Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Coronavírus / POSICIONAMENTO

Comitê Olímpico Brasileiro se posiciona sobre realização das Olimpíadas de Tóquio; entenda!

COB divulgou comunicado neste sábado, 21, para esclarecer posicionamento da entidade

Guilherme Assumpção Publicado em 21/03/2020, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tem ou não tem? Olimpíadas podem não acontecer devido ao coronavírus - GettyImages
Tem ou não tem? Olimpíadas podem não acontecer devido ao coronavírus - GettyImages

Neste sábado, 21, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) se posicionou oficialmente acerca da realização ou não das Olimpíadas de Tóquio 2020. O torneio esportivo mais importante do mundo segue sem definir seu futuro por conta da pandemia de coronavírus.

Recentemente, Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), revelou que a entidade planeja realizar a competição na data estipulada. O discurso aconteceu em entrevista ao Jornal The New York Times.

No entanto, o avanço da doença no mundo inteiro vem preocupando atletas, equipes e países. Por isso, o COB decidiu divulgar um comunicado onde defende o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o ano de 2021.

A entidade brasileira defende este posicionamento por dois motivos. O primeiro deles é o agravamento da situação envolvendo a saúde mundial. O outro motivo exposto é a “consequente dificuldade dos atletas de manterem seu melhor nível competitivo” devido ao tempo de paralisação dos treinos e campeonatos preparatórios.

“Como judoca e ex-técnico da modalidade, aprendi que o sonho de todo atleta é disputar uma Olímpiada em suas melhores condições. Está claro que, neste momento, manter os Jogos para este ano impedirá que este sonho seja realizado em sua plenitude”, falou Paulo Wanderley, presidente do COB, durante o comunicado.

Mesmo com o pedido de adiamento, a entidade brasileira buscou manter um “tom diplomático” para evitar qualquer atrito com o COI.

Confira a nota oficial do COB na íntegra:

“O Comitê Olímpico do Brasil defende a transferência dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, em período equivalente ao originalmente marcado, entre o fim de julho e a primeira quinzena de agosto.

A posição do COB se dá por conta do notório agravamento da pandemia do COVID-19, que já infectou 250 mil pessoas em todo o mundo, e pela consequente dificuldade dos atletas de manterem seu melhor nível competitivo pela necessidade de paralisação dos treinos e competições em escala global.

'Como judoca e ex-técnico da modalidade, aprendi que o sonho de todo atleta é disputar os Jogos Olímpicos em suas melhores condições. Está claro que, neste momento, manter os Jogos para este ano impedirá que este sonho seja realizado em sua plenitude', afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley, que comandou a seleção brasileira em Barcelona 1992.

O COB ressalta que a sugestão de adiamento em nada altera a confiança da entidade no Comitê Olímpico Internacional (COI) de que a melhor solução para o Olimpismo será tomada.

'O COI já passou por problemas imensos anteriormente, como nos episódios que culminaram no cancelamento dos Jogos de 1916, 1940 e 1944, por conta das Guerras Mundiais, e nos boicotes de Moscou 1980 e Los Angeles 1984. A entidade soube ultrapassar estes obstáculos, e vemos a Chama Olímpica mais forte do que nunca. Tenho certeza de que o Thomas Bach, atleta medalha de ouro em Montreal 1976, está plenamente preparado para nos liderar neste momento de dificuldade', completa Paulo Wanderley.

Desde o início da pandemia, o COB tem priorizado a saúde e o bem-estar dos atletas brasileiros e colaboradores do Comitê. Ha uma semana, a entidade cancelou eventos públicos e preparatórios para os Jogos e determinou na terça-feira o fechamento total do CT Time Brasil".


7 modelos de bicicletas para quem deseja praticar ciclismo

1- Bicicleta Vintage Retrô Imperial - https://amzn.to/2qbE8Ze

2- Bicicleta Elétrica GTS - https://amzn.to/2Mk7UUu

3- Bicicleta Dobrável Two Dogs - https://amzn.to/32mvB3W

4- Bicicleta Rossetti's - https://amzn.to/2BfdUHE

5- Bicicleta Garra Flash BMX - https://amzn.to/33yYjyE

6- Bicicleta Retro Vintage Beach - https://amzn.to/2BjP1dH

7- Bicicleta Avalanch - https://amzn.to/33vFKvi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.