Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Coronavírus / CRUZEIRO

Cruzeiro reduzirá salários de funcionários e jogadores após retorno das férias

Medida da Raposa valerá a partir de 21 de abril e se a pandemia de coronavírus permanecer por mais tempo

Gabriela Santos Publicado em 01/04/2020, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cruzeiro reduzirá salários de funcionários e jogadores após retorno das férias - Divulgação/ Cruzeiro
Cruzeiro reduzirá salários de funcionários e jogadores após retorno das férias - Divulgação/ Cruzeiro

Nesta quarta-feira, 1, o Cruzeiro anunciou a decisão de cortar 25% dos salários de seus jogadores, funcionários e membros da diretoria. A redução salarial passará a valer após o retorno das atividades, a partir de 21 de abril, e ainda depende da situação da pandemia de coronavírus.

De acordo com o comunicado assinado pelo superintendente jurídico do clube, Kris Brettas, os funcionários que não entraram em férias terão a redução em 25% do salário iniciada no dia 24 de abril, quando todos os colaboradores do clube já terão retornado do recesso.

No ofício emitido pela diretoria celeste, o clube oficializou as férias dos jogadores até 20 de abril. A informação foi publicada pelo UOL Esportes, que teve acesso ao documento.

Para oficializar a medida, o Cruzeiro se baseou em algumas medidas tomadas em âmbito federal: no "estado de transmissão comunitária do coronavírus", através da portaria federal nº 454, de 20 de março de 2020; na Lei n. 13.979/2020, que trata das atividades essenciais que podem continuar funcionando em território brasileiro.

O ofício também cita a Medida Provisória nº 927, que permite trabalho à distância, antecipação de férias individuais e adiamento do recolhimento do FGTS, dentre outras medidas; e também o artigo 503 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que diz ser "lícita, em caso de força maior ou prejuízos devidamente comprovados, a redução geral dos salários dos empregados da empresa, proporcionalmente aos salários de cada um, não podendo, entretanto, ser superior a 25%, respeitado, em qualquer caso, o salário mínimo da região.

No comunicado, o Cruzeiro justifica a redução salarial pelos impactos econômicos causados pela pandemia, sendo necessárias “medidas emergenciais e temporárias”, uma vez que os campeonatos foram paralisados.

Desde o início da semana, o Cruzeiro vinha analisando medidas para driblar as consequências financeiras da pandemia de coronavírus. O clube deverá adotar novas medidas, caso a pandemia perdure por mais tempo. Uma alternativa pode ser conceder licença remunerada a funcionários no retorno das férias.

Reprodução/ UOL


5 itens que todo torcedor do Cruzeiro precisa ter

1- Almanaque do cruzeiro - https://amzn.to/2MZbr9J

2- Caneca Gel Cruzeiro Escudo - https://amzn.to/32FNYBe

3- Camisa Umbro Cruzeiro Oficial 1 2019 - https://amzn.to/2W7ZAKM

4- Conjunto 4 Copos Dose Olé - Cruzeiro Escudos - https://amzn.to/2W6hAFd

5- Boné Aba Reta Cruzeiro - https://amzn.to/33PPcK2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.