“Nós realmente consideramos, como área técnica, incoerente a manutenção de qualquer tipo de jogo. Iremos discutir hoje, durante o dia, com todas as federações e todos os envolvidos para achar uma conclusão sobre isso, mas a área técnica percebe que seria uma medida tão restritiva, como a Onda Roxa, a manutenção de jogos seria, de certa forma, bem muito complexo. Temos que avaliar, porque o jogo não é apenas a estada do jogador dentro de campo. Existe tudo que se envolve e os riscos sanitários”, disse.